Escuridão [Resenha Literária]

David Small é o autor da graphic novel autobiográfica Cicatrizes (2009) e depois de um hiato de quase uma década, nos apresenta um novo trabalho. Escuridão poderia facilmente se chamar de Opressão, já que o protagonista passa por momentos bastante opressivos. E a cada página eu tinha a sensação de que algo ruim aconteceria com ele, o clima melancólico e bastante depressivo da história nos dá o tom de toda a trama, com ótimos momentos de reflexão.

De uma maneira crua, mas ao mesmo tempo com certa sensibilidade, a HQ aborda a brutalidade da adolescência na década de 1950, numa atmosfera bem densa.

Após ser abandonado pela mãe, o garoto Russell Pruitt, de treze anos, se muda com seu pai para a Califórnia, mas antes são rejeitados pela tia do protagonista. Seu pai veterano de guerra é alcoólatra, machista e trata muito mal o próprio filho que é negligenciado desde sempre. Russell luta para sobreviver em Marshfield, uma cidade pequena, onde ele sofre bullying e nunca tem dinheiro para nada, o que o salva constantemente é o casal de imigrantes chineses, Wen e Jian Mah


Russel conhece Warren que o ensina a ficar invisível e escapa dos valentões. É um garoto bem sensível, que mora com a avó e Russell se aproveita bastante do fato do rapaz ter dinheiro. Quando o protagonista percebe que Warren pode ser gay, ele se afasta e se junta ao grupo de Kurt, a máxima representação da toxicidade. 

Ainda que seja ambientado na década de 1950, a história é bastante atual, com temas que ainda continuam importantes como a masculinidade tóxica, bullying, homofobia, alcoolismo, imigração, abandono infantil. Russel não teve figuras adultas que pudessem orientá-lo e ao poucos a escuridão toma conta dele a ponto de não saber como pedir e nem receber ajuda.

David Small se apoia no preto e branco para colaborar com o sombrio e a melancolia palpável da obra. São longos quadros sem textos e quando aparecem são sempre bem concisos.

Escuridão ficou entre os vencedores do Alex Awards, da American Library Association, e foi indicado pelo Boston Globe como um dos melhores livros de 2018. É uma obra tocante que aborda bem as complexidades da adolescência. 

FICHA TÉCNICA

Título: Escuridão
Autor: David Small
Editora: DarkSide® Books
Onde Comprar: Amazon e DarkSide® Books

Michele Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.