Até Que a Culpa Nos Separe [Resenha Literária]

Em Até Que a Culpa Nos Separe a autora Liane Moriarty analisa minuciosamente a amizade de Clementine e Erika. 
Clementine é violoncelista e está praticando para um teste de permanência em uma orquestra famosa, é casada com Sam e tem duas filhas, Ruby e Holly. Erika é contadora e casada com Oliver e dizia não querer ter filhos.
Clementine e Erika são amigas desde criança, não são o tipo de amigas a que estamos acostumadas a ter, são um tipo diferente. Talvez na verdade esta amizade seja unilateral e aos poucos elas vão descobrir isso enquanto participam de um churrasco na casa dos vizinhos de Erika, Vid que é um eletricista e Tiffany que é uma sucedida vendedora de imóveis com um passado interessante. Os dois são pais de Dakota, adoram receber e animar uma festa e foi durante o churrasco na casa deles que começaram uma boa relação com Clementine e Sam. Eles interagiam com muito interesse e entusiasmo, até que um grito rompe os sorrisos e o acidente que aconteceu durante a festa começa a ameaçar a harmonia destas famílias.
Erika não se lembra muito bem do que aconteceu, ela sabe que tem alguma coisa a ver com Harry, o vizinho idoso, solitário e que sempre está reclamando de tudo e de todos, mas ela não consegue se lembrar, nem mesmo quando ele não é visto durante dias por ninguém e Oliver e Tiffany vão bater à sua porta e descobrem algo horrível. 
Clementine passa a dar palestras e contar o que aconteceu no churrasco para grupos de pessoas na intenção de ajudar quem sofre o mesmo trauma. Sam não está sendo ele mesmo e Oliver continua sendo sempre o gentil companheiro de Erika por quem ela está disposta a fazer tudo para manter o casamento, inclusive pedir um favor daqueles muito difíceis para a amiga Clementine. Cheios de ansiedade e esperança, Erika e Oliver esperam que Clementine possa ajudá-los a realizar um grande sonho, mas depois do churrasco tudo ficou muito mais difícil, e o fato de Erika e Oliver virem de lares problemáticos dá a eles perspectivas diferentes, enquanto Clementine e Sam vieram de lares amorosos, mas não são as pessoas bondosas e altruístas que as pessoas acreditam conhecer.
O relacionamento destes jovens casais vai se desenhando para o leitor e nem sempre o desenho é bonito e colorido, algumas vezes é de traços grossos em preto e branco. Liane desenha com riqueza de detalhes o relacionamento dos casais, a culpa que os atinge e como eles vão reagir a ela depois do que aconteceu no churrasco.

Sendo o terceiro livro que leio da Liane Moriarty eu confesso que esperava mais. É uma leitura mais lenta e detalhada, algumas vezes repetitiva, às vezes cansativa. Liane demora a desenrolar os fatos e isso me incomodou um pouco, porque estava acostumada a um ritmo mais intenso nos livros dela. É um bom livro, com certeza, e tem até aquele choque de realidade que ela costuma reservar para o final, mas não sei por que, desta vez ela não me surpreendeu de maneira que eu ficasse de boca aberta por alguns dias, minha perplexidade durou apenas algumas horas.
FICHA TÉCNICA
Título: Até Que a Culpa Nos Separe 
Autora: Liane Moriarty
Onde Comprar: Amazon
Marise Ferreira

14 thoughts on “Até Que a Culpa Nos Separe [Resenha Literária]

  • 23 de julho de 2017 em 18:54
    Permalink

    Quero muito ler algo da autora, mas quero começar por Big Little Lies que já conheço bastante o enredo por causa da série. Mas com certeza lerei esse depois se gostar da escrita dela haha

    Beijoss
    Próxima Primavera

    Resposta
  • 23 de julho de 2017 em 19:32
    Permalink

    Oi! Pelo primeiro livro dela, achei a leitura bem parada e acabei abandonando. Estou com o segredo do meu marido para ler. Esse não me chamou muito a atenção. Bjos ❤

    Click Literário

    Resposta
    • 24 de julho de 2017 em 16:27
      Permalink

      O Segredo do Meu Marido vale a pena, é muito bom! Muito melhor que este.

      Resposta
  • 23 de julho de 2017 em 19:35
    Permalink

    Oi Marise! Eu li os outros dois da autora e achei muito inteligentes, mas a sua não é a primeira resenha que cita que este não é o melhor dela. Eu quero ler, mas não é uma prioridade.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 23 de julho de 2017 em 23:12
    Permalink

    Oi Marise, tudo bem!
    Saudades de vocês lá no blog. <3
    Pena que essa leitura não atendeu às expectativas. Quero ler Pequenas Grandes Mentiras da autora.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    Resposta
  • 23 de julho de 2017 em 23:36
    Permalink

    Oi Marise!
    Essa é a minha leitura do momento.
    Talvez pelo fato de a autora usar basicamente a mesma fórmula nos seus livros você tenha ficado com essa sensação de esperar mais. Eu só li Pequenas Grandes Mentiras (e gostei muito) e estou com essa sensação. Vamos ver o que eu vou achar até o final de leitura.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    Resposta
  • 24 de julho de 2017 em 01:40
    Permalink

    Oi
    eu ainda vou ler um livro dessa autora, parecem ser histórias bem bonitas, que bom que curtiu, mesmo tendo achado a história desse um pouco mais lenta e até cansativa, mas mesmo assim eu leria ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    Resposta
  • 24 de julho de 2017 em 03:13
    Permalink

    Gostei da resenha Marise. Aprecio esse tipo de livro que trata de relacionamentos, mas é uma pena que a narrativa tenha sido um pouco arrastada. Beijo!

    http://www.newsnessa.com

    Resposta
  • 24 de julho de 2017 em 17:25
    Permalink

    Esse é um dos livros que estão no meu topo da lista para ler e ainda não li! quero muito!!
    Blog Entrelinhas

    Resposta
  • 24 de julho de 2017 em 19:39
    Permalink

    Olá, tudo bem?
    Eu também já li os outros dois livros da autora, e estava com grandes expectativas. Ainda não pude lê-lo porque está meio carinho, e mesmo sabendo que posso me decepcionar também, ainda lerei.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    Resposta
  • 24 de julho de 2017 em 19:47
    Permalink

    Olá, Marise.
    Eu li O Segredo do meu marido da autora e gostei muito. Que pena que nesse livro a narrativa foi mais lenta. O que gostei bastante em O Segredo foi justamente a narrativa que me prendeu mesmo após o segredo revelado. Mas ainda assim eu quero ler.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!