Heartstopper Vol. 1 e 2 [Resenha Literária]

A Editora Seguinte lançou os dois primeiros volumes da HQ Heartstopper da autora Alice Oseman e foi amor à primeira vista. Que edição maravilhosa! E a história é tão sensível, profunda e bem desenvolvida que é bem difícil não gostar!

A história acompanha Charlie Spring e Nick Nelson, dois adolescentes que não possuem quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofreu no passado quando se assumiu gay. Já Nick é bastante popular, cheio de amigos e um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve e eles ficam cada vez mais próximos.

Nick observando Charlie descobre que o amigo é rápido e o incorpora na equipe de rúgbi, o que só intensifica a amizade dos dois. Charlie é o primeiro a identificar os sentimentos que tem por Nick, mas sabe que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. No entanto, aos poucos o próprio Nick fica em dúvida sobre o que sente. Todo o primeiro volume é voltado para o desenvolvimento da amizade dos dois e o quanto eles se sentem bem juntos. É bem evidente que Nick também nutre sentimentos amorosos pelo amigo, mas se sente bastante confuso sobre isso e um pouco envergonhado também, embora ele não tenha vergonha de Charlie nunca. Destaque para a relação abusiva de Charlie e outro garoto na escola que não se assume gay.

Já no segundo volume, Nick aprofunda mais as reflexões sobre si mesmo e seu relacionamento com Charlie se modifica bastante. A jornada de Nick é mais complexa porque além de lidar consigo mesmo, precisa lidar com a opinião dos amigos. Já Charlie entende com mais clareza sobre sua sexualidade e tenta dar suporte ao amigo, sem pressioná-lo, o que torna tudo mais sensível ainda.

Interessante notar que a HQ é toda em tons mais verdes e com traços que me agradam bastante, sempre focado mais nos personagens e pouco na ambientação, ou seja, os cenários são muito simples. Por outro lado, o texto é de uma sensibilidade ímpar. Alice Oseman desenvolve seus personagens sem muita pressa, nada é instantâneo ou jogado de qualquer forma. Aos poucos conhecemos a personalidade dos protagonistas que nos conquista a cada página e apesar de não ter muito foco nos coadjuvantes, foi bem interessante ver a diferença do grupos de amigos de cada um. E vale lembrar que Charlie é irmão de Tori, protagonista de Um ano solitário!

Enfim, fiquei encantada com os dois primeiros volumes de Heartstopper, um romance fofo cheio de representatividade que fala sobre amizade e preconceito com muita leveza e bom humor. E ainda que em alguns momentos a gente tenha vontade de chorar com os personagens, a história também é acolhedora, de deixar o coração quentinho.

FICHA TÈCNICA
Título: Heartstopper – Vol. 1 e 2
Autora: Alice Oseman
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

2 thoughts on “Heartstopper Vol. 1 e 2 [Resenha Literária]

  • 7 de dezembro de 2021 em 13:25
    Permalink

    Olá, Michele.
    Ainda não encontrei quem não se encantou com esses dois. A história deles é linda e faz a gente suspirar. Sem falar nas edições que estão de arrasar. Espero que lancem logo as continuações por aqui.

    Prefácio

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2021 em 20:10
    Permalink

    Esses quadrinhos são tão lindos! A leitura dá um quentinho no coração. ♡

    Momentum Saga

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.