A Torre Negra [Resenha do Filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de A Torre Negra.
A Torre Negra é uma série de oito livros escrita por Stephen King. A obra mistura ficção científica, fantasia e terror acompanhando o Pistoleiro Roland Deschain em sua busca em direção a uma torre que protege o mundo da escuridão. O filme, homônimo, é baseado nos livros, mas está longe de ser uma adaptação fiel. Portanto, fãs de King, não esperem nada mais do que elementos e personagens da série. Aliás, o próprio autor chegou a comentar que o longa não é igual a seus livros, o que não significa ser necessariamente ruim.
Jake (Tom Taylor (IV)) é um garoto que sofre com pesadelos e não se adapta a vida comum. Vivendo com sua mãe e padrasto, o menino tem sonhos com a Torre Negra, com Roland, conhecido como Pistoleiro (Idris Elba) e Walter (Matthew McConaughey), um homem que está usando o cérebro de crianças especiais para atacar a Torre.

Influenciada pelo marido, Laurie (Katheryn Winnick) resolve internar o filho numa clínica psiquiátrica, mas Jake é esperto e logo percebe que as pessoas que o buscam não são quem dizem que são. A partir de então começa uma fuga em que o protagonista vai se encontrar com o homem de seus sonhos, o Pistoleiro e juntos tentam escapar de Walter que precisa de Jake para um ataque poderoso a Torre. Temos alguns flashbacks do passado de Roland e vamos percebendo que o vilão é bem poderoso, capaz de matar com apenas uma única palavra, mas nunca enfrenta o Pistoleiro. 
O roteiro é coerente, mas muitas perguntas ficam sem respostas. Não sabemos quem é Walter e qual sua motivação e muito menos quem é de fato Roland. Apenas sabemos que o Pistoleiro está tentando proteger a Torre Negra. Além de não aprofundar nos dois personagens, o longa também pouco nos mostra o universo em que Roland vive, o que deixa parecer que haveria muita coisa para ser explorada. 
Por outro lado, a relação entre Roland e Jake é o ponto forte da trama. Sem pai e sem rumo, o garoto encontra no Pistoleiro seu porto seguro e uma bacana amizade surge entre os dois. As cenas em que Roland está no mundo de Jake gera cenas cômicas, causada pelo estranhamento do personagem com coisas simples como refrigerante. Também é importante ressaltar que o longa tem muitas cenas de ação, bem coreografadas e com boas cenas de tiroteios. No entanto, tanto Elba como Matthew McConaughey me pareceram um tanto exagerados na caraterização de seus personagens, que são bem rasos. Já Tom Taylor é sem dúvidas o melhor do filme.
Os fãs de King poderão passar dias e dias listando as diferenças entre o filme e os livros, mas para quem não leu as obras do autor e não tem expectativas em relação a adaptação, encontrará um filme com bastante ação, com vilões e heróis bem definidos, na jornada de um garoto que tenta a todo custo se salvar e não fazer o mal. O longa é dinâmico, bem executado, não é longo e não tem muita enrolação. É do estilo simples e bom entretenimento.
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: A Torre Negra
Título Original: The Dark Tower
Diretor: Nikolaj Arcel
Data de Lançamento no Brasil: 24 de Agosto

Michele Lima

23 thoughts on “A Torre Negra [Resenha do Filme]

  • 24 de agosto de 2017 em 11:52
    Permalink

    Oi Mi
    Eu tô com vontade de ir mas sem tanta animação assim, se aparecer a chance, eu vou!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 12:44
    Permalink

    Já ouvi falar nessa série de livros, mas nunca li. Acho melhor lê-los primeiro antes de ver o filme. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 12:50
    Permalink

    Oieeeee Miiiiiiii
    Vou assistir porque amo King e Idris Elba, mas sem nenhuma expectativa com relação a fidelidade ao conteúdo dos livros e roteiro adaptado e nem mesmo a interpretação do ator.
    Se tem cenas divertidas, é redondo, bem executado e tem boas cenas de ação, vale o entretenimento.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 15:04
    Permalink

    Olá!
    Ahh, eu quero muito assistir esse filme, vi o trailer e me interessei muito. Não li os livros também, mas uma amiga minha disse que a série é muito boa.
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 16:07
    Permalink

    Uauu!! É incrível, mds!
    Eu nunca li nenhum livro do Stephen King, o que começo a julgar como um grande erro, mas o filme em si parece ser o máximo!!

    Beijos Mi!
    Vinte Outonos ♥

    Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 16:08
    Permalink

    ansiosa por esse filme. lindos atores. de tirar o fôlego. esse do stephen king não li. amo esse autor. beijos, pedrita

    Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 16:26
    Permalink

    Eu estava super animado com o filme, mas depois de ler algumas críticas menos positivas, estou pensando duas vezes se irei ao cinema. Eu sou fã do rei Stephen King, mas nunca li esta saga, portanto não estou muito por dentro da temática. Gostei da tua visão e da tua crítica construtiva do filme 🙂

    Bitaites de um Madeirense

    Resposta
    • 27 de agosto de 2017 em 12:02
      Permalink

      Cara, não leve a sério as críticas, o filme é muito bom. Como entretenimento, não como versão fiel dos livros, que já sabíamos há tempos que não seria, mas mesmo assim vale muito o ingresso. Na sala que vi ninguém tirou o olho da tela até o fim, aplaudiram cenas de ação e deram risadas nas partes cômicas. Claro que poderia ser melhor, sempre pode. O único ponto que me desagradou foi o final meio apressado, é nada inesperado, mas não chega a comprometer.

      Resposta
    • 28 de agosto de 2017 em 02:00
      Permalink

      Oi Felipe eu super concordo com vc!

      Resposta
    • 27 de agosto de 2017 em 12:04
      Permalink

      Na verdade são 7, e um spinoff que não acrescenta em nada e que nem é tão bom quanto os outros 7.

      Resposta
  • 24 de agosto de 2017 em 21:42
    Permalink

    Oláá Mi! Tudo bem?
    Nossa, estava viajando e esqueci a estreia desse filme.. Estou doida para assistir! Mas confesso que fiquei decepcionada em saber que não está tãão parecido com a série de livros… Não que eu tenha lido, mas sempre tive interesse hehe
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 26 de agosto de 2017 em 02:09
    Permalink

    Oi Michele!
    Apesar de ser fã do SK ainda não li A Torre Negra. Mas pelo que sei sobre a série acho uma pena uma adaptação deste universo ser considerada apenas "um bom entretenimento" e é isso que eu tenho lido na maioria das resenhas sobre o filme, não apenas na sua. Eu, particularmente, não me importaria com algumas diferenças, desde que a essência fosse preservada, mas não me parece que isso tenha acontecido já que tudo ficou tão raso. Uma pena.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    Resposta
    • 27 de agosto de 2017 em 12:07
      Permalink

      Eu sou fã dos livros há quase 10 anos. E não achei raso assim não. Para se aprofundar mesmo só uma série com uma temporada por livro e olhe lá. Dentro dos possível, o filme cumpre o que promete. E nada mais encantador para um fã da série do que ouvir na telona ditados como "longos dias e belas noites" e o mantra dos pistoleiros.

      Resposta
  • 26 de agosto de 2017 em 13:24
    Permalink

    Olá, Michele.
    Meu sobrinho é muito fã da série e foi assistir. Ele disse que é um bom filme mas que não é a história do livro hehe. Eu li até o terceiro livro e confesso que pouco entendi da história. Por isso pretendo assistir já que não vou ficar comparando hehe.

    Prefácio

    Resposta
  • 26 de agosto de 2017 em 23:11
    Permalink

    Olá Mi, tudo bom ? apesar do filme não seguir o roteiro do livro, pelo trailer parece conter uma historia muito boa. Uma pena não ser fiel ao livro.
    Beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    Resposta
  • 27 de agosto de 2017 em 21:24
    Permalink

    Oi Mi! Eu assisti ontem e gostei muito.Eu quis ver sem ter lido os livros e valeu a pena, sei que existem muitas diferenças mas como eu não tinha base de comparação, acabei curtindo. Agora vou ler a série.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 28 de agosto de 2017 em 05:03
    Permalink

    Oi Mi!
    Pelo que li da opinião de várias pessoas até agora,esse filme decepcionou bastante.
    Ainda não li os livros,então acho que quando ver pode ser que eu curta o filme,as cenas de ação…depois que eu ler os livros aí é outra história hahahahhaha
    Acho que vou ver o filme primeiro então pra não me decepcionar.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 31 de agosto de 2017 em 02:09
    Permalink

    Oi Mi,
    Estou curiosa para assistir esse filme, confesso que desanimei um pouco depois de ler algumas críticas negativas sobre o mesmo, mas também se não me engano essa é uma série de 7 livros, não teria como colocar tudo em um só filme, e já por isso tinha meu pé atrás, até li em algum lugar que seria feito uma série sobre essa história, você sabe algo sobre isso? Enfim, ainda não consegui ver mas quero me programar para ir esse final de semana, sou fã dos filmes do King e como não li os livros acho que vou gostar desse também. Quero ver se vou logo também, pois logo temos o IT no cinema e esse confesso estou criando coragem para ir assistir.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 22 de março de 2018 em 17:30
    Permalink

    Considero que todos os aspectos do filme estiveram muitos cuidados. A torre negra se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Li que filme A torre negra foi dirigido por Nikolaj Arcel e fiquei muito satisfeita com o seu trabalho, além de que o elenco foi de primeira. Os livros são difíceis de superar, mas essa adaptação deixa um bom gosto na boca. Sem dúvida voltaria a ver este filme!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!