6 on 6 Maio – Literatura Nacional

Hello pessoal! Maio iniciou e por aqui a correria anda a todo vapor. O tema escolhido do mês são nossos livros nacionais e confesso que sou apaixonada por eles. 
Desde cedo aprendemos com os livros, sejam eles de cunho educacional ou literários… Enquanto criança eu gostava muito de histórias clássicas (o amor não mudou), e quando adentrei na adolescência vivia com uma leitura nacional nas mãos – Ziraldo, Monteiro Lobato, Marcos Rey, Pedro Bandeira, Lúcia Machado de Almeida, Cecília Meireles, etc., pois bem a leitura sempre fez parte da minha vida.
Com o passar dos anos ainda vemos certo preconceito com a literatura nacional, mas sou suspeita para falar, tenho uma pilha de livros de alguns favoritos nacionais por aqui e outros tantos que conheço todos os dias. Assim, com o tema do mês, trago a indicação de alguns livros que amo e outros que tive oportunidade de conhecer recentemente.
Confiram!!!

Frederico Elboni
Fred é um dos meus favoritos da literatura atual, com uma maneira única de escrever ele nos prende dentro do livro e nos fascina a cada palavra escrita. 
Conheci o Fred há alguns anos atrás em função de seu blog, o EOH, que me despertou para um novo mundo de pensamentos e empoderamento pelo qual não imaginava que pudesse ser descrito até então com tanto amor por um homem, sim, Fred escreve pra nós mulheres, e fico apaixonada a cada texto publicado. Atualmente ele tem 6 livros lançados, e cada um tem uma maneira única de ser. Com textos que falam de amor, relacionamentos, vontades e sentimentos com uma pitada de sinceridade, ele arranca suspiros por anda passa, e me orgulho em dizer que sou fã sim, não só do escritor por detrás dessas páginas, mas da pessoa que Frederico Elboni é. Se você ainda não conhece nenhum livro dele, dê uma chance, tenho certeza que você não irá se arrepender 
Ique Carvalho
Assim como Fred, conheci o autor há alguns anos por conta de seu blog The love code, que era um sucesso nas redes sociais.
Ique escreve com a alma, e destrincha todos os sentimentos que temos dentro de nós. Com uma história de vida incrível, ele nos proporcionou grandes momentos ao lado de seu pai e a construção de seu primeiro livro percorreu um caminho incrivelmente fascinante.
Faça amor, não faça jogo é o primeiro livro do autor e aqui ele fala sobre o amor, aquele que tanto sonhamos e pouco encontramos, e não só do amor romântico, mas também dos laços familiares que desenvolvemos em nossas vidas. Ique tem o dom essa é a única palavra que encontro para definir a maneira com que ele escreve, com uma simpatia única e verdade em suas palavras o autor aquece até os corações mais gelados. E no final desse primeiro livro temos uma surpresa linda que acalenta e envolve o coração. 
Fml Pepper
Recentemente tive contato com uma leitura que posso dizer que me deixou maravilhosamente bem. Eu sempre ouvi falar da Pepper, mas realmente nunca tinha lido nada dela, até que Treze caiu de paraquedas em minha vida, e imaginem a minha surpresa ao finalizar um livro com mais de 400 páginas em um único dia! Sim, foi exatamente isso que este livro dela fez comigo, simplesmente não consegui parar com a leitura, e me apaixonei pelo enredo e pela escrita da autora. Minha surpresa aumentou quando fiz contato com ela, e vi que é bem gente como a gente: atenciosa, amorosa e de uma humildade única. Pepper tem uma criatividade imensa, e cria histórias fascinantes. Já estou com outro livro dela para ler e mal posso esperar para conferir essa história. Se você não leu nenhum livro da autora ainda, dê uma chance, posso te dizer que é ótimo.

Bráulio Bessa


Como leitura assídua, sou apaixonada por poesias de todas maneiras, a impressão que eu tenho é que elas conversam com a gente.

Desde menina a leitura me chamava atenção e muito nova ainda fui apresentada aos cordéis, que são fascinantes e nos envolvem de tal maneira que ficamos embasbacados com tamanha profundidade (pelo menos comigo é assim). Hoje tenho um autor favorito que me encanta, Bráulio com sua maneira única de escrever, nos trás os sentimentos mais vivos que estão escondidos dentro de nós, e nos permite sentir de uma maneira única. O autor tem um quadro chamado “poesia com rapadura”, semanal no programa Encontro. E seu livro “Poesia que transforma”, é cheio de amor, de empatia, de transformação. Quem se envolve com os textos que ele cria, se torna mais humano. Poesia transforma sim, a vida. 

Marina Mafra

Eu sigo a Marina no blog @resenhandopormarina tem um tempo já, e sempre acompanhei a trajetória dela. Ano passado ela lançou seu primeiro livro chamado De repente Esclerosei, que me tocou profundamente, tanto que foi uma das minhas melhores leituras de 2018. 
O livro conta a história de Mitali que tem uma única amiga enquanto família. Quando seu destino cruza com Dimitri ela não sabe o que irá acontecer. O cerco toma forma quando a protagonista recebe o diagnóstico de Esclerose Múltipla, a partir daí é uma aventura. A escritora tem esse mesmo diagnóstico, e nos presenteia com uma história única, mostrando a vida e os percalços de quem tem a doença. Com uma escrita incrível é difícil ficar indiferente à esse livro e tudo o que ele representa. Se você ainda não leu ou não conhece a escritora, não perde tempo, é uma história de superação, recheada de emoções que nos mostra o quanto reclamamos diariamente por coisas simples. Precisamos nos humanizar, o mundo necessita de empatia.

Carina Rissi
Ahhh a dona do meu coração. Carina tem 9 livros lançados, cada um com uma história linda que prende o leitor do início ao fim. Quando li Procura-se um Marido, não imaginei que me apaixonaria por essa grande escritora nacional. Ela simplesmente entrou em minha vida, pegou uma cadeira e está lá sentada até hoje. Não posso ver um livro seu sendo lançado que já quero, e realmente perturbo algumas (ou seriam várias), amigas para conferirem os livros dela, que por sinal são incríveis. No meio de tantas histórias Quando a noite cai é o meu favorito, e tenho uma paixão enorme por Briana e sua história. Falando sobre sentimentos, amores, sonhos, dificuldades e arrancando inúmeras risadas dos leitores, os livros da autora permeiam um lindo caminho. Se você ainda leu nenhum livro dela, por favor, leia, você vai se apaixonar, e se isso não acontecer, pode voltar por aqui e brigar comigo!!
Eu poderia ficar aqui por horas falando a respeito de toda a literatura clássica e contemporânea que temos nacionalmente, mas decidi citar apenas alguns dos meus favoritos.
Espero que vocês tenham gostado. Eu realmente tenho muito carinho por esses nomes. E como eu adoro conhecer novos autores, quais vocês me indicariam? Adoro conhecer novos mundos!!
Até o próximo mês! Beijos!!

Natália Silva

7 thoughts on “6 on 6 Maio – Literatura Nacional

  • 18 de maio de 2019 em 18:28
    Permalink

    Oi Nat
    Sou uma grande amante da literatura nacional, mas não li nenhum dos autores que indicou no post. Acho uma bobagem esse preconceito com nossos autores. Eles são incríveis, alguns até melhores do que autores de fora que o povo idolatra.

    Vidas em Preto e Branco

    Resposta
  • 18 de maio de 2019 em 20:02
    Permalink

    Oi Nat,

    Adoro a Carina e a Pepper, seus livros são maravilhosos e é difícil não se encantar com eles. OPs outros autores já ouvi falar, mas ainda não li nada deles.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    Resposta
  • 21 de maio de 2019 em 13:10
    Permalink

    Oi Naty, tudo bem? É sempre maravilhoso ler teus posts, independente de qual seja o conteúdo, porque são sempre engrandecedores e esse 6 on 6, especialmente, está lindo por enaltecer a literatura nacional. Eu quero muito ler um livro do Fred esse ano (indicação tua, claro), e ainda quero conferir alguma obra do Ique Carvalho e Carina Rissi. Dos citados já li FML Pepper, adorei e se tornou uma das minhas autoras nacionais queridinhas! Parabéns pelas fotos e post lindos.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!