Os Segredos de Colin Bridgerton [Resenha Literária]

Eu acho que para quem acompanha as séries dos Bridgertons, o quarto livro, Os segredos de Colin Bridgerton é um marco, por dois motivos: a desconstrução do personagem Colin e a revelação sobre a identidade secreta de Lady Whistledown.

Acho que a Penelope e a Lady Whistledown foram de certa forma construindo uma imagem mais leve de Colin ao longo da série e por isso, ao conhecermos um pouco mais de Colin, estranhamos ver o tão simpático e sarcástico Bridgerton sendo seco, invejoso e sem dúvida humano. Colin não é o príncipe encantado que Penelope Featherington acreditou que fosse a vida toda, quando ainda criança se apaixonou por ele. Na verdade, Colin é sem dúvidas um homem com seus defeitos.

A desconstrução de Colin pode ter desagrado alguns e eu esperava mais do personagem e até mesmo da história, mas a Julia continua acertando nos coadjuvantes e confesso que, ao menos pra mim, Lady Danbury rouba a cena nesse livro, assim como Violet rouba no livro anterior (em Um perfeito cavalheiro)! Aliás, Lady Danbury é uma coadjuvante essencial nos livros da Julia, quem já leu outras séries dela sabe disso. Por isso, eu sempre me encanto com as histórias da autora, que constrói uma Londres própria com personagens que passeiam por todos seus livros. Foi com graça que li a mesma cena de Simplesmente o paraíso neste livro, agora, sob perspectivas diferentes, daqueles que estavam na plateia escutando o horrível quarteto Smythe-Smith!

E se Penelope, a patinho feio, finalmente encontra seu príncipe, Colin parece que encontra seu lugar no mundo! Claro que com muito esforço e uma parcela de sentimentos conflitivos, principalmente depois da revelação sobre quem é Lady Whistledown. Eu confesso que como boa geminiana curiosa, no final do segundo livro, procurei saber quem era a colunista fofoqueira e achei genial! Claro que entendo que para alguns a revelação sobre sua identidade pode ter sido precipitada, talvez sim, mas acho que o problema maior foi a Julia dar a entender que Lady Whistledown estaria em toda a série, sabendo que desde o começo ela não estaria. Talvez se o público soubesse disso não teria achado precipitada a revelação. De qualquer forma, a narrativa sobre o mistério é bem desenvolvida e se o leitor não for curioso como eu, não descobre quem é a colunista antes do tempo!

Agora, para aqueles que se perguntam como será a série Bridgerton sem Lady Whistledown, não se preocupem, Julia sabe agarrar seus leitores como ninguém e não duvido que nos surpreenda como uma excelente história no próximo livro, que será sobre Eloise.

E para terminar, ressalto que Penelope, pra mim, foi a melhor protagonista da autora até o momento, uma mulher inteligentíssima, corajosa e que finalmente resolve ser feliz sendo ela mesma!
FICHA TÉCNICA
Os Segredos de Colin Bridgerton – Os Bridgertons # 4
Autora: Julia Quinn
Onde Comprar: Amazon
Michele Lima
Na Nossa Estante

View Comments

Recent Posts

Diários de uma Apotecária – Segunda Temporada

Um dos meus animes preferidos da atualidade é Diarios de uma Apotecária. Serve mistério, drama…

2 dias ago

Do Fundo da Estante: O Guarani

O cinema brasileiro mal tinha começado sua retomada e Norma Bengell (1935 - 2013) teve…

2 dias ago

Meus Clientes Fantasmas [Crítica]

Meus Clientes Fantasmas é mais um dorama em que Jung Kyung-Ho (Intensivão do Amor e…

1 semana ago

Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda! [Crítica]

Duas décadas após o sucesso de Sexta-feira Muito Louca (2003), Lindsay Lohan e Jamie Lee…

2 semanas ago

Do Fundo da Estante: Kiss Daddy Goodnight

Desde que me tornei fã de Uma Thurman nos anos 90, eu sempre quis assistir…

2 semanas ago

Nove Peças [Crítica do Dorama]

Nove Peças é mais um ótimo dorama de investigação policial disponível no Disney Plus. Aqui…

3 semanas ago