Star Wars: A Ascensão Skywalker [Resenha do Filme]

É difícil agradar todo mundo, mais difícil ainda é agradar milhares de fãs de uma saga que marcou a cultura pop por gerações. Star Wars – A Ascensão Skywalker teve a difícil missão de encerrar a franquia de nove episódio e teve erros e acertos. Acerta em querer homenagear e trabalhar com nossa nostalgia, erra pela falta de intensidade, por correr com a história que merecia um pouco mais desenvolvimento. 
Depois dos acontecimentos do episódio 8, Os últimos Jedi, Princesa Leia (Carrie Fisher) continua liderando a resistência, cada vez mais escassa e Rey (Daisy Ridley) no seu treinamento Jedi. No entanto, descobrimos um antigo vilão que volta para acabar com qualquer oposição e Kylo Ren é seu grande líder. Na verdade, o filho de Leia e Han Solo quer ser o novo Imperador e sabe que o caminho para isso está em ter Rey ao seu lado.
Rey com a ajuda de Finn (John Boyega), Poe (Oscar Isaac), Chewbacca e C-3PO partem numa importante missão: encontrar Exegol, o planeta oculto dos Sith e assim destruir o Império. A jornada apresenta inúmeras complicações, mas com a mesma facilidade que os problemas aparecem, eles também são resolvidos, o que deixa o roteiro sem muita profundidade. O ritmo é acelerado o tempo todo, mas deixa espaço para momentos nostálgicos. Leia provavelmente teria uma participação maior na trama, com o falecimento de Carrie Fisher, fica visível que o roteiro teve que se adaptar, inclusive usando de recursos não tão convincentes com personagens que provavelmente não teriam mais espaço na trama. 
No entanto, a resolução dada para a Princesa emociona bastante, principalmente os fãs da trilogia original. E cenas para agradar aos fãs não faltaram, o longa está recheado de fan service até mesmo nas cenas finais.E o final, apesar de torcer por algo diferente, foi condizente com a histórias dos personagens.
O longa apesar de não explicar muito como o vilão volta exatamente, não deixa ponta soltas no final. Sabemos a origem de Rey e os motivos para ter a confiança de Leia e Luke e a única relação bem trabalhada no filme é a da protagonista com Kylo. A química entre os dois foi gradual e não ignorada no episódio 9 para a alegria de muitos. E Ren como jedi passa por muitas provações! O trio de protagonistas volta a funcionar com Poe tendo mais espaço na trama e Finn, infelizmente, sendo a ponta mais apagada. Confesso que esperava bem mais do personagem que perdeu força ao longo da trilogia. Por outro lado, C-3PO rouba a cena diversas vezes, bem como Babu Frik! E também gostei da volta de Lando (Billy Dee Williams) e ver seu reencontro com Chewbacca.
O episódio nove não encerra apenas a nova trilogia, mas também a franquia dos nove episódios com os Skywalker, mas sabemos que o universo é extenso e a luta contra o lado sombrio dificilmente termina aqui. É um filme que sem dúvida mexe com os sentimentos dos fãs e trabalha muito bem os elementos dos longas antigos, como a fé e persistência. Infelizmente, Star Wars – A Ascensão Skywalker peca em desenvolvimento e resoluções fáceis, mas emoção ao filme não falta!
Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Star Wars: A Ascensão Skywalker 
Título Original: Star Wars: Episode IX – The Rise of Skywalker 
Direção: J.J. Abrams
Data de lançamento no Brasil: 19 de dezembro de 2019
Nota: 4/5
Disney
Michele Lima

3 thoughts on “Star Wars: A Ascensão Skywalker [Resenha do Filme]

  • 21 de dezembro de 2019 em 09:55
    Permalink

    Oi Mi,
    Ai que vergonha! Mas vou falar: eu seeeempre durmo ao assistir Star Wars! HAHAHAHAHAHAHAHA
    Preciso me forçar a ver todos e entender, porque tenho amigos viciados na série e só há elogios.
    Agora, sobre esse último lançamento, vejo mais gente desgostando do que gostando, só que como não entendo, ainda não vou conseguir opinar, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    Resposta
  • 22 de dezembro de 2019 em 03:48
    Permalink

    Eu sou apaixonada por essa saga, é uma das minhas favoritas. Eu gosto muito da trilogia original. A trilogia que fizeram depois (a que se passa antes, com a história do Anakin Skywalker) prefiro esquecer que assisti, em sua maioria. E essa nova trilogia, que se passa depois, me decepcionou muito no filme 8. Estou num misto de expectativa e medo com esse novo filme, pois estou super curiosa pra assistir, mas tô bem receosa de acabarem de vez com uma das melhores histórias já contadas no cinema (na minha humilde opinião, hehe). Só assistindo pra saber, né?!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    Resposta
  • 22 de dezembro de 2019 em 23:49
    Permalink

    Oi Mi! Eu assisti os seis primeiros filmes que foram lançados. Os mais antigos são meus preferidos, mas no geral gostei de todos. Estes três últimos não conferi, mas pelo visto tem agradado os fãs.Feliz Natal!!!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!