Antologia Macabra [Resenha Literária]

Antologia Macabra, do novo selo Macabra da DarkSide® Books é um livro organizado por Hans-Åke Lilja em comemoração aos vinte anos do site Lilja’s Library, um dos principais do mundo dedicados às obras de Stephen King. A coletânea reúne o medo e o horror, algumas lágrimas também, com doze contos de treze autores diferentes. 
O primeiro conta é do mestre Stephen King, bastante curioso, já que o autor interfere na narrativa a todo momento, de maneira sarcástica e tem referência ao conto de Edgar Allan Poe, O coração delator, que também está nessa coletânea. A história é sobre um escritor que fica num chalé por um tempo e parte física da dona do lugar incomoda bastante Gerald que está escrevendo um conto (veja a metalinguagem usado por King), quando a senhora lê e ri dele, dizendo que ele não a escreveu grande o suficiente, o protagonista a mata de uma maneira horrorosa. King quebra a quarta parede o tempo todo e em alguns momentos de modo bem engraçado, mas não alivia a perversidade do seu protagonista. 
Outro conto interessante foi O romance do Holocausto por Stewart O’nan. O romance do Holocausto é o protagonista da história, se personifica como a aberração do século XX, viaja, come, tem sentimentos, foi até indicado pela Oprah, o que é bem intrigante. O conto é metafórico e metalinguístico, por vezes ele se mistura com seu protagonista, o adolescente chamado de Franz Ignaz. Mais interessante de tudo é notar que autocrítica que O romance do Holocausto faz a si mesmo, a dizer que sua história não é verídica, que é uma mentira criada para manter quem ele ama vivo. Mas não seria essa uma das funções dos livros? Ter histórias eternas guardadas? O conto é curto e cada vez que li tive interpretações distintas. 

Aeliana de Bev Vincent é um dos meus favoritos, tem um toque sobrenatural com criatura mística que achei excelente. Aeliana tem aparência de gato, cheia de pelos, é sedenta por sangue. mas também se transforma numa garotinha. Durante sua tentativa de se alimentar é ferida, mas encontra curiosamente a ajuda de uma policial, a conexão entre elas é rápida e no final do conto fiquei com uma enorme vontade de saber mais sobre o mundo da protagonista.
Já o conto do Clive Barker, Pidgin e Theresa, é bastante complexo, Raymound é abençoado por um anjo, Sophus, e capacitado a fazer milagres, mas acaba usando seus dons para abusar de crianças. O personagem é severamente punido pelos seus atos, mas durante a passagem do anjo, sem querer ele acaba transformando o papagaio e a tartaruga de Raymound em humanos. Agora que não são animais, Pidgin e Theresa tentam fugir e escapar de Sophus. O final do conto é surpreendente e Cliver aborda a fúria divina de maneira bem crítica, me fez refletir bastante. 
O sexto conto da coletânea. O fim de Tudo de Brian Keene, é bem triste e me deixou deprimida. O protagonista todo dia deseja o fim do fundo de modo diferente, isso porque perdeu a família e ele não tem coragem de tirar a própria vida. Não é uma história assustadora, mas sim melancólica e deprimente. 
O décimo conto é do prestigiado Edgar Allan Poe, O coração delator e como é bem costumeiro nas obras do autor, temos um protagonista nada confiável, que beira a loucura e o final é ótimo. Poe como ninguém sabe criar tensão ao poucos numa narrativa que vai ficando perturbadora aos poucos. 
Por fim gostaria de citar Amor de mãe de Brian James Freeman. O protagonista cuida da mãe que está no fim da vida e precisa interná-la numa casa de cuidados e se depara com uma fila de espera. O autor me enganou até o final da história que teve um fim surpreendente. 
Antologia Macabra reuniu ótimo contos sobrenaturais, todos de fácil leitura, excelente para os fãs do gênero e também para quem quer se arriscar no terror, mas tem receio. A edição capa dura da DarkSide® Books é ótima, com ilustrações ao longo do livro que combinam bem com as histórias. Só tenho elogios a obra.
FICHA TÉCNICA
Título: Antologia Macabra
Autor:  Hans-Åke Lilja
DarkSide® Books
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon e DarkSide® Books
 

Michele Lima

10 thoughts on “Antologia Macabra [Resenha Literária]

  • 11 de maio de 2020 em 14:04
    Permalink

    Amei sua resenha, essa não é uma história que me chame a atenção, pelo gênero mesmo, mas a forma como você falou sobre ela me fez ficar bem intrigada para conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    Resposta
  • 11 de maio de 2020 em 14:29
    Permalink

    Faz tempo que não leio uma antologia de terror.. vou até adicionar esse na listinha.
    Essa edição está um luxo, como sempre
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 12 de maio de 2020 em 00:39
    Permalink

    Oi, Mi! Tudo bom?
    Li uma antologia de "terror" organizada pelo King nos últimos dias e foi tanta história tediosa que passei longe de ficar com medo UHASUHUHASUHASUHASUHAS eu vi o anúncio dessa, mas ainda não achei espaço pra comprar porque o PREÇO G_G
    Algum dia ainda terei.

    Beijos, Nizz.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    Resposta
  • 12 de maio de 2020 em 00:50
    Permalink

    Oi, Mi

    Eu só conheço o King e o Poe. Sobrenatural não é muito minha praia e ainda tem o adendo de ser uma antologia, o que não funciona muito bem pra mim. No mais, a edição está muito bonita.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    Resposta
  • 12 de maio de 2020 em 02:57
    Permalink

    Nossa senhora que tenso! Fui lendo os contos e só pensando que bizarro, um mais estranho do que o outro. Me interessei por esse da garotinha que se transformava em gato ou o contrário, e do cara que recebe poderes celestiais. Fiquei até arrepiada!! Não é do tipo que eu leia hahahha mas que edição linda, dá até vontade.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    Resposta
  • 13 de maio de 2020 em 02:33
    Permalink

    Gosto muito dos autores citados e quando vi que tinha referências a Edgar Allan Poe, fiquei duplamente interessada.

    Beijos

    Imersão Literária

    Resposta
  • 13 de maio de 2020 em 11:36
    Permalink

    Olá, Michele.
    A edição está um arraso como sempre. Mas eu não sei se vou ler porque não sou tão fã assim do gênero. E também não gosto muito de ler contos hehe.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!