Trama Fantasma [Resenha do Filme]

Qualquer filme com Daniel Day-Lewis atrai atenção, afinal, ele já ganhou três vezes o Oscar de melhor ator e ao anunciar sua aposentadoria faz de Trama Fantasma o último filme de sua carreira, o que nos deixa ainda mais curiosos, não só por sua atuação, mas também pelo enredo com um egocêntrico estilista. Confesso que quando o filme acabou, não sabia o que dizer de tão inesperado que foi o final.
Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) é um solteiro convicto, mora com a irmã, Cyril (Lesley Manville), que ajuda a gerenciar seu negócio e faz da sua casa seu ambiente de trabalho. Assim como grandes gênios, Reynolds tem um péssimo temperamento, uma pessoa fina e elegante, que não suporta barulhos no café da manhã, que jamais desce do pedestal em que foi colocado e que faz de seu trabalho sua vida. Um dia ao viajar conhece a garçonete Alma (Vicky Krieps), por quem fica encantado e a leva para sua casa. O romance não é dos mais fáceis, impulsivo, viciado no trabalho, temperamental, Reynolds nem sempre dá o devido valor que Alma acredita merecer, já que ela é extremamente leal e visivelmente apaixonada.
Aos poucos Alma vai querendo ocupar um lugar de grande importância na vida de Reynolds e a relação dos dois começa a ficar bem complexa. E ainda temos a figura da irmã no meio dessa história, que embora não demonstre ciúmes do irmão, Cyril possui um lugar de extremo destaque em seus negócios.
O longa mostra com perfeição os bastidores da alta costura, os desfiles de moda da década de 50, sendo esteticamente perfeito, com valorização nos detalhes, design de figurinos, som e uso de câmeras. E os detalhes também se encontram na narrativa, que é lenta e vai construindo aos poucos o relacionamento entre Reynolds e Alma, explorando bem a personalidade de cada um e demonstrando toda a elegância que envolve o mundo do estilista. A falta de movimentação nos faz acreditar que nada demais acontece, quando na verdade, uma trama sutil vai se formando, até que no terceiro ato fica claro o plot principal do longa de um modo bem surpreendente.
Alma à principio parece uma personagem sem graça, sem grande impacto na narrativa, mas aos poucos vai se impondo de uma maneira inesperada e enquanto ela se fortalece, vamos acompanhando a completa desconstrução de Reynolds. Alma é o caos na vida do protagonista, o completo oposto do que estava acostumado, uma mulher que simplesmente não se enquadra nos padrões de vida do estilista, mas que vai à força se encaixando nela.
Daniel Day-Lewis está mais uma vez perfeito e de uma maneira perturbadora o ator compõe um personagem egocêntrico e que nos causa irritação, mas Lesley Manville e Vicky Krieps também merecem destaque, já que atuam com excelência, muitas vezes sem diálogos, nos passando sua emoções apenas com discretos olhares.
Trama Fantasma não é um filme dinâmico e que explique o próprio enredo com clareza, tem um ritmo bastante devagar, que vai nos mostrando muito lentamente uma trama inesperada e surpreendente. Quando termina, certamente o espectador ficará digerindo a complexidade do relacionamento dos protagonistas.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Trama Fantasma
Título Original: Phantom Thread
Diretor: Paul Thomas Anderson
Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2018.
Nota:4/5

Michele Lima

7 thoughts on “Trama Fantasma [Resenha do Filme]

  • 21 de fevereiro de 2018 em 20:46
    Permalink

    Estou doida para ver esse filme. Adoro os trabalhos de Day-Lewis e não posso deixar de ver esse, ainda mais sendo o último de sua carreira =(
    Minha expectativas estão altíssimas e espero não me decepcionar XD
    Ótima resenha como sempre =D

    Beijão
    Toca da Lebre
    Universo DC 52

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2018 em 22:33
    Permalink

    Michele, não conhecia esse filme. Mas pela sua resenha, parece incrível!

    Beijo!
    Cores do Vício

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2018 em 00:53
    Permalink

    Esse filme não faz meu tipo, mas fiquei super curiosa e pelas fotos eu amei a vibe dos atores hahahhaa

    Beijos
    Próxima Primavera

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2018 em 04:14
    Permalink

    Oieeeeee Miiiiiiii
    Sou apaixonada pelo ator confesso que a aposentadoria dele faz com que minhas perspectivas estejam láááááááá nas alturas.
    Deve ser um filme bem diferente, focado em personalidades diversas e camadas que se descortinam de repente diferente do que posso imaginar e fico pensando no que vc sentiu quando disse que ficou pensando no final que a surpreendeu!
    Queroooooooo assistir loguinho
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2018 em 05:14
    Permalink

    Oi, Mi

    Nem a indicação ao Oscar me anima. Se fosse para assistir seria apenas pelo figurino. Filme paradão não é comigo…

    Beijos
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2018 em 02:25
    Permalink

    Oi Mi, tudo bom ?
    Adorei a dica, ainda não conhecia sobre o filme e fiquei mega curiosa com esse enredo fantástico, mas tenho receio da lentidão do filme.
    Beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br
    Face: Bella Página

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!