A Troca [Resenha Literária]

Eu fiquei fascinada com a escrita da Beth O’Leary em Teto para dois, então minhas expectativas para A troca eram muito altas e felizmente foram atingidas! Adorei o fato de ter ao mesmo tempo uma protagonista jovem e uma bem mais velha, fugindo dos habituais padrões!

Leena Cotton tem 29 anos e depois da morte da sua irmã sente que não é mais a mesma, passa a ter ataques de pânico e o último é tão forte que acaba com toda sua apresentação. Sua chefe indica férias e para ela é como se fosse a morte. Leena não gosta de ficar sem trabalhar, desacelerar e sabe que manter o cargo depois da crise será muito difícil. Eileen Cotton, sua avó, tem 79 e está em busca de um novo amor, depois de ser abandonada pelo idiota do marido. Assim, Leena tem a brilhante ideia de trocar de lugar com sua avó, ela ficaria na casa dela, participando do clube dos Patrulheiros da cidade e Eileen vai para Londres, viver no apartamento da neta e buscando novos parceiros num site de encontros. As duas trocam não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir muito mais sobre si mesmas do que imaginam!

Leena vai aos poucos entendendo a dinâmica da cidade pequena que sua avó vive, vai se interessando pelos vizinhos, pelos amigos de Eillen, descobre que Betsy a melhor amiga de sua avó tem sérios problemas com o marido, a ponto de não deixar ninguém entrar na sua casa, também percebe que o vizinho rabugento da sua avó, Arnold, é na verdade só alguém bem gentil e ainda conhece Jackson, que em pouco tempo é possível perceber que o personagem é infinitamente melhor que o namorado da protagonista. Ethan foi alguém importante para Leena durante a doença da irmã, mas dá claros sinais de ser alguém bem babaca.

Já no núcleo de Eileen vamos acompanhá-los nos seus encontros amorosos, na sua adaptação à cidade grande e como ela também afeta a vida dos amigos da neta de uma maneira muito positiva. Eileen até vira cupido em situações bem divertidas. O afastamento de Eillen serve também para Leena tentar se reconectar com a mãe, já que as duas passaram a ter problemas depois da morte de Carla, cada uma sofrendo de maneira diferente o luto.

A narrativa é alternada entre as duas protagonistas, oras estava mais conectada a Leena e oras mais conectada a Eileen, mas as duas apresentavam situações que me prendiam bastante. Leena é mais complexa, talvez pela idade, por ser mais jovem, comete bem mais erros, já Eileen apesar de ser bem mais madura também aprende bastante na sua estadia em Londres.
Beth O’Leary não decepciona, nos apresenta um drama familiar leve e ao mesmo tempo com boas reflexões e uma pitada maravilhosa de romance, narrativa fácil, divertida, com personagens cativantes. Um primor de obra.
FICHA TÉCNICA
Título: A Troca
Autora: Beth O’Leary
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

7 thoughts on “A Troca [Resenha Literária]

  • 19 de abril de 2021 em 16:57
    Permalink

    Olá, Michele.
    Estou lendo tantas resenhas positivas desse livro que estou aguardando as minhas expectativas baixarem para eu ler hehe. E também porque quando comprei ele tinha acabo de ler A segunda vida de Missy com uma protagonista mais velha e não quis ficar comparando as duas.

    Prefácio

    Resposta
  • 19 de abril de 2021 em 21:21
    Permalink

    Finalmente hein, dona Michele!
    Eu adorei muito esse livro! A Eileen é maravilhosa e a Leena, mesmo com seus dilemas, também foi ótima. Ansiosa pelo próximo livro da autora.
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 20 de abril de 2021 em 01:27
    Permalink

    Oi
    legal a protagonista tem a minha idade, eu realmente preciso ler os livros dessa autora, ainda não li nenhum, e esse parece ser muito bom e que bom que gostou da leitura e que as protagonistas tem idades diferentes mostrando dois estremos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    Resposta
  • 20 de abril de 2021 em 10:02
    Permalink

    Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Isabele Gomés

    Resposta
  • 20 de abril de 2021 em 11:46
    Permalink

    Teto Para Dois foi um livro bem agradável para mim e pretendo também ler esse. A proposta me chama muito atenção e parece uma leitura deliciosa.

    Bjs

    Imersão Literária

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.