A Obscena Senhora D [Resenha Literária]

A Obscena Senhora D é o quinto livro de ficção escrito pela inesquecível poetiza Hilda Hilst (1930-2004), uma das mais importantes escritoras brasileiras. 
Ouso definir esta obra como uma viagem sem volta – ao embarcar nessa verdadeira montanha-russa de palavras, é impossível parar de ler o livro (e querer reler tudo outra vez logo em seguida) e impossível não se tornar fã de Hilda e querer ler tudo o que ela escreveu. Não se trata de um livro de suspense, mas a vontade de saber o que vai acontecer a cada virar de página só aumenta. 
A Senhora D do título atende pelo nome de Hillé e ela se auto denomina D ao associar a palavra Derrelição (desamparo, abandono) em sua atual condição de vida – Hillé está com 60 anos, ficou viúva e mora embaixo da escada de sua própria casa, que vive fechada. É obscena aos olhos dos vizinhos e talvez aos olhos do leitor, por enveredar numa espiral de crise existencial, fé e sexo, em um texto tão vertiginoso quanto divertido. 
Impossível não simpatizar pela Senhora D, seus devaneios e ousadias gramaticais, unindo o sagrado e profano, realidade e fantasia, sem nunca entendiar o leitor.
Lançado em 1982, foi injustamente comparado ao A Paixão segundo G.H. (1964) de Clarice Lispector. Senhora D é muito mais ágil e contundente, além de ser curto – são pouco mais de 50 páginas contra 180 de “G.H.” Enquanto Clarice nos coloca como espectador da protagonista aos devaneios com uma barata esmagada na porta do guarda roupa (provar ou não provar o recheio da barata?), Hilda nos coloca debaixo daquela escada junto com a Senhora D, e por nada desejamos sair dali.
Mesmo com uma escrita fora do usual, nada impede do leitor se deliciar com as licenças poéticas habilmente escritas por Hilda. Em determinado momento tudo pode acontecer, qualquer situação pode surgir ou sair do controle e mesmo assim nada fica fora de contexto, pois o mundo particular da Senhora D por muitas vezes nos soa familiar, palpável e possível.

FICHA TÉCNICA
Título: A Obscena Senhora D
Autora: Hilda Hilst
Coleção Folha
Nota: 5/5

Italo Morelli

7 thoughts on “A Obscena Senhora D [Resenha Literária]

  • 4 de junho de 2018 em 22:15
    Permalink

    Oi, Italo!
    Infelizmente o livro não faz muito meu estilo, mas fico feliz que você tenha curtido. Isso que importa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 5 de junho de 2018 em 00:49
    Permalink

    Oie Italo =)

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha a obra me pareceu ser original e bem interessante. Confesso que não é bem o meu estilo de leitura, mas me senti tentada a dar uma chance.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    Resposta
  • 5 de junho de 2018 em 01:37
    Permalink

    Mais uma autora que eu tenho que ler XD
    Adorei conhecer essa obra, parece ser do tipo que provoca mudanças em nossa forma de pensar e de ver o mundo… Adoro obras assim <3

    Resposta
  • 5 de junho de 2018 em 12:20
    Permalink

    Oi Italo, tudo vem? Gostei da resenha, acho que o livro deve ser bem interessante para quem gosta do gênero, mas infelizmente não é o estilo que eu gosto.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    Resposta
  • 5 de junho de 2018 em 15:49
    Permalink

    Oi Italo,
    Que vergonha! Não conhecia a obra, acredita?
    Talvez, por ela não fazer muito meu estilo. Mas fiquei meio chocada pela autora ser tão importante e eu não saber, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino
Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino