O discurso do Rei [Resenha do Filme]

Em 1936, poucos anos antes da Segunda Guerra mundial, o Rei George VI assume o trono, depois que seu irmão, Edward III, renuncia por querer se casar com uma americana, divorciada duas vezes. George era o segundo na sucessão ao trono da Inglaterra, mas possuía sérios problemas na hora de discursar porque era gago. Em uma época em que os discursos de Hitler eram famosos, George, ou Bertie, como era chamado pelos mais íntimos, sabia perfeitamente que para governar uma nação, ele teria que superar seus próprios traumas e deficiências.

Depois de várias tentativas frustradas com outros médicos, sua esposa, a rainha Elizabeth Bowes-Lyon (que morreu em 2002) resolve procurar um médico não muito ortodoxo, Lionel Logue (Geoffrey Rush). Lionel tem suas próprias regras e seus próprios métodos de lidar com a gagueira de George e para isso, o tratamento vai além de simples exercícios; Lionel acaba se tornando um verdadeiro amigo do rei. Não que a relação entre os dois fosse simples, pois por parte do rei era uma verdadeira relação de amor e ódio. Lionel acreditava que George seria um rei brilhante, um grande homem, certezas essas que nem o próprio rei tinha de si mesmo.

O filme começa antes de George se tornar um rei e assim podemos ver um pouco da história de Edward, o irmão mais velho, que se recusa a ter Wallis como uma simples amante, fazendo questão de se casar com ela, deixando o trono para o irmão gago, tímido e temperamental. Logo na primeira cena percebemos que é insuportável vê-lo tentado discursar, dando vontade de pegar o papel da mão dele e falar!
Colin Firth está perfeito no papel, a ponto de qualquer um achar que ator é gago de verdade. É incrível ver o seu desespero, tentando falar sem conseguir; sem contar que Colin mostra um rei às vezes autêntico e às vezes inseguro, sem ao menos falar uma única palavra, apenas por seus gestos podemos ver a real imagem do rei. O elenco é de primeira, pois não só Colin Firth está bem no papel, como Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter também estão. Foi interessante ver Helena se vestir e se comportar como uma rainha, sem aquele cabelo e figurino de bruxa, que estamos tão acostumados a vê-la

O discurso do rei é um filme que mostra uma época em que os discursos eram verdadeiras injeções de ânimo na população; uma época em que o rádio era o maior meio de comunicação de massa e o microfone o maior inimigo do rei. Com uma história real, interessante e um exemplo de superação! Recomendo!

Trailer:

FICHA TÉCNICA
Título: O discurso do Rei
Título Original: The King’s Speech
Direção: Tom Hooper
Data de lançamento: 11 de fevereiro de 2011.
Nota: 4,5/5

Michele Lima

3 thoughts on “O discurso do Rei [Resenha do Filme]

  • 7 de março de 2021 em 15:10
    Permalink

    Oi, Mi! Tudo bom?
    Eu lembro de ter adorado o filme quando assisti. O Colin e a Helena estão perfeitos nos papéis, tem muita sensibilidade nas atuações e no roteiro. Foi uma bela surpresa!

    Beijos, Nizz.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    Resposta
  • 7 de março de 2021 em 15:55
    Permalink

    Oi Mi! Sempre tive vontade de ver este filme, acho que a história foge um pouco do que costumo assistir, mas ao mesmo tempo me chama atenção por trazer um tema bem realistae interessante, além de bons atores. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 10 de março de 2021 em 20:17
    Permalink

    Um grande filme. Gosto bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA voltou do Hiatus de verão cheio de novidades e posts novos!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!