O tempo com você [Crítica do Filme]

Makoto Shinkai é sinônimo de excelência, amei O jardim das palavras (Kotonoha no Niwa) e mais ainda Your Name (Kimi no Na wa) e agora O Tempo Com Você (Weathering With You/Tenki no Ko) entrou pra lista de preferidos, eu amo uma animação com ficção (deu até vontade de ver A Garota que Conquistou o Tempo Toki wo Kakeru Shōjo – de novo, inclusive).
Ao contrário de Your Name que a choca um tanto pela reviravolta na trama, aqui é mais fácil de perceber que as coisas estão bem erradas. A começar pelo protagonista, Hodaka que está fugindo de casa e prefere passar fome em Tóquio do que voltar para a casa dos país. E o começo dele na cidade não é nada fácil, quase morre quando chega, é salvo por Keisune e depois precisa economizar para ter onde dormir e o que comer. Numa situação crítica, ele procura seu salvador que oferece um emprego na sua revista de casos de lendas urbanas e deixa que ele fique morando no lugar. Hodaka e Natsumi (que ajuda Keisuke), fazem várias entrevistas sobre casos estranhos e conhecem a lenda da garota do sol, uma menina capaz de fazer parar a chuva e trazer o sol para o lugar em que está, nem que seja por pouco tempo. E logo descobrimos que Hina é exatamente essa pessoa.

Hina é uma garota que tenta ajudar Hodaka quando dá um hambúrguer de graça para ele, os dois começam a ser bem amigos e o protagonista nutre uma paixão pela moça. Ela também vive numa situação crítica, sem pais ela tenta sozinha manter seu irmão. Os três começam a vender serviços online onde Hina traz o sol para quem a contrata e claro que é uma questão de tempo para as pessoas começarem a falar. O único problema é que cada vez que ela para a chuva insana em Tóquio o corpo dela vai sofrendo consequências.
A tragédia é iminente e a tensão é enorme! Parece difícil o final feliz, mas a gente torce mesmo assim. Hodaka e Hina são ótimos juntos, dois adolescentes sem família que unidos tentam se manter como podem. E Keisune é um personagem bem agridoce. Sofre com o luto depois de perder a esposa, quer a guarda da filha e é por ela que às vezes é egoísta, um coadjuvante bem complexo.
O longa, assim como em Your Name, tem a trilha sonora do grupo RADWIMPS, que deixa tudo bem mais sensível. Os traços bem marcantes das animações do Shinkai, com cenários lindos e um céu realmente fantástico.
A parte final é cheia de adrenalina, mas confesso que esperava mais da conclusão. O roteiro não tem medo de ultrapassar as linhas da realidade e vai ao extremo no assunto de mudanças climáticas e aquecimento global, com pitadas sobre condições de trabalho e exploração sexual infantil, me surpreendi positivamente nesse aspecto. O Tempo com você (Tenki no Ko) é um filme bem original que mescla tradições do japão, ficção científica e um bonito romance.
FICHA TÉCNICA
Título: O tempo com você
Título Original: Tenki no Ko
Direção: Makoto Shinkai
Data de lançamento: 26 de novembro de 2020
Amazon Prime Vídeo Br

Michele Lima

3 thoughts on “O tempo com você [Crítica do Filme]

  • 24 de outubro de 2021 em 15:26
    Permalink

    OI Mi! Amo Tenki no Ko. Já vi mais de uma vez, tenho light novel e mangás da história. Tudo que Makoto produz ganha meu coração. Your Name segue sendo meu grande amor, mas este aqui também é maravilhoso. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!