Menina Veneno [Resenha Literária]

Uma das coisas que me fazem não gostar de um livro é quando não rola empatia com o protagonista, eu poderia ter gostado mais, por exemplo, de Procura-se um marido, se minha antipatia pela Alicia não fosse tão grande. Por conta disso, eu tinha receio com Menina Veneno, já que Malvina é declaradamente uma vilã, mas apesar dos erros que a protagonista comete minha antipatia foi para suposta mocinha, Bianca Neves.
Malvina é uma modelo super famosa, bastante competitiva e que precisa cuidar da enteada até que ela faça 18 anos, mas Bianca não fica tão fora do caminho da protagonista como ela gostaria. A menina fica com a campanha mais esperada da Malvina e atrai sempre olhares dos fotógrafos e até mesmo dos homens, coisa que Malvina não consegue suportar. E aos poucos Bianca vai se tornando a atração por onde passa e até consegue 100% de aprovação em um aplicativo que mede beleza, uma clara referência ao espelho mágico da Rainha Má, porque afinal Menina Veneno é uma releitura do conto da Branca de Neve, só que pelo ponto de vista da madrasta má.
Malvina não é completamente ruim, só não sabe perder, principalmente para enteada e no fundo Bianca é a pior das vilãs: a dissimulada. Não existe pior vilão do que aquele que faz dissimulação, ele cutuca, provoca e depois se faz de vítima da situação e você não consegue provar nunca que é inocente, já lidei com gente assim e meu conselho é fuja, fuja o mais rápido que você conseguir! É muito difícil combater a dissimulação, quanto mais você reclama, mais vilão você se torna. Claro que no caso de Malvina, além da terrível dissimulação de Bianca, a protagonista não é um doce de pessoa. Arrogante, prepotente e competitiva, Malvina bem que tenta da pior maneira possível afastar Bianca, não que a personagem seja uma assassina de fato, mas ela comete erros terríveis.
Menina Veneno tem várias referências ao conto de fadas e foi bem divertido perceber isso ao longo da trama, até os setes anões que ajudam Branca de Neve tem na história como 7 garotos complicados e eu dei boas risadas. Malvina é uma mulher amarga, mas consegui ter empatia por ela, mesmo querendo esganar a personagem em alguns momentos e torci bastante por um final feliz, apesar de todas as atrapalhadas na vida que ela comete. Malvina não teve uma vida fácil, é uma personagem complexa, sarcástica e divertida. Também gostei dos secundários como Abel, motorista da protagonista e Sarina sua assistente. 
O livro é ousado ao nos mostrar uma vilã e uma história que foge um tantos dos padrões dos contos de fadas. Carina Rissi não tenta nos convencer que Malvina é uma heroína, aliás, a própria Malvina que narra a história sabe que não é uma santa, o que é bem interessante. O final foi bem condizente com a história e é uma leitura bem rápida, curta, engraçada e diferente do que ando acostumada a ler.

Foi divertido conhecer Malvina, valeu a pena me arriscar.

FICHA TÉCNICA
Título: Menina Veneno
Autora Carina Rissi
Onde Comprar: Amazon
 

Michele Lima

13 thoughts on “Menina Veneno [Resenha Literária]

  • 9 de janeiro de 2018 em 14:23
    Permalink

    Oi, Mi!
    Só ser da Carina eu já quero ler. Eu acho essa capa maravilhosa ainda.
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 14:36
    Permalink

    Olá Michele, gente esse livro me deixou passada rsrsrs, quero muito ler, ainda mais como você disse com uma vilã dissimulada, gosto de histórias com esse tipo de vilão!
    Beijos <3
    https://estanteclassica.blogspot.com/

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 18:26
    Permalink

    Tenho este livro em ebook, tenho muita curiosidade em ler, adoro a capa =)

    MRS. MARGOT

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 18:35
    Permalink

    Oi Mi!
    Eu realmente nao tive interesse nesse livro, mesmo antes de saber q ele era a expansao de um conto da autora. Adoro esses recontos, mas esse me parece menininha demais para mim, e eu sei que largaria. Na realidade as obras da Carina sao mais devidamente para esse publico. Dela so li Perdida e mesmo assim nao curti muito, por isso nem me arrisco mais.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 21:23
    Permalink

    Oiii MI

    Ja vi várias criticas sobre esse livro e por isso estava meio receosa em se dar uma oportunidade à leitura ou não. A tua resenha dissipou bastante as minhas duvidas, achei o maximo a autora ousar, nos retratando um personagem com tantos defeitos, que sabe bem que não é santa e ainda assim conseguir manter o leitor focado na história, esperando pelo que irá acontecer. Essa dos 7 garotos universitários é hilário, já merece ser lido só por isso, achei original e divertidissimo.

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 21:58
    Permalink

    OOi Mi, adorei a resenha. Tenho um pouco de receio em ler os livros da Carina Rissi, ainda não me senti atraída por nenhum historia dela.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 22:30
    Permalink

    Oi
    eu gosto dos livros da Carina e por esse motivo estou curiosa para ler ele, pena que a suposta protagonista não te agradou muito. Confesso que é a primeira resenha que leio dele, mas parece ser legal para ser em um dia.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 23:33
    Permalink

    Oi, Mi!
    Nossa, se te uma coisa na minha vida que eu não faço mais é pegar um livro da Carina Rissi. Fui toda esperançosa em Perdida e me decepcionei de tal forma que não tenho nem como descrever, depois tive mais algumas decepções com ela e o resulta é que: odeio. Passo longe mesmo de todos os livros, por isso Menina Veneno nunca nem entrou nas minhas listas. Por mais atrativas que as sinopses sejam, não consigo me convencer a enfrentar isso de novo.
    Mas fico feliz que você tenha conseguido aproveitar a leitura dele, foi bem mais corajosa do que eu uahsuahsuahsuahsuhasuh

    bjs
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 23:46
    Permalink

    Oi, Michele! Tudo bem?

    Sempre que vejo esse livro (que por sinal amo a capa) eu lembro da música do Ritchie, Menina Veneno (rs.). Impossível eu não cantar.

    Agora li outra resenha que não teve uma opinião tão positiva quanto a sua, mesmo assim não tenho lá minhas vontades de ler esse livro. Tenh vontade de ler 'No Mundo da luna'.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Me siga no Instagram: @vidaeletras

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 00:53
    Permalink

    Olá, tudo bom? Que bom que gostou do livro!
    Gostei de saber que a Malvina sabe que é má, isso da uma proposta interessante ao livro. Quero ler esse livro, mas por ser muito criticado, tenho outros da Carina na frente.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 12:27
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu acabei de comprar esse livro e espero gostar. Não tinha lido resenhas dele ainda e não sabia que era do ponto de vista da vilã. Branca de neve não é uma das minhas histórias favoritas, por isso acho que vou gostar hehe.

    Prefácio

    Resposta
  • 11 de janeiro de 2018 em 11:12
    Permalink

    Oi Mi!
    Por incrível que pareça ai da não li nada da Carissa e olha que tenho na estante seu primeiro livro A perdida autografado ainda pela editora Barauna.
    Sem falta este ano é um dos meus desafios.
    Beijos

    Resposta
  • 11 de janeiro de 2018 em 21:29
    Permalink

    Oi, Mi!
    Eu sou apaixonada por todos os livros da Carina e esse é o único que não me dá aquela vontade louca de ler.
    Tanto que tenho no meu e-reader, mas fiquei enrolando e só lembrei que ele estava lá quando fui procurar um outro livro haha Uma pena, mas ainda quero dar uma chance para Malvina.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+
Crítica: A Esposa do meu marido Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+