Os Crimes ABC [Resenha da série]

Os Crimes ABC é uma minissérie baseada no livro homônimo da Agatha Christie publicado pela HarperCollins Brasil.
A trama gira em torno de Hercule Poirot, um detetive Belga já bastante conhecido pelos fãs da Agatha, é ele que resolve vários crimes narrados pela autora, inclusive O assassinato no expresso do oriente. Dessa vez, temos um Poirot mais velho, cansado e aposentado. No livro a história é narrada pelo capitão Hasting que acompanha Poirot na busca pelo estranho assassino que ao matar suas vítimas deixa um Guia de trens ABC, o que indica que as mortes estão em ordem alfabética. No entanto, na série não temos o ponto de vista de Hasting. Aliás, apesar de ser uma adaptação, a série tem muitas coisas diferentes do livro.
O assassino deixa cartas na casa de Poirot (John Malkovich), indicando dia e local da morte, Poirot tenta avisar a polícia, mas o detetive não é mais visto com bons olhos pelas autoridades locais. Agatha aborda toda a questão da xenofobia da época, mas na série isso ainda mais forte. Poirot precisa provar novamente que é um homem inteligente e é o único capaz de encontrar o assassino, até porque tudo indica que a pessoa o conhece. À medida que as mortes acontecem vamos tentando entender as motivações do serial killer, não tão comum na época, e sua relação com o protagonista.
A série amplifica os personagens, dando mais intensidade a eles. Poirot de John Malkovich é bem diferente do livro da Agatha, está muito cansado e é bem mais hostilizado. As vítimas no livro só a conhecemos através de relatos dos outros, na série elas são mostradas antes de morrer, nos contando um pouco da vida delas e isso foi um ponto bem positivo porque acabei me envolvendo com os personagens, principalmente com os familiares.
Senti falta de Hasting, mas achei interessante que a série focar bastante na vida do protagonista. A atuação de John Malkovich apesar de ser bem diferente do Poirot que eu imaginava me agradou, bem como Rupert Grint, mais conhecido como Rony Weasley do Harry Potter. A ambientação e figurino são muito bem feitos, tem um tom escuro, mais sombrio e depois que os assassinatos acontecem o roteiro prende mais o expectador. E vale ressaltar o final dessa história, surpreendente!

Os Crimes ABC não é só uma série para quem leu o livro ou para quem é fã da Agatha Christie, mas também pra quem gosta de séries investigativas com pitadas de um bom drama, tem um bom elenco, boas atuações e é bem curta, apenas 3 episódios, disponíveis no GloboPlay.
Michele Lima

7 thoughts on “Os Crimes ABC [Resenha da série]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!