A Grande Jogada [Resenha do Filme]


Aaron Sorkin divide opiniões. Tem quem o ache talentoso e tem quem não gosta da maneira como ele escreve. Estreou muito bem com o roteiro de Questão de Honra, Malícia e Meu Querido Presidente e em seguida foi pra TV, onde trabalhou em Sports Night e na aclamada West Wing. Ganhou um merecido Oscar de melhor roteiro adaptado pelo ótimo A Rede Social de David Fincher e foi indicado por O Homem que mudou o Jogo. O seu excelente roteiro para Steve Jobs dirigido por Danny Boyle foi o que faltava para que ele desse um passo mais importante: a direção de um longa metragem.  
E ele o faz brilhantemente neste A Grande Jogada (Molly’s Game). Adaptação do livro escrito pela ex-esquiadora Molly Bloom, que se tornou uma das maiores organizadoras de poker dos Estados Unidos.
Narrado em ritmo vertiginoso, como se realmente estivéssemos numa competição de esqui, a montagem rápida e os incessantes diálogos e narração e a interpretação impecável de Jessica Chastain nos fazem ter a exata noção de como foram os acontecimentos na vida da destemida Molly, fascinante personagem real.
Cada detalhe da sua transição de ex atleta para uma expert em poker é explicado ao ponto de nos pegarmos fascinados com a atividade e o empenho da protagonista. Treinada e moldada desde criança pelo pai (Kevin Costner) pra ser uma atleta do primeiro time, ela usa esses ensinamentos também na sua nova empreitada, onde é necessário dosar agilidade e reflexos rápidos a fim de seguir em frente em alta velocidade e desviar dos inevitáveis obstáculos, no caso o FBI que acaba descobrindo suas atividades. Molly então decide contratar um experiente advogado (o sempre competente Idris Elba) e provar que seu trabalho não envolvia prostituição, drogas e que poker não é um jogo de azar e sim de estratégia.
Sorkin estréia muito bem na direção e nos presenteia com um filme empolgante, que cumpre exatamente o que promete. Jessica Chastain foi novamente esquecida pelo Oscar (ano passado também não foi indicada pelo ótimo Armas na Mesa) e nos entrega uma interpretação impecável. Aaron concorre ao prêmio de roteiro adaptado e seria ótimo se ele ganhasse, pois por mais que o livro nos ofereça elementos pra nossa imaginação fluir, a adaptação impecável dele rendeu um trabalho muito bem feito, e se não fosse assim o resultado do longa metragem seria bem inferior. 
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: A grande jogada
Título Original: Molly’s Game
Diretor: Aaron Sorkin 
Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2018.
Nota:4,5/5

*conferimos o filme na cabine de imprensa

Italo Morelli

11 thoughts on “A Grande Jogada [Resenha do Filme]

  • 22 de fevereiro de 2018 em 14:42
    Permalink

    Oi, Italo! Tudo bem?

    Cara, esse é o tipo de filme que eu só assistiria caso alguém me pegasse pelo braço e me levasse; ou o convite fosse muito bom, ou não tivesse nada para ver. Sinceramente não me despertou tanto a atenção.
    Mas que bom que representa um crescimento brilhante para o roteirista.

    Abraço.
    Di, Blog Vida & Letras
    http://www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2018 em 16:54
    Permalink

    Gente, que filme é esse que eu não conhecia!? Já adicionei no filmow com um bom "quero ver". Muito meu estilo!
    Adorei o post, bem explicativo, indo além da sinopse e sem esbarrar em nenhum spoiler. Do jeitinho que deve ser uma boa indicação! <3 <3 Capricharam! Me encheram de vontade de parar tudo e ir ver agora!
    Serião!

    Beijoos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2018 em 17:51
    Permalink

    Oi Italo, tudo bem!
    Já tinha visto o trailer do filme, porém não tinha reparado nos detalhes e muito menos que era baseado em fatos reais. Achei a trama interessante e já quero ver.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2018 em 20:44
    Permalink

    Oie Italo =)

    Vi algumas noticias desse filme, mas a sua é a primeira critica que leu sobre ele. Apesar de não ser um gênero que eu costume assistir, achei a premissa interessante e fiquei bem curiosa. Vou deixar a dica anotada!

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library 

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2018 em 03:49
    Permalink

    Esse filme passou-me ao lado, não lhe dei grande importância, mas depois desta opinião fiquei com curiosidade de o ver. =)

    MRS. MARGOT

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2018 em 17:12
    Permalink

    Oie

    Vi varias vezes o trailer passando na TV ,mas ainda não tinha parado para prestar atenção.
    Não conheço realmente o trabalho do roteirista ,mas sei que a critica é bastante positiva e pela sua resenha ele repetiu a façanha.
    Achei interessante essa parte do advogado ,agora fiquei com vontade de conhecer o filme

    Beijos
    Babi Meu mundinho quase perfeito

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+