Luto sem Medo [Resenha Literária]

O corvo é bastante comum na literatura, autores como Edgar Allan Poe e Charles Dickens, já trabalharam a figura do animal em emblemáticas obras com toques sobrenaturais e Max Porter faz o mesmo em Luto sem Medo.

Uma mãe morre e deixa dois filhos e um marido sem rumo, mas um dia parece um corvo e para surpresa de todos tenta ajudá-los a superar a morte da pessoa tão importante para eles. Não é sem espanto, mas dentro do realismo fantástico é bastante comum a aceitação mais rápida de acontecimentos estranhos e aqui funciona do mesmo modo.


Através de um texto poético, às vezes desconexo, mas repleto de metáforas, vamos acompanhando os dias dessa família e como com o tempo eles vão lidando com a morte. Afinal, o luto não é pra sempre, mas passamos por estágios dele que podem durar às vezes mais do que gostaríamos. O livro é narrado pelos “meninos”, “o pai” e “o corvo” e nos mostra em perspectivas diferentes como lidar com o luto. Em alguns momentos o leitor percebe que as crianças ficam confusas com a ausência da mãe e tentam expressar a dor que sentem. O pai não sabe bem o que fazer com a saudade da esposa, mas ele também busca soluções para expressar seus sentimentos e o corvo é uma figura marcante, poderosa e persistente na casa.

A narrativa é uma mistura de prosa, poesia e fábula, cheia de boa complexidade, a cada trecho precisava parar para analisar todas as frases porque o autor trabalha com muita sutileza o luto, mas também tem certo humor, inusitado em alguns momentos pela figura do corvo.


Foi lendo Caitlin Doughty que descobri a importância de conversar sobre a morte e Max Porter trabalha bem a questão do luto, que geralmente é considerado uma tema difícil pela intensidade da dor, mas é de suma importância aprender a lidar com ele e é justamente o que ensina a figura do corvo na obra.

Luto sem Medo não é uma leitura simples porque o tema também não é, mas é curta,  sensível e impactante. A edição da Editora Somos é perfeita com ilustrações que combinam com a obra.

FICHA TÉCNICA

Título: Luto Sem Medo
Autor: Max Porter
Editora: DarkSide® Books / Somos Livros
Onde Comprar: Amazon

Michele Lima

One thought on “Luto sem Medo [Resenha Literária]

  • 14 de fevereiro de 2022 em 23:46
    Permalink

    Oi, Mi! Tudo bom?
    Não sei se tenho emocional pra lidar com uma leitura dessas porque luto é um pesadelo pra mim, ainda mais sentindo ele no momento. Mas parece realmente um livro bem intenso, justamente pelo tema, como você disse.

    Beijos, Nizz.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.