Belgravia [Resenha Literária]

Meu primeiro contato com Belgravia foi ao saber que a Editora Intrínseca estaria lançando os capítulos do livro online. Uma forma de nos fazer acompanhar a história como um folhetim e adorei a ideia. Ler um capítulo por semana é leve, divertido e nos instiga a acompanhar a história! No entanto, ter o livro completo em mãos me ajudou na ansiedade de saber sobre toda a trama!


Belgravia tem 11 capítulos em uma narrativa fácil e ao mesmo tempo com personagens com boas camadas de profundidade, algo já bem conhecido do autor Julian Fellowes, criador da série Downton Abbey. Em meados de 1840 a sociedade precisa aprender a conviver com uma nova classe emergente por conta da Revolução Industrial e para os mais nobres e esnobes isso não é muito fácil. O primeiro capítulo, Dançando para a batalha, que está disponível online, mostra Sophia e Edmund, um casal de classes sociais diferentes, protagonistas de uma tragédia logo ao início do livro. Depois disso, toda a história é desenvolvida pelas consequências do ato do casal, com narração de outros personagens, mas principalmente de James e Anne, país de Sophia, 25 anos depois do ocorrido.




Anne é uma mulher que, apesar do dinheiro conquistado pelo marido no comércio, não é deslumbrada. Pelo contrário, a matriarca não se sente como as outras damas, como se seu lugar no fosse com elas. No entanto, o novo status do seu marido a obriga participar da alta sociedade. Já James é quase o oposto, deslumbrado com a nobreza, o pai de Sophie sempre quis reconhecimento. Já a família Brockenhurst, de Edmund, é o estereótipo da aristocracia, que só pensa em dinheiro e aparências. Entretanto, todos os personagens, sem exceção, mostram complexidade expressando um realismo incrível em que a humanidade deles é retratada com excelência. Não temos mocinhos ou vilões, todos cometem seus pecados, todos sofrem, todos podem ser odiados e amados, menos Charles e Maria, que possuem caraterísticas de heróis de romances. 

Charles é trabalhador, esforçado e Maria gosta do rapaz mesmo sabendo que ele não é tão importante na sociedade como seu noivo. Em se tratando de Anne, é difícil não se simpatizar com a personagem, com sua determinação e inteligencia, mas a senhora cometeu atos que apensar de se arrepender condiz claramente com a sociedade da época. Já James é tão apaixonado pelo status que irrita e ao mesmo tempo nos compadece com sua ingenuidade. Claro que os Brockenhurst podem ganhar facilmente a antipatia dos leitores, mas também sofrem como os Trenchard.



Belgravia não é um romance vitoriano, apesar de ambientado no século 19, não temos como ponto de partida uma heroína sofredora, o que temos é uma trama bem desenvolvida fortemente marcada por uma narrativa de costumes. Vemos diversos pontos de vista inclusive dos empregados que julgam os Trenchard por não serem nobres. E o decorrer do enredo prende como se fosse uma boa novela televisiva em que cada capítulo parte do enredo é trabalhado. Existe claramente uma excelente construção de personagens, com núcleos secundários muito bem explorados, com tramas paralelas que se fundem ao enredo principal. No final da leitura você se sente parte da história, como se finalmente entendesse os motivos dos personagens. Tudo termina de uma maneira bem amarrada, sem pontas soltas e ainda assim ficamos com enorme gosto de quero mais!

Dados do livro:

Título: Belgravia
Autor Julian Fellowes

Onde Comprar


Amazon – Belgravia






Michele Lima

37 thoughts on “Belgravia [Resenha Literária]

  • 4 de setembro de 2016 em 23:59
    Permalink

    Você não cansa né dona Mi!?!? Sempre me apresentando novas tramas ambientadas no passado e chamando minha atenção para elas. Em si pela beleza do livro físico e pelas referencias que recomendam o autor Belgravia já chama atenção, ai vem uma resenha positiva… Bem, não tem jeito ele vai para lista, para o carrinho da Amazon e tenho que ler!

    Resposta
    • 5 de setembro de 2016 em 22:59
      Permalink

      Pandora! Esse livro você tem que ler! Até pensei que a resenha ia ser sua. Vamos lá, eu vou conferir em breve.

      Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 00:40
    Permalink

    Mi me apaixonei e quero e tenho que ler esse livro.
    É muito lindo o livro e sua história é uma dádiva para os amantes do gênero.
    Bjs

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 01:17
    Permalink

    Oi, Mi.
    Você sabe que eu amo livros que são ambientados nessa época e eu não vejo a hora de ler este, porque sei que ele foge de todos os outros romances que conhecemos. A trama tem um desenvolvimento incrível, mostra que é cheio de intrigas, segredos e outros argumentos que nos fazem querer parar só quando terminar.
    A capa é completamente encantadora!
    Beijo, https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 01:25
    Permalink

    Voce sabe se a editora tem tempo limite pra essa resenha do livro? Tbm recebi o livro, mas ainda nao resenhei :/ AInda tenho um livro na frente.
    Adorei sua resenha, estou louca pra já começar minha leitura <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    Resposta
    • 5 de setembro de 2016 em 01:45
      Permalink

      Acho que setembro, mas quando vc começar não vai parar, vai por mim rsrsrsrsrs

      Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 13:44
    Permalink

    A capa desse livro é tão linda que eu passaria horas olhando e não enjoaria jamais.
    Fiquei bem curiosa para ler e adorei essa xícara que eles enviam junto.

    http://www.revelandosentimentos.com.br – Lançamentos da Arqueiro a escolha do vencedor no Top Comentarista

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 14:46
    Permalink

    Olá, Michele.
    Narrativa de costumes é infinitamente melhor, ao menos na minha visão, do que romances de época. Então, obviamente, fiquei bem interessado. Acho que darei uma chance por todos os elementos que você mencionou.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos – Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 16:25
    Permalink

    Oi Michele, minha colunista irá adorar este livro! É bem o estilo dela hehe
    Adorei a resenha, mas não é meu estilo de livro.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 16:30
    Permalink

    Acho a capa desse livro maravilhosa, compraria só por ela com certeza.
    Mesmo não sendo o estilo que mais aprecio para leitura, acho que deve ser muito bom e super envolvente, pelo menos deu para transparecer isso em sua resenha. Gostei 🙂

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 17:44
    Permalink

    eu adorei conhecer mais dos costumes, tradições e conservacionismos de Londres… os segredos dão gás a trama e para mim a participação ativa da criadagem nos atos e fatos foi um ponto magistral
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 18:19
    Permalink

    Olá, tudo bem? Acho tão linda a capa desse livro… Bom, a estória parece ser bem interessante, fiquei com vontade de ler. Adorei sua resenha e suas fotos!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 21:04
    Permalink

    OMG, PASME!
    Fellowers lançou um livro, vou procurar já … não sou muito fã de Dowton Abbey mas, confesso que desde Assassinato em Gosford Park eu acompanho o trabalho.

    http://themikulak.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 22:04
    Permalink

    Só de saber que é do criador de Downton Abbey, já fiquei com vontade de ler. Gostei bastante da resenha, a história parece ser muito boa, já vou adicioná-lo na minha lista de leitura.
    Beijos
    Bluebell Bee

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 22:58
    Permalink

    Oi Mi! Eu li o primeiro capítulo e fui fisgada, estou bem curiosa sobre esta história que parece se desenrolar de maneira diferente do convencional. A trama se passa em um período histórico bem bacana.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 5 de setembro de 2016 em 23:30
    Permalink

    Oi Michele!
    Tenho certa curiosidade em ler Belgrávia porque gostava muito de Downton Abbey. Que bom saber que é uma trama bem amarrada e que há essa evolução dos personagens ao longo da trama.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    Resposta
  • 6 de setembro de 2016 em 00:07
    Permalink

    Oi Mi,
    Fiquei extremamente curiosa sobre esse livro quando o vi sendo lançado.
    Eu adoro Donwton Abbey e precisava dessa obra na minha estante.
    Ainda não consegui adquirir, mas está na lista!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 6 de setembro de 2016 em 00:18
    Permalink

    Eu estou maluuuca para ler este livro!!!
    Só o fato dele ter sido escrito pelo criador da belíssima série Downton Abbey já é motivo suficiente para mim. Eu amo a época em que ele se passa e toda a ambientação, preciso deste livro logo!

    Bj, Vanessa Meiser – Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 6 de setembro de 2016 em 00:49
    Permalink

    Oie Mi =)

    Já tinha visto a capa desse livro em alguns blogs, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. E bem, já quero ler o livro inteiro.

    Além da trama ser ambientada em um período histórico que adoro, o fato do enredo reservar algumas surpresinhas me deixou ainda mais curiosa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    Resposta
  • 6 de setembro de 2016 em 04:04
    Permalink

    Oi
    esse é uma das minhas leituras atuais, to gostando do que li até agora e alguns já conquistaram minha antipatia, gostei da resenha.
    A leitura está bem envolvente.

    momentocrivelli.blogspot.com

    Resposta
  • 6 de setembro de 2016 em 16:21
    Permalink

    Olá, Michele.

    Não conhecia a obra, mas a premissa é das boas.
    Salvei o link para fazer a leitura do primeiro capítulo aqui.Depois faço um resumo sobre a minha
    experiência rsrs. Parabéns pelas fotos, ficaram lindas.

    Beijos.
    http://cabinedeleitura.com.br

    Resposta
  • 6 de setembro de 2016 em 20:23
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu vi esse livro em vários blogs mas essa é a primeira resenha dele que eu leio. Achei muito interessante e vou conferir o primeiro capitulo. Gosto de livros assim e acho que vou gostar.

    Blog Prefácio

    Resposta
  • 7 de setembro de 2016 em 22:13
    Permalink

    Oi, Mi!
    Amei a resenha e quero muiiiito ler esse livro! Assim que vi a divulgação dele coloquei ele na minha lista, porém, não compre ainda… Espero ter esse livro antes do ano acabar.
    Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler e as fotos ficaram lindasss!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: http://www.parbataibooks.blogspot.com.br

    Resposta
  • 8 de setembro de 2016 em 01:51
    Permalink

    Olá!
    Eu adoro histórias que envolvam o século 19, gosto muito de ler sobre os comportamentos e sobre a sociedade dessa época. Com certeza esse livro entrará na minha lista de leitura.
    Parabéns pela resenha!

    http://www.booksimpressions.com.br

    Resposta
  • 8 de setembro de 2016 em 11:09
    Permalink

    Olá Michele,
    Esse livro é meu mais novo amorzinho do momento. Fiquei completamente viciada na leitura e não conseguia parar de ler. A sua resenha ficou incrível e retrata muito bem a obra.
    Adorei ler suas impressões e bateu aquela vontade de reler a obra!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    Resposta
  • 8 de setembro de 2016 em 17:14
    Permalink

    Ah, como eu amei esse livro! Não pensei que fosse gostar tanto! Um dos melhores que li esse ano, com certeza!
    As fotos ficaram incríveis, amei todas elas. Parabéns!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido
Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido