Do Fundo da Estante: Assassinos por Natureza [Nostalgia]


Quentin Tarantino conseguiu dirigir o seu primeiro longa Cães de Aluguel em 1992, graças ao produtor Lawrence Bender, ao ator Harvey Keitel que co-produziu e ao dinheiro que recebeu vendendo os roteiros de Amor a Queima-Roupa (1993) e deste Assassinos por Natureza.
O que Tarantino não imaginava é que o diretor Oliver Stone, além de fazer várias alterações no roteiro, ainda fosse transformar o amor bandido entre Mickey e Mallory Knox (Woody Harrelson e Juliette Lewis) num extenso vídeo clipe psicodélico banhado a sangue – crítica e público aprovaram, mas Tarantino não. Oliver Stone foi indicado ao Globo de Ouro de melhor diretor e Quentin Tarantino jurou que dirigiria todos os seus roteiros a partir daquele dia.
Curioso é que Stone, já consagrado com dois Oscar por Platoon (1986) e Nascido a 4 de Julho (1989), viu sua carreira desidratar após Nixon (1995) e Tarantino lançou Pulp Fiction e fez história. 
Independente dessa briga de egos, Assassinos por Natureza é um perfeito exemplar da década de 90. Retrata a juventude perturbada da época, que vivia os seus dias confundindo o “viver intensamente” com altas doses de heroína, violência extrema, desilusão, falta de rumo na vida e aquela inevitável vertigem pré-millenium – afinal, se o mundo acabasse na virada de 1999 pra 2000, teriam vivido a vida plenamente. Só que não…
O diretor Oliver Stone frisa também o importante papel da mídia, prevendo o que conhecemos hoje como Reality Show e exagerando ao máximo na carga de violência, traduzindo em imagens rapidamente editadas e sonorizadas, o efeito das drogas sintéticas e fazendo um verdadeiro Big Brother do rastro de assassinatos promovido pelo casal.
O elenco não poderia ser melhor: Juliette Lewis era a maluquete do momento e só ela teria condições de interpretar a insana Mallory em todas as suas camadas e Woody Harrelson se entregou furiosamente ao personagem. Ambos têm em tela, mais química explosiva do que toda a droga usada no filme.
Tarantino, agora mais velho e talvez mais tolerante, deveria rever Assassinos por Natureza, ligar pra Oliver Stone e agradecer. Ou vai ficar nervoso de verdade quando fizerem um remake..
FICHA TÉCNICA
Título: Assassinos por Natureza
Diretor: Oliver Stone
Data de lançamento no Brasil: 11 de novembro de 1994
Nota: 5/5
Italo Morelli Jr.

4 thoughts on “Do Fundo da Estante: Assassinos por Natureza [Nostalgia]

  • 11 de outubro de 2019 em 13:08
    Permalink

    Este é um dos meus filmes favoritos de todo o sempre!!!

    Resposta
  • 11 de outubro de 2019 em 18:58
    Permalink

    Olá, Italo.
    Nessa época eu até que curtia ainda filmes do gênero. Mas não lembro de ter assistido esse hehe.

    Prefácio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!