As semelhanças entre Bugonia e Salve o Planeta Verde

Bugonia

Salve o Planeta Verde já nasceu cult e de tão bom ganhou um excelente remake pelas mãos do grego Yorgos Lanthimos. Sim, existem refilmagens feitas em Hollywood que funcionam e Bugonia é a prova disso.

O longa coreano é um filme pop por excelência, com uma pegada de HQ, ágil, exagerado e muito violento. O diretor Jang Joon-Hwan, com um orçamento modesto e uma boa idéia na cabeça, fez um filme para os nerds, para fãs de ficção-científica e para quem curte um bom besteirol! Tudo aqui funciona bem e funciona até hoje, mesmo sendo produto de uma era na qual a internet já existia, porém não com a forma e conteúdo atuais.

Byeong-gu (o ótimo Shin Ha-kyun) tem plena convicção de que alienígenas estão entre nós com o objetivo de exterminar a humanidade no próximo eclipse lunar e a única maneira de salvar o planeta é conseguir o código real genético das mãos do líder alienígena. E esse líder, segundo Byeong-gu, é o chefe da empresa onde trabalha (Gi Ju-Bong) e que está disfarçado. Então, com a ajuda da namorada Su-Ni (Hwang Jeong-min), Byeong-gu o rapta e dá início a série de torturas na esperança de que ele confesse a verdade e revele o código. Até lá, Byeong-gu despeja teorias da conspiração pra lá de absurdas para justificar o sequestro e as torturas.

Salve o Planeta Verde

Conforme a narrativa avança, o protagonista vai surtando cada vez mais e o pobre sequestrado luta para provar que não passa de um simples terráqueo. Com situações inesperadas e um final polêmico, Salve o Planeta Verde tem tanto a oferecer que Yorgos Lanthimos se esbaldou e trouxe a história pros dias atuais, substituindo a namorada por um primo autista e o chefe por uma CEO mundialmente famosa. Bugonia é tenso, raivoso, cruel e cheio de garras, dentes e humor involuntário. E tão violento quanto seu filme de origem e também sombrio, mas o diferencial aqui, além da superprodução, é o grande duelo de atuações entre Jesse Plemons e Emma Stone. Ficou com Jesse o papel do perturbado Teddy e Emma interpreta Michelle, a suposta alienígena. O ator Aidan Delbis, autista na vida real, é Don, seu devoto primo autista, importante coadjuvante que substitui a namorada do longa coreano. O grego Lanthimos imprime sua marca com uma bizarrice aqui e ali, mas o inteligente roteiro de Will Tracy, da série Succession, consegue trazer para dentro da narrativa o embate ideológico atual, onde direita e esquerda se confrontam e seus exageros ficam evidenciados. Jesse apresenta o melhor desempenho de sua carreira até agora, mas é Emma Stone que justifica os dois Oscar que já recebeu. Sua atuação é segura, diz o texto com firmeza e sua voz grave só engrandece cada palavra dita. Indo do desespero ao humor e ao drama com uma facilidade assombrosa, não será surpresa pra ninguém se derem um terceiro Oscar pra ela.

Bugonia termina de maneira mais polêmica que Salve o Planeta Verde. Recomendo com gosto os dois filmes e ambos merecem uma nota 8/10.

Salve o Planeta Verdeestá disponível no Prime e no MUBI.
Bugonia foi exibido na 49° Mostra de Cinema em SP e estreará em breve.

 

Italo Morelli Jr.

One thought on “As semelhanças entre Bugonia e Salve o Planeta Verde

  • 3 de novembro de 2025 em 10:18
    Permalink

    Parece ser um filme genial e marcante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada