Viva – A vida é uma festa [Resenha do Filme]

Conferimos a cabine de imprensa de Viva – a vida é uma festa.


Sou apaixonada pela cultura mexicana e meus olhos brilharam quando vi o trailer Viva – A vida é uma festa, o novo filme da Disney/Pixar! E que filme lindo, não só visualmente, mas a história resgata importantes valores familiares e a importância de se lembrar daqueles que um dia nos deixa. 
Pra quem não sabe “El día de los muertos” é um feriado bastante importante no México. De origem indígena, eles festejam o dia acreditando que os mortos visitam seus parentes e fazem as comidas preferidas dos entes queridos, com festa, música, caveirinhas de açúcar e usam as flores para fazer o caminho para os mortos. É neste ambiente que se passa a história de Miguel (Anthony Gonzalez), um garoto de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas sua família o proíbe. No passado, seu tataravô abandonou a família por causa da música, fazendo com que todas as gerações futuras a evitassem a qualquer custo. 
No entanto, Miguel é um menino teimoso e tenta participar do concurso musical de sua cidade, contra a vontade de sua família e para isso até rouba o violão do cantor mais famoso do lugar, o falecido Ernesto de la Cruz (Benjamin Bratt), bem no dia dos mortos. O roubo tem uma espécie de encantamento que faz com que o protagonista consiga ver quem já morreu, mas fica invisível para os vivos. Para voltar ao normal, Miguel embarca numa aventura pelo mundo dos mortos, juntamente com o cachorro Dante e o simpático Hector (Gael García Bernal) que nunca consegue ir para o mundo dos vivos no feriado porque ninguém coloca a foto dele nas oferendas. Algo bem triste! Temendo ser esquecido e sumir para sempre, Hector promete ajudar Miguel a ter a benção do seu falecido avô e assim voltar ao mundo dos vivos, desde que depois coloque sua foto em uma oferenda. Tudo que o personagem mais quer é conseguir atravessar a ponte no feriado e ver sua filha. 
O roteiro da animação pode parecer previsível e de fato até é em alguns momentos, mas teve duas reviravoltas bem interessantes, o que deixou o longa nada óbvio. E além das surpresas guardadas nessa história, é tudo muito encantador e melancólico. O filme é divertido, mas tem um tom triste também, adequado para algo relacionado ao tema morte. É engraçado e ao mesmo tempo respeitoso. Quem já perdeu alguém com certeza vai se emocionar em alguns momentos, já que a saudade é o que fica para nós vivos e a animação sabe tratar muito bem o assunto.
As cores são fortes, vibrantes e a cidade dos mortos é incrível. A trilha sonora foi um dos pontos positivos, mesmo pra mim que não gosto da parte musical nas animações. Os personagens são cativantes e o longa tem boas cenas de ação. Não é um filme para nos trazer respostas sobre o outro lado que, aliás, se parece bastante com o nosso, mas é uma animação para nos fazer refletir sobre a morte em muitos aspectos.
E vale destacar que o longa aborda a cultura mexicana com apreço e a gentileza necessária a uma festa considerada uma Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela UNESCO.
Viva – a Vida é uma festa é um filme sobre perdas e também uma celebração à vida, tem uma carga emocional forte, embora mescle muito bem com cenas engraçadas, deixando a animação com a leveza apropriada para ser um filme para todas as idades.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Viva – A vida é uma festa
Título Original: Coco
Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina
Data de Lançamento: 04 de janeiro de 2017
Michele Lima

17 thoughts on “Viva – A vida é uma festa [Resenha do Filme]

  • 8 de dezembro de 2017 em 13:50
    Permalink

    Oi Mi
    acho que vou chorar hehehe
    aconteceu isso em 'A noiva cadáver'
    perdi meus pais há alguns anos e tds as vezes q vejo filme em que os personagens conseguem contato com os entes queridos, eu sempre choro
    Imaginando como seria se eu tivesse essa experiência.
    Mas n qro deixar de conferir…

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    Resposta
  • 8 de dezembro de 2017 em 14:16
    Permalink

    A Disney está fazendo muita divulgação desse filme porque vejo trailer e partes por todo lugar.. parece ser bem colorido o bonito.. e como amo animação, já quero assistir 🙂

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    Resposta
  • 8 de dezembro de 2017 em 16:40
    Permalink

    Oi Michele!
    Eu quero muito assistir esse filme porque adoro Disney. Vamos ver se ele vai superar The Book of Life…

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    Resposta
  • 8 de dezembro de 2017 em 19:58
    Permalink

    Oi!! Apesar de não curte a ideia do feriado, as imagens estão lindas e a busca pelo sonho de ser músico é bem bonita. Gosto muito de animação e assistiria essa. Bjos <3

    Click Literário

    Resposta
  • 8 de dezembro de 2017 em 21:05
    Permalink

    Oi, Mi

    Eu não curto muito animações, pelo menos não mais, mas curti essa pegada mais pelo lado da emoção.
    Também sou a louca da cultura mexicana… y soy rebelde! hahahahahah

    Beijos
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

    Resposta
  • 8 de dezembro de 2017 em 22:21
    Permalink

    Oiii, Miii! Tudo bem?

    Ahh que divertido!
    Essa semana vi o trailer com a minha mamis e ela ficou louquinha para assistir, já combinamos que antes deu voltar a trabalhar iremos ao cinema!

    Beijuu,
    Keth ♥

    Blog: http://www.parbataibooks.blogspot.com.br

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2017 em 00:14
    Permalink

    Eu tinha ouvido falar do filme, mas não tinha nem assistido o trailer.

    Amo animações e acho que essa é mais uma para amar. Gostei de saber que mesmo sendo divertido, o filme consegue mesclar com a saudade e o tom de tristeza.

    Este filme eu com certeza irei assistir.
    Magia é Sonhar

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2017 em 01:16
    Permalink

    Adoro animações essa parece ótima

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2017 em 13:07
    Permalink

    Olá, Michele.
    Apesar de não curtir muito animações, eu quero assistir esse filme. Eu fiquei sabendo dele quando estava respondendo pesquisas algum tempo atras e assim que vi os personagens me interessei. Vou assistir com certeza.

    Prefácio

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2017 em 09:23
    Permalink

    Michele, esse filme deve ser fofo demais! Eu sou apaixonada por animações e claaaro, quero muito assistir a esse filme!

    Beijo!
    Cores do Vício

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada