A Escola do Bem e do Mal [Resenha Literária]

Gavaldon é um povoado que se encontra rodeado por uma densa floresta. A cada quatro anos, um par de jovens a partir dos 12 anos (às vezes do mesmo sexo, às vezes de sexo diferente) são abduzidos e levados para a misteriosa Escola do Bem e do Mal.
Enquanto ser levada para aprender como realmente ser uma princesa e viver um conto de fadas é o sonho de Sophie, Agatha acha tudo isso uma baboseira sem fim, feita para iludir as pessoas idiotas. (Palavras dela, não minhas). Quando as duas são levadas para a Escola e posicionadas nos lugares opostos a suas personalidades, elas começam a compreender que nem tudo o que parece é e que os seus contos de fada só estão no começo.
Eu sempre tive vontade de conferir essa série e graças a Editora Gutenberg e a vinda do Soman para a Bienal pude fazer isso. Esse primeiro livro cumpre bem o papel de introdutório, passando informações importantes da história e te instigando com alguns segredos a serem revelados.

Alguns clichês envolvendo Sophie e Agatha já estão bem de cara logo no começo da história, mas interessante como o autor desenvolveu esse detalhe e a personalidade das duas. Durante todo o livro, Sophie só soube ganhar meu ódio e ranço. Houve algumas de suas atitudes que eu realmente não conseguia entender o modo que ela distorcia tudo. Prevejo esse sentimento prevalecer até o fim da série. Já Agatha caiu no meu gosto desde sua primeira fala. Super sensata essa garota, vemos o quanto Sophie não a merece como amiga. 
A escrita do autor é bem direta e um tanto poética, principalmente nas descrições. Confesso que teve algumas que me deixaram bem confusas, mas acho que foi proposital para sentirmos o que as personagens estavam sentido. A história é narrada em terceira pessoa, com capítulos alternados entre Sophie e Agatha e com alguns focados em outros personagens.

O foco da história são contos de fadas, mas nesse caso não são releituras. Sua premissa lembra um pouco a história do filme Descendentes: a maioria dos alunos da Escola do Bem e do Mal são filhos dos personagens de contos de fadas, sejam vilões ou mocinhos.
A história desse primeiro livro é bem equilibrada. Vamos acompanhando Agatha e Sophie no dia-a-dia na escola e, no meio disso tudo, rola algumas intrigas aqui e ali que movimentam a leitura. Porque seria um saco ficar lendo só sobre Agatha e Sophie tendo aulas e mais aulas. A reta final da história é de deixar sem fôlego e não querendo largar até terminar. E aquele final? Faz tempo que não lia uma história com um gancho enorme para o outro livro.

A edição do livro está maravilhosa. No início de cada capítulo temos uma ilustração de alguma cena a acontecer no capítulo, as páginas são amareladas (minha enxaqueca agradece) e a fonte é de um tamanho razoável. O que pode incomodar algumas pessoas é o fato da marcação de falas ser feita com aspas e não travessão.
A Escola do Bem e do Mal foi um ótimo início de série e estou já super ansiosa para ler Um Mundo Sem Príncipes.
FICHA TÉCNICA
Título: A Escola do Bem e do Mal (A Escola do Bem e do Mal #1)
Autor: Soman Chainani
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon
 

Luiza Helena

23 thoughts on “A Escola do Bem e do Mal [Resenha Literária]

  • 12 de junho de 2018 em 00:22
    Permalink

    Oi Lu! Comecei o livro ontem e estou curtindo este clima de escola de magia. Até o momento eu estou achando a Agatha a melhor personagem e espero que até o final a Sophie fique menos egoista. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 12 de junho de 2018 em 01:52
    Permalink

    Oi Lu, eu acho a capa deste livro maravilhosa. Sempre que a vejo babo nela. esse negócio de antipatia com personagem parece que pegou em mim haha… ou ando mesmo sem paciência. Adorei a premissa da história e se eu tiver a oportunidade vou adquirir. Ficará na minha lista. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com

    Resposta
  • 12 de junho de 2018 em 02:25
    Permalink

    Gostei da resenha Luiza. Achei a leitura bem interessante e intrigante e fico feliz que a editora tenha caprichado na edição. Beijo!

    http://www.newsnessa.com

    Resposta
  • 12 de junho de 2018 em 10:23
    Permalink

    Que bom que você gostou, e com certeza o odio e amor pelas personagens só tende a aumentar no segundo livro, porque o autor judia da gente com o que vai acontecer à seguir kkk. Espero que você goste dos próximos também 🙂

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    Resposta
  • 12 de junho de 2018 em 19:44
    Permalink

    Olá, Luiza.
    Eu amei esse livro e a trilogia toda na verdade. Só vai melhorando a cada livro. A Sophie me fez ter raiva dela o tempo todo. E acho que ela é assim mesmo, ela acha que está certa hehe.

    Prefácio

    Resposta
  • 13 de junho de 2018 em 13:28
    Permalink

    Oi Lu!
    Como eu já falei contigo no zap, ESSA É UMA TRILOGIA QUE EU AMO DEMAIS. Eu me surpreendi pacas porque quando me arrisquei a ler, esperava que fosse só mais um reconto, mas na realidade, era uma história totalmente nova, e embora traga elementos de outras, ela tem um toque muito pessoal.
    Eu amo a relação Agatha/Sophie. A Sophie me roubou as paciencias no começo, mas depois me acostumei um pouco e no ultimo fiquei muito feliz por ela. Talvez tu mude de opinião quando conhecer a personagem mais a fundo. Talvez nao. Nao sei. Eu senti pena dela KKK.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    Resposta
  • 13 de junho de 2018 em 14:57
    Permalink

    Oi Lu!

    Tudo bem? Então, a Ana do blog está lendo esta trilogia e ela disse estar bastante impressionada com o primeiro volume. É legal que apesar dos clichês da história ele tenha desenvolvido de uma maneira legal a relação entre as duas.

    Não sei se vou ler a trilogia, mas foi legal conferir as suas impressões.

    Beijinhos – Jessie
    http://www.paraisoliterario.com/2018/06/resenha-march-1-marcha.html

    Resposta
  • 13 de junho de 2018 em 17:21
    Permalink

    Eu não conheço a história de Descendentes mas ouvi falar sobre, gostei da premissa deste livro de outras resenhas também e acho que seria legal, mas parece também ser um pouco mais infantil. Mas amei a questão de ser tão linda esta diagramação. Mas tem quantos livros no total?

    Resposta
  • 13 de junho de 2018 em 17:44
    Permalink

    Confesso que nunca li nada sobre esse livro e os demais, de fato não são muito minha praia. Entretanto, lendo a sua resenha pude perceber nitidamente as sensações que você teve ao embarcar na leitura, especialmente com relação a personagem Sophie. Também vi que a história começa se desenrolar de maneira mais ágil perto do final, não é isso? Torço muito para que o próximo livro seja com essa última "pegada". Os leitores agradecem. rsrs

    Resposta
  • 13 de junho de 2018 em 17:56
    Permalink

    Quem não ama páginas amareladas, ne? Hahahah eu sou eternamente grata! Tenho visto muitos comentários sobre essa série e a grande maioria sao positivos, acho que vou acabar me rendendo, principalmente por esse ar de escrita poética.

    Resposta
  • 13 de junho de 2018 em 20:04
    Permalink

    Tenho visto muitos comentários sobre essa série e mesmo com o enredo previsível ela parece valer a pena, ainda mais contando com uma escrita direta, que eu adoro e nem preciso dizer sobre o fato de serem releituras de histórias que tanto conhecemos e no meu caso amo! Saber o quanto gostou do primeiro livro me anima e reforça minha vontade de ler os livros, quero muito.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    Resposta
  • 14 de junho de 2018 em 03:26
    Permalink

    Tenho essa trilogia aqui. E adoro esse universo de fantasia.
    Sempre que vejo livros assim me sinto atraída. Amei essa leitura e super indico.

    Apesar de algumas vezes me deparar com coisas que eu já imaginava.. Achei que a escrita valorizou o enredo que pode ser clichê no gênero.

    Beijos.

    http://www.alempaginas.com

    Resposta
  • 15 de junho de 2018 em 02:41
    Permalink

    Oi, Luiza!
    Eu queria muito ler esse livro logo que lançou justamente por ter essa proposta de não exatamente releitura, mas pelos mundos dos bem e do mal convergindo e os filhos dos personagens icônicos no meio de tudo, e ainda quero, embora com menos empolgação porque o tempo passou e outras leituras chegaram primeiro – muitas, aliás, rs. Confesso que fico um pouco receosa com o fato da narrativa do autor soar poética, porque às vezes me enrolo e não consigo avançar tanto em narrações assim, mas, bem, vamos por parte. Valeu a ressalva de a história não passar apenas entre aulas e ter sido movimentações maiores, aliás. Vai de novo para fila de desejados porque sua resenha em animou um pouco mais de novo!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    Resposta
  • 15 de junho de 2018 em 20:22
    Permalink

    Oi, Luiza.
    Ainda não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou com bastante vontade de conhecer essa história. Não sei se é muito infanto-juvenil, mas vou anotar a dica e tentar dar uma chance!
    Beijos
    Camis – blog Leitora Compulsiva

    Resposta
  • 16 de junho de 2018 em 18:15
    Permalink

    Oi Lu!
    Lembro que a primeira vez que vi essa capa e a sinopse fiquei preocupado de ser extremamente parecido com HP,na verdade a sinopse lembra um pouco mesmo.Mas deu pra perceber que é bem diferente.Agora fiquei mais empolgado em começar essa leitura.Gosto de pegar umas fantasias mais juvenis pra ler,sinto que vou me envolver com essa história.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    Resposta
  • 19 de junho de 2018 em 13:25
    Permalink

    Olá, tudo bom?
    Eu como uma boa apaixonada por contos de fadas, sou louca para ler este livro! Adorei saber que os personagens são descendentes dos vilões e mocinhos de contos de fadas! Outro ponto que adorei é saber que o livro cumpre bem o papel introdutório ao qual foi destinado. Já quero conferir em breve essa fantasia juvenil e espero gostar tanto quanto você. ♥
    Beijos!

    Resposta
  • 19 de junho de 2018 em 22:37
    Permalink

    Oi, tudo bom?
    Eu estou louca para ler esse livro e não fazia ideia de que o autor vinha para a Bienal desse ano! Amo fantasia e contos de fadas e pela sua resenha eu já sei que irei amar esse livro. Só acho uma pena que eu não poderei ir na Bienal pegar meu autógrafo. Em breve irei ler e espero que a leitura seja tão boa para mim quanto foi para você!

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    Resposta
  • 21 de junho de 2018 em 00:34
    Permalink

    Olá Lu,
    Estou lendo esse livro e confesso que estou tendo dificuldade com algumas partes, principalmente, com relação às descrições poéticas do livro. Além disso, acho que já saquei boa parte da história e isso me preocupa.
    Adorei, adorei suas impressões e, quando eu terminar, vou te aperriar para falar o que achei rs.
    Beijos

    Resposta
  • 25 de junho de 2018 em 14:31
    Permalink

    Olá!
    A capa é encantadora e sua resenha me causou bastante curiosidade, a narrativa me faz lembrar uma pegada parecida com a da Colleen Houck, apesar do cenário completamente diferente. Mas só não sei se no momento daria oportunidade devido estar um pouco atolada com séries pendentes, mas ainda quero dar uma chance assim que puder.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    Resposta
  • 29 de junho de 2018 em 13:38
    Permalink

    Oi!

    Eu acho a premissa do livro bem legal, adoro a fantasia dele, mas não to afim de ler livros mais juvenis sabe? No entanto, eu também sinto que faz tempo que não leio um livro que deixa um gancho incrível para a próxima historia, rs, e isso me deixou curiosa para com esse livro. Anotei a dica, quem sabe eu não leia mais para frente? 🙂

    beijos!

    Resposta
  • 1 de julho de 2018 em 21:40
    Permalink

    Olá! Tudo bom?

    Eu já ouvi falar desse livro e confesso que apesar de não ser o meu gênero literário habitual eu tenho muita curiosidade sobre a obra e espero um dia ter a oportunidade de lê-lo. A edição do livro está de fato maravilhosa. Fiquei curiosa sobre esse tal gancho, adoro quando fazem isso bem. Adorei a resenha ♥

    beijos

    Resposta
  • 2 de julho de 2018 em 11:01
    Permalink

    Oi, tudo bem?

    Não é o tipo de leitura que estou acostumada a selecionar, tanto que não conhecia a história. Pela sua resenha, se tivesse a oportunidade leria, mas é bem mais o estilo das minhas sobrinhas do que do meu. Beijos

    Resposta
  • 8 de março de 2021 em 15:26
    Permalink

    gente será que só eu que amooo a Sophie? Ela é uma personagem MUITO interessante, além de engraçada e muito forte. Claro que esse lado dela de ser egoísta não é bom, mas sla, simplesmente amei o desenvolvimento dela ao longo dos livros.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!