Gunnm – Battle Angel Alita [Resenha do OVA]

OVA (Original Vídeo Animation) baseado nos dois primeiros volumes do mangá cyberpunk existencialista Battle Angel Alita de Yukito Kishiro, recebeu o nome de Gunnm no Japão e é considerado tão importante e influente quanto Ghost in the Shell e Akira.
Aqui a personagem Alita se chama Gally, que num futuro distante, é uma cyborg encontrada destruída em meio a sucatas pelo cyberdoutor Daisuke Ido. Após ser reconstruída, Gally não lembra do seu passado, mas logo descobre que possui habilidades marciais e se torna uma caçadora de recompensas e conhece Yugo, um garoto que tem o sonho de ir para Zalem, uma cidade só para pessoas ricas que flutua sobre eles.
O mangá foi feito em p&b, mas felizmente o anime é colorido e muito bem feito. O visual pós-apocalíptico, tem excelente direção de arte e estética urbana futurística/decadente que lembra muito Blade Runner e Elysium – este claramente inspirado nos mangás Alita. Aqui há um clima constante de tristeza que, com o auxílio da trilha sonora, dispensa muitos diálogos e explicações. Também há muito sangue, decorrente das ótimas cenas de batalha.
Com apenas 54 minutos de duração e com o final em aberto, é uma pena que até hoje não adaptaram o restante da história, o que nos obriga a ler os mangás ou aguardar os próximos live action, já que o primeiro dirigido por Robert Rodriguez é idêntico a este Gunnm – Anjo Enferrujado/O Canto das Lágrimas.
FICHA TÉCNICA
Título: Battle Angel Alita
Direção: Hiroshi Fukutomi
Data de lançamento: 21 de junho de 1993
Nota 4/5
Animate Film Madhouse
Italo Morelli

2 thoughts on “Gunnm – Battle Angel Alita [Resenha do OVA]

  • 11 de fevereiro de 2019 em 22:13
    Permalink

    Oi, Italo!
    Pra ser sincera, até outro dia não conhecia Alita e nem nada. Também nem sabia do OVA. Pena que não continuaram a adaptação..
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
    • 12 de fevereiro de 2019 em 21:23
      Permalink

      Por isso é bom você acompanhar o nosso blog, a gente descobre tudo 😉
      Se tiver curiosidade em assistir, o anime está disponível em duas partes no youtube e tem uma dublagem ótima feita por fãs.
      Beijos.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino
Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino