Ponte dos Espiões [Resenha do Filme]

Faz tempo que Mister Spielberg nos conta histórias, desde os anos 60 que ele produz filmes (no sentido de ser produtor mesmo) e também dirige. Muitas dessas histórias são cheias de ações e personagens incríveis que nos tocam de uma forma ou outra; algumas, nem tanto assim. A Ponte dos Espiões entra nessa segunda categoria. 
Parece um Spielberg preguiçoso e contando apenas mais uma história depois de tantas, ainda que zele por nos transportar de maneira bastante crível e de beleza fotográfica inegável – como nas sequências do muro de Berlim. Dessa vez, mais uma parceria entre Spielberg e Tom Hanks, temos o competente e confiável advogado nova iorquino James Donovan sendo convocado a defender um possível espião russo (ou soviético, ou ainda inglês), Rudolf Abel (Mark Rylance, Vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante), e automaticamente se tornar o assunto da cidade, recebendo olhares de grande reprovação no metrô, e alguns conflitos familiares.

Quando a sentença de morte se mostra próxima a uma real possibilidade de sentença, Donovan faz a previsão que leva o filme (e a história, já que é um filme baseado em fatos reais) adiante. O problema é que fica tudo morno demais. E quando parece que algo mais maciço e veemente vai se desenrolar, somos pegos de surpresa na mesmice morna de antes. É claro que é inegável a maestria de Spielberg em contar histórias e a excelência de Hanks em nos entregar uma personagem absolutamente verossímil. Porém, dessa vez essa soma não foi o suficiente. O jeito é esperar e ver que outras histórias Spielberg irá nos contar. Dizem que ele trará Indiana Jones 5 em 2019, confesso que sempre me entreteve muito em cada um dos episódio desse arqueólogo aventureiro, e com certeza esperarei ansiosamente pelo quinto capítulo.

Dados do Filme
Título: Ponte dos Espiões
Título original:
Ano: 2015
Diretor: Steven Spielberg
Fox Film

2.5/5.0

Cristiano Santos

25 thoughts on “Ponte dos Espiões [Resenha do Filme]

    • 1 de agosto de 2016 em 17:42
      Permalink

      Pois é, Hanks está ótima, mas achei o filme bem mais ou menos…

      Resposta
  • 31 de julho de 2016 em 23:01
    Permalink

    Que pena que não terminou como gostaria.É tão díficil filmes de ação ficarem assim né?Não entendo muito desse gênero, confesso, mas sei lá.
    Valeu pela resenha mesmo assim 🙂

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    Resposta
    • 1 de agosto de 2016 em 17:45
      Permalink

      Imagina! Valeu pelo comentário, Carol 😉

      Resposta
  • 1 de agosto de 2016 em 00:23
    Permalink

    Humm, nunca tinha ouvido falar no filme… Pena ser tão parado, mas claro que não deve ser uma trama ruim, apenas acho que precisa de um momento específico para ser assistida né.

    Bj, Van – Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    Resposta
    • 1 de agosto de 2016 em 17:46
      Permalink

      Hehe, exato Vanessa! Valeu pelo comentário 😉

      Resposta
  • 1 de agosto de 2016 em 04:15
    Permalink

    Olá!
    Eu não conhecia esse filme, mas assistiria só pelo fato de gostar muito do Tom Hanks. Achei que ele atuou muito bem em alguns filmes que assisti.
    Assim que encontrar uma brecha, assistirei o filme.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    Resposta
    • 1 de agosto de 2016 em 17:54
      Permalink

      Tá certo, Sávio. Volte e me diga o que achou 😉

      Resposta
    • 1 de agosto de 2016 em 18:04
      Permalink

      Hehehe, tá certo, Vanessa. Pode pôr as séries em dia, sem culpa 😉

      Resposta
  • 1 de agosto de 2016 em 12:34
    Permalink

    Oi, Cris!
    Meu namorado começou a assistir e desistiu um pouco antes da metade, então eu desisti também de ver. Não gosto muito de filmes parados.
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
    • 1 de agosto de 2016 em 18:05
      Permalink

      Pois é, Luiza. Compreendo. Eu não costumo parar no meio, até adianto no controle (se estiver em casa) mas vou até o fim.

      Resposta
  • 1 de agosto de 2016 em 12:56
    Permalink

    Oi Cristiano!
    Também não curti o filme tanto assim. Acho que tem uma história interessante, mas enfadonho demais. Tom Hanks é sempre ótimo (Mark Rylance também) mas, como você, disse, só isso não basta.
    Com relação ao Indiana Jones 5, assisti só a trilogia inicial. Confesso que fiquei com um pé atrás sobre o 4 filme. Não sei se me animo a ver o 5 também.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    Resposta
    • 1 de agosto de 2016 em 18:07
      Permalink

      Olá Mariana!
      Concordamos em relação a Ponte o/
      E um pouco tbm em relação ao Indiana. Eu estava com pé atrás com o da Caveira de Cristal, mas eu acho que a história manteve a aventura e abusou dos efeitos especiais. Se fosse só efeito e história fraca, eu nem ligaria. Mas me peguei preso à trama da Caveira. Por isso aguardo o 5o 😉
      Valeu pelo comentário!

      Resposta
  • 1 de agosto de 2016 em 13:26
    Permalink

    Olá Cristiano! Tudo bem?

    Tenho que admitir que não sou muito de assistir filmes em casa, na maioria das vezes vou no cinema ou meus amigos precisam insistir muito hahahaha enfim um o outro me chama atenção eu acabo assistindo de qualquer maneira, infelizmente não foi esse o caso pude notar que o filme deixo a deseja e a premissa não e tão tentadora assim, boa sorte na próxima estória que esta por vim 🙂 eu tenho que toma vergonha na cara e assistir Indiana Jones!

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    Resposta
    • 25 de agosto de 2016 em 02:50
      Permalink

      Olá! Se conseguir te fazer assistir Indiana Jones, já tá valendo!
      Obrigado pelo comentário 😉

      Resposta
  • 1 de agosto de 2016 em 17:48
    Permalink

    Oiii gostei muito do enredo do filme, ainda não assisti mas pretendo 🙂 Eu amo os filmes com o Tom Hanks, acho ele um ator maravilhoso! Ótimo post.

    *Beijokas -Hellen Barros.

    Resposta
    • 25 de agosto de 2016 em 02:50
      Permalink

      Obrigado, Hellen!
      Sim sim, Tom Hanks é definitivamente um grande ator 😉

      Resposta
  • 1 de agosto de 2016 em 23:25
    Permalink

    Oi
    já li muitos comentários positivos desse filme, mas confesso que nem tenho interesse em assistir esse filme, pela sua resenha eu vi que parece ser um filme meio chatinho.

    momentocrivelli.blogspot.com

    Resposta
    • 25 de agosto de 2016 em 02:51
      Permalink

      Hehehehe, concordo com o 'meio chatinho', Denise 🙂

      Resposta
    • 25 de agosto de 2016 em 02:52
      Permalink

      Olha Alisson, minha intenção não era diminuir sua vontade, mas já que aconteceu, veja quando puder. Valeu pelo comentário!

      Resposta
  • 7 de junho de 2018 em 19:46
    Permalink

    Eu realmente gostei da história. Ponte dos Espiões marca o retorno de Steven Spielberg à boa forma e ao modo mais gostoso de se fazer cinema: com criatividade e amor pela arte. Como sempre, Hanks traz sutilezas em sua atuação. O personagem nos cativa, provoca empatia imediata graças a naturalidade do talento do ator para trazer Donovan à vida. Mark Rylance (do óptimo Filme Dunkirk ) faz um Rudolf Abel que não se permite em momento algum sair da personagem ambígua que lhe é proposta, ocasionando uma performance magistral, à prova de qualquer aforismo sentimental que pudesse atrapalhá- lo em seu trabalho, sem deixar de lado um comportamento espirituoso e muito carismático. O trabalho de cores, em que predominam o cinza e o grafite, salienta a dubiedade do caráter geral do mundo. Ponte dos Espiões levanta uma questão muito importante: a necessidade de se fazer a coisa certa, mesmo sabendo que isso vai contra interesses políticos ou de algum grupo dominante. A história aqui contada é baseada em fatos reais, mas remete também ao caso recente do ex-administrador de sistemas da CIA que denunciou o esquema de espionagem do governo americano em 2013 e foi tratado como um traidor, mesmo que tenha tido a atitude correta. É uma crítica clara à hipocrisia norte-americana, que trabalha sempre com dois pesos e duas medidas em se tratando de assuntos como esse.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!