As dez vantagens de morrer depois de você [Resenha Literária]

Meu primeiro contato com a autora Fernanda de Castro Lima e foi uma ótima experiência! Pra começar achei o título As dez vantagens de morrer depois de você, bastante curioso e a história, apesar de ter certa carga dramática (afinal estamos falando de luto), é leve e divertida em muitos momentos.
Gabi perdeu sua melhor amiga, Júlia, em um acidente de carro. A protagonista está terminando o ensino médio e se sente bastante só sem a amiga e para tentar enfrentar o luto resolve completar a lista de afazeres que Julia deixou pra ela, isso inclui se apaixonar, dançar, ficar 36 horas acordada, cantar para uma multidão, entre outras coisas. E foi cumprindo essa lista que Gabi conhece Lucas, ela estava distribuindo abraços na Paulista quando alguém coloca um número de telefone no seu casaco. Curiosa, Gabi começa a conversar com Lucas e imaginá-lo fisicamente bem diferente do que ele é. 
Achei triste a reação da Gabi quando encontra o Lucas pela primeira vez, na verdade, a protagonista passa por uma fase tão difícil que várias atitudes dela são bem questionáveis. Lucas é um garoto muito compreensível, se torna um verdadeiro amigo pra Gabi e além dele conhecemos também Lorena, minha personagem preferida da história. Lorena tenta ser amiga da Gabi, mas tem uma enorme dificuldade, uma vez que que a protagonista não consegue ter uma nova amiga, é como se ela tivesse traindo Julia e, apesar de não concordar com as atitudes da Gabi, achei bastante compreensível, até porque a forma de lidar com o luto varia muito de pessoa para pessoa. 
Também gostei de conhecer o Fabinho que é um personagem bem engraçado, o insuportável do Rafael, o Youtuber famoso e egocêntrico por quem Gai se envolve e Seu Toninho, uma graça de senhor, parceiro de dança da Gabi. Também achei interessante a abordagem da relação pais e filho, já que a protagonista tem alguns problemas com os pais negligentes.
Á medida que Gabi avança na lista de Júlia, e ela vai passando por várias fases do luto e não é fácil perder quem a gente ama. Gabi comete erros, vai aprendendo com eles também e no final é possível reconhecer seu amadurecimento.
A escrita da autora é ótima, a gente lê e nem sente que a história está acabando, é uma narrativa leve, fluida, divertida, jovem e também romântica em alguns momentos. Foi muito bom acompanhar o luto da Gabi, sem grandes exageros, nada de apelação, com personagens bem reais, que erram e acertam como nós na vida. Já quero ler outros livros da Fernanda. 
FICHA TÉCNICA
Título: As dez vantagens de morrer depois de você
Autora: Fernanda de Castro Lima
Nota: 4.5/5
Onde Comprar: Amazon
 

 Michele Lima

8 thoughts on “As dez vantagens de morrer depois de você [Resenha Literária]

  • 14 de janeiro de 2020 em 14:53
    Permalink

    Não fui muito com a cara do livro não, acho que nem conhecia essa autora, mas o roteiro me lembra muito outro livro. Parece meio sem graça, mas deve ser eu mesma o problema (as fases que a gente passa), mas por ter um certo drama eu fiquei interessada.
    E também estou um tanto curiosa em como a protagonista irá lidar com o luto e cumprir a lista mesmo de luto.
    Jardim de Palavras

    Resposta
  • 14 de janeiro de 2020 em 19:24
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu adorei a escrita da autora também. Peguei o livro para ler achando que a leitura ia ser pesada e acabei lendo bem rapidinho. Quero ler outros livros dela.

    Prefácio

    Resposta
  • 14 de janeiro de 2020 em 23:42
    Permalink

    Esse livro divide opiniões. Particularmente ele não me chamou atenção… acho que não estou muito para drama adolescente, mesmo que passe uma boa mensagem
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 14 de janeiro de 2020 em 23:46
    Permalink

    OI, Mi
    Comprei um outro livro da autora mas acabei nem lendo. Ainda não decidi se essa sinopse me atrai, não estou muito favorável a leitura por enquanto e saber que a personagem faz alguns erros me deixa com um pé atrás, mas vamos ver futuramente.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    Resposta
  • 16 de janeiro de 2020 em 00:38
    Permalink

    Oi Mi! A sua é a segunda resenha que leio que elogia muito o livro, eu nunca li nada desta autora e estou bem curiosa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.