Teto para Dois [Resenha Literária]

Desde que li as primeiras resenhas de Teto para Dois percebi que o livro era mais do que um simples romance, bem mais, uma vez que aborda o gaslighting, uma forma de abuso psicológico em que as informações são distorcidas e/ou omitidas para confundir a vítima e favorecer o abusador. A pessoa chega a duvidar da própria memória, percepção e sanidade e é exatamente o que acontece com Tiffy, seu ex-namorado a fazia se confundir constantemente, sempre a deixando cheia de culpa. 
Quando o namoro acaba, Tiffy não tem condições de permanecer no mesmo apartamento que o ex. Assim, desesperada, Tiffy acaba dividindo um apartamento com uma pessoa desconhecida, Leon, que trabalha à noite como enfermeiro numa casa de repouso. Dessa forma, Tiffy fica com o lugar durante noite, já que passa o dia trabalhando, e Leon durante o dia. É um acordo diferente, mas que dá bem certo.
Leon tem muitos problemas financeiros também, precisa pagar um bom advogado para tirar o irmão da cadeia, que foi preso injustamente. Sua atual namorada não se importa com o acordo, não enxerga em Tiffy uma ameaça, na verdade, o namoro do dois passa por outros problemas, uma vez que ela não acredita na inocência do irmão de Leon.

À partir do momento que Tiffy começa a deixar recados a Leon os dois se tornam amigos, uma amizade que vai se tornando forte e se desenvolve em um romance, tudo muito bem trabalhado pela autora. Os dois se dão bem, Leon entende que Tiffy precisa de espaço pra entender tudo que acontecia no antigo relacionamento e ela o apoia sempre, principalmente em relação ao irmão Richie. Aliás, é por meio desse personagem que temos uma abordagem sobre as injustiças do sistema carcerário, não é o principal tema, mas ainda assim, interessante.
A cumplicidade dos protagonistas é ótima, nos faz torcer pelo casal e os personagens secundários aparecem certeiramente na trama. Rachel é colega de trabalho de Tiffy que o apoia sempre, assim como Gerty e Mo, sempre constantes na vida da protagonista, tentando protegê-la.

Beth O’Leary alterna a narrativa entre Tiffy e Leon, com isso às vezes a parte da protagonista é mais interessante, isso porque ficamos curiosos para entender todo o relacionamento abusivo que ela passou e ainda sente as consequências. E Justin não desiste de Tiffy facilmente, o que me deixou agoniada em alguns momentos. E apesar do tema forte, a condução da história é leve e pode até dar uma falsa sensação de superficialidade. No entanto, como a história se passa no momento que Tiffy está superando o fim do antigo relacionamento, não faria muito sentido o foco em Justin.
Embora já soubesse que não seria um simples romance, ainda assim me surpreendi com o livro, Beth O’Leary se mostrou uma autora bem consciente sobre relacionamentos abusivos, machismo e construiu um romance bem consistente, gostoso de ler, com excelentes personagens.
FICHA TÉCNICA
Título: Teto para dois
Autora: Beth O’Leary
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon
 

Michele Lima

7 thoughts on “Teto para Dois [Resenha Literária]

  • 1 de abril de 2020 em 00:01
    Permalink

    Oi Mi! Acho que só vi uma resenha negativa nesta obra, todas as demais que li exaltam a obra. Parece ser uma obra leve de cara, mas dá para perceber que aborda temas tensos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 1 de abril de 2020 em 03:27
    Permalink

    Oi, Mi
    Amo demais esse livro! Gostei bastante da escrita da Beth, ela é divertida demais e gostei de como ela abordou o relacionamento abusivo sem ser pesado, porque isso deixa a leitura muito tensa e particularmente eu não gosto. Mesmo assim os personagens são ótimos, eu amo demais!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    Resposta
  • 1 de abril de 2020 em 12:32
    Permalink

    mas geeeente, sua resenha me deixou bem tentada a ler esse livro, eu amei

    beijo
    Aminadefe

    Resposta
  • 1 de abril de 2020 em 12:58
    Permalink

    Oi Mi,

    Eu também gostei bastante do livro r do jeito que a autora abordou o tema.
    Vendo sua resenha bateu uma saudade dos bilhetes da Tiffy e do Leon.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    Resposta
  • 2 de abril de 2020 em 17:52
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu estou com esse livro no meu kindle para ler. Depois de tantas resenhas positivas fica dificil não querer ler ele. E como fala de um assunto super atual e necessário, as expectativas para a leitura só aumentam hehe.

    Prefácio

    Resposta
  • 4 de abril de 2020 em 13:32
    Permalink

    Oi Mi,
    COMO EU AMO ESSE LIVRO, AAAAAAAAAAAAAAAA… UM DOS MEUS FAVORITOS DO ANO PASSADO.
    Pois é, estou morrendo de saudade já, rs. É leve, divertido e gostosíssimo de ler!
    Não vejo a hora da Intrínseca lançar o outro livro da Beth.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!