Top 5 filmes do Tim Burton

Tim Burton é uma dos meus roteiristas, produtores e diretores preferidos e embora nos últimos anos não tenha feito nada que me impactasse muito, marcou minha infância e adolescência com seus filmes macabros, sombrios e igualmente encantadores.
Abaixo listo meus 5 preferidos de Tim Burton
O Estranho Mundo de Jack

Natal e Halloween, Tim Burton conseguiu unir as duas datas num único filme! Jack Skellington (Chris Sarandon) é um esqueleto que vive na Cidade do Halloween. Um dia o protagonista acha por um acaso alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal e encontra demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido muito o que viu, ele convence os cidadãos a sequestrar o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Sua namorada Sally (Catherine O’Hara) é totalmente contra a ideia.
Vale lembrar que em O Estranho Mundo de Jack, Burton é produtor e roteirista e não o diretor. Quem dirige a animação é Henry Selick (Coraline). 
Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
Tim Burton foi diretor de Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas e ainda que não seja macabro como outros filmes, mostra um universo bem interessante, onde coisas bizarras podem acontecer. Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias e quando jovem resolveu dar uma volta ao mundo. Agora, já mais velho, Ed gosta de contar suas aventuras mesclando realidade com fantasia, o que agrada todos, menos a seu filho, Will (Billy Crudup). No entanto, Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar os dois e melhorar a relação deles. Uma história bonita e sensível.
Edward Mãos de Tesoura

Confesso que até hoje Edward Mãos de Tesoura me causa certa estranheza. É um filme bonito, sensível, mas um tanto perturbador. Ao ter empatia pelo protagonista, sempre fico um tanto triste toda vez que vejo o filme. 
Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon e um dia descobre por acaso Edward (Johnny Depp). O protagonista é um jovem solitário que vive em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser. Edward possui enormes tesouras no lugar das mãos e passa a criar revolucionários cortes de cabelos, podar a vegetação em forma de figuras e esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é amado por uns, odiado por outros, principalmente por Jim, namorado de Kim (Winona Ryder), filha de Peg, por quem Edward se apaixona.
Winona Ryder e Johnny Depp tinha uma ótima química.
Batman: O Retorno

Muita gente reclama da franquia do Batman do Tim Burton, mas eu não vou cuspir no prato que comi com muito gosto. Antes mesmo da Marvel ser tão famosa no cinema, a gente tinha o Batman de Michael Keaton, um dos meus preferidos. 
Na trama, Max Shreck (Christopher Walken) é um milionário que tenta transformar o Pinguim (Danny DeVito), um ser estranho que tinha sido abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. E o Batman além de enfrentar o Pinguim precisa lidar com a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), linda, com dupla personalidade e perigosa.

Michelle Pfeiffer
até hoje insuperável como Mulher-Gato.
Os Fantasmas se Divertem

O meu preferido do Tim Burton, é aquele filme que pode passar cem vezes que eu veria todas sem me cansar. 
Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) morrem depois que o carro deles cai em um rio. Os dois passam a viver como fantasmas sem poder sair de casa pelos próximos cinqüenta anos. A paz do casal é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara) compram a casa e passam a viver por lá. Os Maitland até tentam espantar os novos moradores sem sucesso. Até a filha do casal Lydia Deitz (Winona Ryder) os enxerga e não se apavora. Assim, eles contratam Beetlejuice (Michael Keaton), em português chamado de Besouro Suco (?), um “bio-exorcista” e a situação foge do controle.
A cena do casal e os amigos na cena de jantar quando os Maitland tenta assustá-los é sensacional, bem como a trilha sonora. No longa se você chamar Beetlejuice três vezes ele aparece, obviamente quando criança dizia Besouro Suco toda hora pra ver se ele aparecia. Infelizmente, espero a visita dele até hoje!
Michele Lima

5 thoughts on “Top 5 filmes do Tim Burton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.