O Jeremias [Crítica do Filme]
O Jeremias é um filme mexicano de 2015 que está no catálogo da Netflix e que me chamou atenção por ter uma criança genial como protagonista!
Jeremias (Martín Castro) pergunta tudo desde sempre, é esperto, inteligente e se sobressai na escola facilmente, mas não tem muitos amigos, na verdade o único amigo que consegue ter é um senhor que joga xadrez. Em casa Jeremias também tem dificuldade em socializar, sua mãe é até compreensiva e tenta ajudá-lo, mas o pai não confia muito na capacidade do filho. No entanto, quando finalmente descobrem o QI alto do protagonista, os pais começam a mudar as coisas em casa e ter um pouco mais de fé dele..
Jeremias passa por muitas dificuldades sociais, não têm paciência para a professora e fica o filme todo se perguntando o que vai ser quando crescer. Essa pergunta angustia tanto a criança que Jeremias claramente entra em depressão. Ele tenta de todas as formas descobrir que profissão pode ter e não acha nada, chegando a medidas extremas. E o plot final do filme ainda me deu um tanto de angústia.
Não é um longa divertido, apesar do carisma do ator Martín Castro, mas é leve ao mesmo tempo que triste por Jeremias ser tão incompreendido. Outro aspecto positivo foi a crítica ao ensino tradicional e como todos estão despreparados, inclusive os pais, para lidar com crianças diferentes. Entretanto, o filme perde força, parece estagnado em alguns momentos. A história tinha potencial para mais, até pela complexidade do tema, mas não consegue uma boa execução.
Em suma, O Jeremias foi uma experiência interessante, mas eu esperava mais.
FICHA TÉCNICA
Título: O Jeremias
Título Original: El Jeremías
Direção: Anwar Safa
Data de lançamento: março de 2015
Sony Pictures
Disponível até o momento na Netflix
Michele Lima
Nunca assisti. Vou ver se assisto em breve.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia