Seres Mágicos & Histórias Sombrias [Resenha Literária]

Seres Mágicos & Histórias Sombrias é um coletânea de contos sombrios organizada por Neil Gaiman, (Deuses Americanos, Coraline e Sandman) e o escritor de terror e ficção científica Al Sarrantonio. São histórias instigantes, mágicas, às vezes macabras, às vezes reais até demais, algumas bem curtas que inevitavelmente nos fazem ficar pensando sobre o que aconteceu depois? Aliás, “o que aconteceu depois?” é a pergunta que norteia a introdução do Gaiman que nos prepara para o que vamos encontrar ao virar as páginas. 
A coletânea possui 27 histórias reunindo autores como Joyce Carol Oates, Joe R. Lansdale, Jodi Picoult, Peter Straub, Chuck Palahniuk, Jeffery Deaver, Joe Hill entre outros, e selecionei meus preferidos para comentar.
Figuras Fósseis de Joyce Carol Oates é um dos primeiro contos da coletânea e mostra a vida de dois irmãos gêmeos: um que absorveu quase tudo do outro, sendo muito mais forte que o irmão em vida. Existe um ódio inexplicável do gêmeo saudável em relação ao irmão que passa a vida toda com problemas de saúde. Inevitavelmente, o irmão doente ganha nossa empatia e torcemos para um final feliz para ele, bastante injustiçado desde sempre. 

Lago Goblin de Michael Swanwick tem uma história de fantasia surpreendente e que me lembrou bastante o mundo de Sofia. O protagonista é jogado em um lago e lá encontra um universo fantástico diferente e acaba descobrindo que é personagem de um livro. É genial a forma como Swanwick usa a metalinguagem, principalmente no final do conto.
Outro livro que em que se usa um personagem falando sobre si mesmo é o conto Um vida em ficção de Kat Howard. A protagonista relata sua vida como personagem e musa inspiradora de uma autor famoso e o quanto perde de sua própria personalidade ao ser usada por ele. É uma personagem de ficção falando como é viver em diferentes histórias, mas que se cansa por ser perder no meio de tantos enredos. Kat Howard usa o paralelo perfeito entre ficção e realidade, mostrando o quanto muitas vezes o relacionamento amoroso abusivo faz com que a pessoa fique perdida a ponto de não saber mais quem é. 

O culto do Nariz de Al Sarratonio foi um dos contos mais instigantes, começa parecendo um tema universal e de repente o final tem uma reviravolta impressionante. O conto é narrado por um homem que começa a perceber que há séculos pessoas aparecem com um nariz falso diante de tragédias. O culto começa antes de Cristo e se estende até a era moderna, aparecendo inclusive em campos de concentração. É um tanto arrepiante pensar o que envolve essas pessoas usando narizes falsos, mas pior ainda é a revelação final.
Já o O diabo na escada por Joe Hill é um conto em prosa concreta, a única parte que a forma do texto se modifica é quando o protagonista se encontra com um ser estranho no meio de uma escada. Vamos acompanhar a história do personagem que um dia, com muita raiva, mata uma pessoa de modo brutal e para fugir começa a descer as escadas de um lugar que quase ninguém vai. Ele desce tanto que parece que vai chegando ao inferno. O mais interessante dessa história é o presente que ele recebe, um papagaio que canta uma melodia mágica quando uma grande mentira é contada. Uma ótima metáfora pra explicar como grandes líderes políticos conseguem enganar tanta gente.
Se o livro tivesse só esses 5 contos já valeria a pena a leitura, mas tem muito mais. Todos o citados tem de certa forma uma conclusão, mas isso não acontece com todos. Alguns contos são tão curtos que causa a sensação que deveriam ter uma história própria e um verdadeiro ponto final, mas a intenção é só nos deixar realmente pensando sobre a história sem muitas conclusões. 
A antologia agrada a todos os gostos, tem histórias mais aterrorizantes, outras que são mais de fantasia e ficção, outras mais dramáticas e reais. A edição da DarkSide® Books mais uma vez perfeita, com capa dura e cheia de detalhes.
Neil Gaiman na introdução nos lembra da magia da escrita e da leitura, da capacidade de nos levar a outros mundos e aumentar nossos horizontes, é uma análise perfeita para essa coletânea. 

FICHA TÉCNICA
Título: Seres Mágicos & Histórias Sombrias
Autores: Neil Gaiman, Al Sarrantonio
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon e DarkSide® Books
 

Michele Lima

5 thoughts on “Seres Mágicos & Histórias Sombrias [Resenha Literária]

  • 25 de março de 2020 em 01:44
    Permalink

    Oiii Mi

    A edição está um arraso, achei incrível. Mas não sei se leria, tenho uma dificuldade imensa em ler coletâneas, simplesmente não consigo me prender se a história é muito curta. Ainda assim, por ser de terror, talvez tenha um efeito diferente já que é um gênero mais dinâmico e que leio pouco. Quem sabe um dia leia este.

    Beijos, Ivy

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    Resposta
  • 26 de março de 2020 em 11:17
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu achei esse livro lindo demais. Se fosse só do Neil eu não teria interesse em ler, mas como tem autores que gosto ai no meio ele já está na minha lista.

    Prefácio

    Resposta
  • 26 de março de 2020 em 13:22
    Permalink

    Oi Mi,

    A edição desse livro está maravilhosa.
    Gosto muito da escrita do Neil, por isso só por ele eu já teria interesse.
    Espero poder adquirir em breve.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    Resposta
  • 26 de março de 2020 em 15:25
    Permalink

    Oi, Mi!

    Adoroo livros de terror! Realmente a quantidade de contos é um pouco exagerado, certamente nem conseguimos nos conectar com a maioria de tão curtos que são, preferia bem mais também um livro com uns 5 ou no máximo 10 contos, mas ainda assim fiquei curiosa em conferir as histórias

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!