Do Fundo da Estante: A Hora do Pesadelo

Um dos filmes daquele ano, cinemas lotados, propaganda boca a boca e muita espera pelo VHS e pra quem ainda não tinha vídeo cassete, longos anos no agurado pela exibição na TV. Com um vilão muito original, assustador e repleto de humor maldoso, A Hora do Pesadelo (1984) veio pra ficar, apesar dos altos e baixos dos filmes seguintes, uma série de TV bem ruinzinha e um remake pior ainda.

Na fictícia Springwood, Ohio, EUA, após ser queimado por pais vingativos, o pedófilo Freddy Krueger com sua luva de lâminas afiadas, passa a atacar adolescentes em seus sonhos e matando-os no mundo real.

Com os dizeres “baseado em fatos reais”, o diretor Wes Craven fez um filme muito violento, tenso e que não economiza no sangue. Robert Englud, intérprete de Freddy, tem aqui o papel de sua vida e sabia disso. Ele se esbalda cena após cena, e a esforçada protagonista Heather Langenkamp tambem dá conta do recado, sendo futuramente escalada para outras produções da franquia. Longe das facilidades atuais do CGI, a equipe de efeitos visuais teve que caprichar na maquiagem (uma das mais famosas da história dos filmes de terror) e nos efeitos práticos tão comum nos anos 80, artesanais, impressionantes eficientes até hoje.

Ao juntar terror e pesadelo, Wes Craven já tinha meio caminho andado pra criar as melhores atmosferas de terror, já que num sonho ruim tudo pode acontecer.

Inevitavelmente e talvez intencionalmente, Freddy Krueger se tornou um ícone Pop do terror, algo que não ocorria desde o conde Drácula. O fato de ser um personagem urbano num filme estadunidense, facilitou ainda mais sua fama mundo afora, se tornando um dos assuntos mais discutidos da época. Seria ele o personagem que salvaria o cinema de terror do marasmo e de quebra ainda traria alguns anos de sobrevida ao gênero.

O público adolescente, claro alvo da produção, se encontra hoje beirando os 60 anos de idade e até hoje se lembram com carinho do que viveram e também dos muitos pesadelos que tiveram.

FICHA TÉCNICA

Título: A hora do pesadelo
Título Original: A Nightmare on Elm Street
Direção: Wes Craven
Data de lançamento: 9 de novembro de 1984 (EUA)

Italo Morelli Jr.

One thought on “Do Fundo da Estante: A Hora do Pesadelo

  • 2 de outubro de 2023 em 16:23
    Permalink

    Realmente é um filme bem assustador. Obrigado por essa relembrança.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido
Dorama: Uma Família Inusitada Crítica: A Esposa do meu marido