Sombra e Ossos [Crítica da Série]

Sombra e Ossos é uma série de 8 episódios baseada no livro homônimo de Leigh Bardugo e sem dúvida tem um enredo complexo (por vezes confuso) e uma trama bastante intrincada!
Há milênio o Reino de Ravka está dividido em dois por algo chamado Dobra. É como se fosse um corte no meio do território e guarda coisas sombrias lá dentro, atravessá-la é uma missão extremamente perigosa. Alina Starkov (Jessie Mei Li) é uma órfã que foi recrutada pelo Primeiro Exército do czar para acompanhar os Grishas (pessoas com poderes relacionados aos elementos da natureza) responsáveis por combater as forças malignas. No entanto, na tentativa de acompanhar seu melhor amigo Mal (Archie Renaux), Alina vai entrar na dobra e descobrir que tem um poder muito raro, o de conjurar o sol. E assim, sem querer, a protagonista se torna a grande salvação do seu reino.
A história não acompanha apenas Alina, o enredo nos apresenta ótimos coadjuvantes e romances clichês (bastante clichê eu diria). A protagonista vai para o palácio ser treinada para acabar com a dobra, mas a adaptação não é muito fácil. Alina se recusa a ser alguém tão importante e tem medo de falhar, mas aos poucos ela vai entendendo o seu poder e tendo um relacionamento interessante com Darkling (Ben Barnes), que foi o melhor personagem da série. O oposto de Alina em quase tudo, ele também tem um poder raro, o das sombras.

Ao mesmo tempo que acompanhamos os desafios da protagonista, conhecemos um grupo diferenciado, Kaz (Freddy Carter), Inej (Amita Suman) e Jesse (Kit Young) que querem roubar Alina e ganhar uma enorme recompensa. Eles vão planejando o roubo ao longo da série e aos poucos entendemos a personalidade de cada um. Outros personagens, como Nina (Danielle Galligan), aparecem na série e chamam nossa atenção, às vezes até mesmo mais do que a protagonista.
Alina é uma típica adolescente, reclama e toma decisões questionáveis, confesso que fui gostar dela bem aos poucos. Já Mal também não me pareceu um personagem com muitas camadas, mas tem sua simpatia.
Na parte técnica a produção é ótima, excelente na ambientação e na escolha do elenco, sombria e cheia de magia. O figurino é impecável e os efeitos visuais são bons. No entanto, acredito que os fãs do livro vão se sentir mais confortáveis com o enredo do que os espectadores comuns, que podem se sentir confusos em alguns momentos. Particularmente também não me senti tensa ao longo dos episódios, o enredo prende, mas não o suficiente para quase um hora de cada episódio, acabou sendo maçante em alguns momentos.
Sombra e Ossos é uma série de fantasia adolescente, com um universo que chama bastante atenção, com personagens que podem ser bem explorados em outras temporadas também. Embora a minha experiência não tenha sido das melhores, acredito que vá agradar bastante os fãs.
Michele Lima

6 thoughts on “Sombra e Ossos [Crítica da Série]

  • 23 de abril de 2021 em 17:05
    Permalink

    Oi Mi! Admito que estou bem ansiosa para conferir. Estou terminando a leitura da trilogia e torcendo para que tenha sido uma boa adaptação. Nos livro não simpatizei muito com a Alina, vamos ver se na série minha opinião muda. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 24 de abril de 2021 em 12:32
    Permalink

    Oi Mi,
    Hoje é o dia da minha maratona! rs
    Estou empolgada, acho que vai ser uma boa experiência para mim, eu não li os livros, então pode ser que me arrependa depois, kkkk.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    Resposta
  • 24 de abril de 2021 em 17:21
    Permalink

    Oi, Mi
    É uma pena que você não tenha curtido tanto porque os fãs realmente pareceram amar pelas resenhas KKK Eu não vou assistir porque não me interessei muito pelo enredo da série e porque também não li os livros ainda, então a vontade é zero. Mesmo assim parece ser uma boa adaptação.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    Resposta
  • 24 de abril de 2021 em 19:57
    Permalink

    Eu gosto muito dos livros e estou tentando tirar um tempinho para ver a série. Minhas expectativas estão lá em cima hahaha.

    Bjs

    Imersão Literária

    Resposta
  • 25 de abril de 2021 em 13:38
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu estava bem ansiosa pela série hehe. Estou no quarto episódio e já vi que mudaram muita coisa dos livros, algumas para melhor como foi o caso do Maly que no livro é um chato. Mas estou gostando. Acredito que quem leu os livros vai entender melhor mesmo todo o universo.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!