O Rei Leão [Resenha do Filme]

Acredito que de todos os live-actions recentes da Disney, O Rei Leão era um dos mais esperados, ainda que o termo live-action seja até questionado neste caso. Sucesso na década de 90 a expectativa era enorme, não me decepcionou, mas provou que a animação ainda é insuperável. 
A história pra quem não conhece mostra Simba, filho do Rei Mufasa, aprendendo com seu pai a ser o futuro líder da selva. No entanto, uma tragédia acontece, o rei morre e Simba foge de seu lar, deixando o vilão Scar como o novo rei. Um tanto shakespeariano, a trama ainda emociona e mesmo já sabendo da morte de Mufasa os mais nostálgicos podem se emocionar novamente. 
Interessante que quando criança nunca questionei o fato de Scar não ter matado Simba, mas mandando as hienas fazer o serviço. Não que ele não tivesse algum tipo de amor pelo sobrinho, mas sem dúvida é um atitude que agora como adulta questiono. Bem como a postura passiva da Rainha Sarabi e descobri que Timão e Pumba são os pioneiros do Deboísmo na cultura pop. E ainda adoro o niilismo deles.
Também percebi que o roteiro não era tão perfeito como parecia na minha infância, gostaria de ter visto mais do relacionamento de Simba e Nala e a maneira como a leoa encontra o protagonista é fácil demais. E hoje já sabemos que O Rei Leão não é tão original assim, já que tem muitas semelhanças Kimba, o Leão Branco de Osamu Tezuka, cujo mangá foi publicado na década de 50. 
Como assisti na versão dublada posso dizer que de modo geral gostei, mas estranhei o ator Ícaro dublando Simba, ainda que o personagem seja jovem não me agradou tanto o tom da sua voz em alguns momentos. E um filme em que a voz é alma da história, acaba faltando um pouco de emoção, o que ficou perceptível também na canções, não só na versão brasileira, mas a original também. Circle of life na abertura ainda causa um grande impacto na gente, mas não parece ter a mesma força que na animação. 
Já a parte técnica é impecável, os efeitos visuais e sonoros estão perfeitos. E o longa acaba mostrando com muitos detalhes os animais e o ambiente em que vivem, quase como um documentário.
Vale destacar Timão e Pumba, sem dúvida ainda os grandes destaques do filme, me emocionei ao escutar com Hakuna Matata! E Scar continua um excelente vilão, mas as hienas perdem um pouco do lado mais frenético delas.
Enfim, O Rei Leão pode não impactar como o desenho de 1994, mas tem uma fotografia realista que impressiona, momento que ainda conseguem nos emocionar. Vale a pena pela nostalgia. 
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: O Rei Leão
Título Original: The Lion King
Diretor: Jon Favreau
Data de lançamento no Brasil: 18 de julho de 2019
Nota: 3,5/5
Disney

Michele Lima

7 thoughts on “O Rei Leão [Resenha do Filme]

  • 20 de julho de 2019 em 03:35
    Permalink

    Oi, Mi
    Acho que quando mexem no áudio, boa parte da trama se vai. Estava ouvindo hoje o Timão e Pumba dublado e odiei, o original é mil vezes melhor. Felizmente é um filme que não estraga a obra prima, então já me sinto mais confiante para assistir.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    Resposta
  • 20 de julho de 2019 em 10:56
    Permalink

    Oi Mi,
    Confesso que não estou mais tão animada para assistir… Não sei, acho que é o que você falou, a animação é insuperável, os personagens carismáticos e a dublagem viva em nossa mente.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    Resposta
  • 20 de julho de 2019 em 15:14
    Permalink

    Oi, Mi!

    Adorei a resenha! Eu estranhei bastante quase não ter visto o pessoal comentando a respeito do filme. Foi tanta ansiedade, achava que os cinemas iam estar lotados, e no final.. fico até um pouco desanimada de saber que a adaptação nem chega perto do desenho e não emociona da mesma forma. Acho que até era esperado isso, já que as expectativas de todos estavam bem altas. Mas sem dúvidas, apesar disso, o trabalho feito relacionado à edição ficou sensacional. As imagens são bem bonitas de ver. Assim que possível, vou conferir também, mas já tendo seus comentários em mente!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

    Resposta
  • 21 de julho de 2019 em 00:12
    Permalink

    Oi Mi,

    Esse filme tem uma grande expectativa por muitas pessoas!
    Eu estou curiosa em assistir, mas não estou ansiosa por isso vou esperar mais um pouco para ver.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    Resposta
  • 21 de julho de 2019 em 01:07
    Permalink

    Oi
    quero muito assistir o filme, adoro o desenho, para pessoas como nós que crescemos com a animação vão continuar preferindo o de 1994, mas vai dar a chance da história atingir uma nova geração, que bom que gostou de assistir esse filme.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    Resposta
  • 21 de julho de 2019 em 02:30
    Permalink

    Oi, Mi

    Eu ia assistir ontem, mas li tanta reclamação que preferi deixar pra segunda ou quarta, que são os dias mais baratos. hahaha

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!