Do Fundo da Estante: A Lenda [Nostalgia]

Muito antes da saga O Senhor dos Anéis e O Hobbit, tivemos esse singelo filme que com jeito de RPG, reinou na Sessão da Tarde durante a década de 90 e é até hoje o trabalho mais inusitado da filmografia do diretor Ridley Scott, que fez escola com Alien – O 8° Passageiro (1979) e Blade Runner (1982), dois clássicos do gênero ficção científica.
Ambientada em uma floresta mística habitada por fadas, elfos e unicórnios, A Lenda apresenta Jack (um jovem Tom Cruise, então com 23 anos), um morador da floresta mágica, designado para uma missão heroica. Ele deve impedir que o último unicórnio seja sacrificado pelo demoníaco Senhor da Escuridão (Tim Curry, irreconhecível) que pretende transformar o mundo em uma terra coberta de gelo e trevas, ao mesmo tempo que pretende resgatar Lili (Mia Sara), seu grande amor.
A representação católica do demônio aqui é uma das mais impressionantes já retratadas no cinema e valeu um merecido Oscar de maquiagem. Exibido na TV no período vespertino, para o desespero da criançada que fechava os olhos a cada aparição do maligno, tanto elas quanto os adultos também se encantava com os personagens, principalmente com a enciumada fadinha Oona (Annabelle Lanyon) roubando todas as cenas em que aparece.
A ambientação lúdica até envelheceu um pouco e parece artificial em alguns momentos, mas não diminui o charme desta simpática produção. A Lenda oferece todos os elementos clássicos de um conto de fadas, é bem estruturado, o visual é lindo e o designer das criaturas é um show à parte. 
Infelizmente não se tornou um cult como merecia e é sempre lembrado pelo visual do Senhor das Trevas, indiscutivelmente impressionante.
FICHA TÉCNICA
Título: A Lenda
Título original: Legend 
Direção: Ridley Scott
Data de lançamento no Brasil: 20 de fevereiro de 1986

Italo Morelli Jr.

5 thoughts on “Do Fundo da Estante: A Lenda [Nostalgia]

  • 13 de novembro de 2020 em 12:25
    Permalink

    Oi Ítalo,

    Nossa que clássico!
    Olhando o filme a gente pode ver o quanto a tecnologia evoluiu de lá para cá.
    Mas isso não tira o brilho da obra, pelo contrário até.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    Resposta
  • 13 de novembro de 2020 em 20:11
    Permalink

    Acredita que nunca vi esse filme? Eu sempre ficava namorando o dvd dele na loja, mas nunca comprei, nem aluguei… =/ Mas realmente deve ser um clássico, ainda mais com esse figurino, de fato mereceu o Oscar, ainda mais considerando a época em que foi filmado.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    Resposta
  • 14 de novembro de 2020 em 01:46
    Permalink

    Olá,
    Tempo atrás quando Telecine abriu sinal até fiquei de ver pra saber se lembrava do auge do Cinema em Casa, mas acabei esquecendo. Esse capetão aí é bem difícil de esquecer. Medonho demais.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    Resposta
  • 14 de novembro de 2020 em 09:31
    Permalink

    Olá, Italo.
    Eu assisti esse filme várias vezes. E todas elas por causa do Tom Cruise. Era apaixonada por ele nessa época hehe.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!