Verdades do Além-Túmulo [Resenha Literária]

Uma das coisas que me faz gostar tanto da Caitlin Doughty é sua maneira irreverente de falar da morte. Pode soar estranho, macabro, mórbido, mas é incrivelmente leve, divertido e informativo. Eu fiquei encantada com Para toda a eternidade (CLIQUE AQUI), amei conhecer os rituais de luto em diversas partes do mundo e agora com Verdades do Além-Túmulo a autora volta para responder algumas perguntas peculiares de crianças e adolescentes que já fizeram para ela durante esses anos. Uma mais curiosa que a outra.
A pergunta inicial é “quando eu morrer, meu gato vai comer meus olhos?”. Sim, ele vai e a forma como Caitlin fala sobre o assunto é ótima, de maneira muito divertida ela nos conta que faz parte da natureza dos felinos, por mais que você o ame e ainda acrescenta que cachorros podem morder o corpo dos donos na tentativa de acordá-los. Por fim, o mais engraçado é ela dizendo pra deixar os animais aproveitarem o banquete, afinal, você já está morto!
Caitlin também discorre sobre o que aconteceria com um astronauta morto no espaço e as inconveniências com o corpo. Nos conta também porque a coloração do corpo muda e porque não é incomum agentes funerários terem que lidar com fezes de corpos mortos. Também gostei sobre a explicação da cremação e sobre a lei sobre os cadáveres que pode impedir de que as pessoas tenham o crânio de parentes na estante, ou não…. depende de onde você morar.
Outro exemplo ótimo da mistura de bom humor com informação da autora é quando ela comenta sobre o tamanho das pessoas e os caixões, nos explicando sobre a história de agentes funerários amputarem pessoas mortas. A ótima conclusão é que se você for uma pessoa muito alta é melhor pesquisar cemitérios e caixões antes (e não depois) da morte.
O livro é bem curto e repleto de exemplos estranhos que só pessoas bem criativas pensariam a respeito, eu sinceramente nunca imaginei o que aconteceria com a pizza no meu corpo caso eu morresse comendo. É tudo bem mórbido, macabro e igualmente engraçado. Tudo nos causa estranheza, mas a leveza com que Caitlin Doughty fala sobre o luto e a morte é sempre incrível! Não à toa, se tornou uma das minhas autoras preferidas.
Vale lembrar que no final, Caitlin mostra bastante sensatez ao falar de morte com crianças e como tratar o assunto de maneira honesta é o melhor caminho. A autora transcreve sua conversa com sua amiga, Dr. Alicia Jorgenson, psiquiatra de crianças e adolescentes sobre o tema. É um bate papo curto, mas bem informativo! E como sempre edição DarkSide® Books arrasadora.

FICHA TÉCNICA
Título: Verdades além do túmulo.
Autora: Caitlin Doughty
Onde Comprar: DarkSide® Books e Amazon


 
Michele Lima

2 thoughts on “Verdades do Além-Túmulo [Resenha Literária]

  • 19 de julho de 2021 em 19:57
    Permalink

    Olá, Michele.
    A edição desse livro está muito bonita, mas o assunto não é do meu interesse não. Eu acho essas perguntas meio mórbidas e ainda são feitas por crianças. Eu não era curiosa assim quando criança não, era meio tonta hehe.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!