Os Rejeitados [Crítica do Filme]

Os Rejeitados é mais um na corrida do Oscar 2024 com um filme adorável em que as interpretações do trio Paul Giamatti, Dominic Sessa e Da’Vine Joy Randolph se destacam bastante!

Paul Hunham é um professor linha dura em uma escola de internato masculino, nem os alunos, nem os professores gostam dele, exceto a simpática Lydia Crane (maravilhosa Carrie Preston) e a cozinheira do local Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph). E ninguém gosta muito também de ficar no Natal na escola junto com os alunos que não vão para casa, tarefa que dessa vez fica a cargo de Paul!]

Rabugento, rígido e ainda assim um bom professor, Paul fica com um pequeno grupo de alunos na escola e a companhia de Mary que perdeu seu marido e filho, em uma ambiente nada alegre ou natalino! No entanto, os alunos conseguem arrumar um lugar para ir nas férias depois de alguns dias, exceto Angus Tully (Dominic Sessa), o aluno com mais potencial da turma, mas bem complicado!

Durante a primeira hora do longa, a direção de Alexander Payne (Os descendentes) e roteiro de David Hemingson focam na apresentação do trio de personagens, quase nada acontece em termos de ação, mas se estabelece claramente a dinâmica entre eles. Paul é antissocial e tem dificuldade de entrar no espírito natalino, Mary é bastante compreensiva e prática, mas ainda está de luto e Angus se sente abandonado pela mãe. É o sentimento de tristeza, de serem deixado para trás que no final das contas os une.


Ambientado no final dos anos 60, durante a Guerra do Vietnã, temos uma paisagem fria que dialoga muito bem com os sentimentos vividos pelos personagens, que mesmo frustrados buscam um pouco de calor e amor. O vínculo criado entre o professor e seu pupilo é lindamente bem desenvolvido, com um toque de leveza, ao mesmo tempo que a realidade da vida dos dois dois não deixa em nenhum momento de permear a história. O sarcasmo é sutil, bem como os momentos em que a simplicidade se contrapõe com o sofisticado.  

Paul Giamatti faz aqui um homem pedante, chato, cheio de regras, mas quando finalmente entende seu aluno nos mostra uma faceta excelente! O ator realmente merece as críticas positivas sobre sua atuação, bem como Dominic Sessa com seu Angus revoltado, deprimido e ainda cheio de expectativas.

No final das contas, Os Rejeitados é um filme doce e um tanto amargo, sensível, com ótimos personagens!

FICHA TÉCNICA

Título: Os Rejeitados
Titulo Original: The Holdovers
Direção: Alexander Payne 
Data de lançamento: 11 de janeiro de 2024
Universal Pictures 

Michele Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!