Sem Volta [HQ]

Depois de Black Hole volto com mais material de Charles Burns. Sem Volta, publicado pelo selo Quadrinhos na Cia, da Companhia das Letras, compila a trilogia X’Ed Out (2010), The Hive (2012) e Sugar Skull (2014). Mais recente que Black Hole, mas não menos perturbador. 
Sem Volta fala sobre arrependimentos, sobre não deixar de aproveitar as coisas, não prestar atenção ao redor, prestar atenção às pessoas. É uma visão egoísta, e talvez, até um pouco pessimista. Parece que Charles Burns quer chocar o leitor e faz certo sentido, narrativas assim prendem ou o espantam de vez. 
Acompanhamos a vida de Doug através de uma narrativa não linear carregado de metáforas que, por vezes, pode deixar o leitor confuso, tendo como plano de fundo uma boa parte dos anos 70. Eu mesmo fui começar a entender o que estava acontecendo após um certo tempo de leitura. Se posso dar uma dica, é: tente ler de uma vez. Não há separação por capítulos ou mesmo números nas páginas, somente algumas páginas com quadros coloridos onde mostra uma passagem do real para o imaginário ou para o imaginário dentro do sonho. Eu já comentei que é meio confuso, não? Mas quando você começa a entender tudo fica claro. As perguntas que são feitas lá no começo (com certeza o leitor fará muitas) começam a ser respondidas e as pontas unidas. 
A arte de Charles Burns é muito boa, o traço é ótimo, só acho que algumas feições, como posição da boca, por exemplo, são repetitivas. Mas nada que possa atrapalhar a experiência. Ao contrário de Black Hole que é todo em preto e branco e trabalha muito com sombras, Sem Volta é todo colorido, com cores fortes.
A HQ foge do comum, não é uma história feliz ou heroica. É algo mais real, mais palpável, mais pesado, assim como a culpa. Deixa claro que o muitas das decisões que tomamos são irreversíveis, assim como suas consequências. Todos nós carregamos algum tipo de fardo, culpa ou frustração. E Burns colocou esses sentimentos em forma de quadrinhos. 
Não é uma leitura fácil nem leve, mas vale muito a pena apreciar essa obra que corre por fora do normal ou do corriqueiro. Aquele tipo de leitura que você vai remoer por dias e acredito que irá ler uma segunda vez.
FICHA TÉCNICA
Título: Sem Volta
Autor: Charles Burns
Nota: 4/5
Onde Comprar: Amazon

8 thoughts on “Sem Volta [HQ]

  • 24 de julho de 2018 em 02:17
    Permalink

    OI, Renato
    Eu só li dois quadrinhos, não conto os gibis, na minha vida mas gostei muito da experiência e pretendo ler outras obras do tipo. Quero mais ler Black Hole do que esse porque vi uma resenha maravilhosa, mas acho legal esse tratamento de choque que o autor traz na história.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    Resposta
  • 24 de julho de 2018 em 03:05
    Permalink

    Oi, Renato! Tudo bom?
    Não conhecia a HQ, mas gosto bastante dessas histórias que fogem do comum. A narrativa ser diferentona me chamou a atenção; acho que eu enroscaria um pouco também, mas como HQ flui mais fácil, dá pra tentar ler de uma vez.
    Dica anotada!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

    Resposta
  • 24 de julho de 2018 em 04:32
    Permalink

    Oi, Renato

    Não conhecia a HQ e acheu esse teor mais pesadão bem interessante. Se eu curtisse o gênero até leria, mas meu máximo são quadrinhos divertidos, qualquer coisa fora disso não me atrai no gênero.
    As ilustrações estão bem bacanas!

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    Resposta
  • 24 de julho de 2018 em 13:22
    Permalink

    Hey Renato! Tudo bom?
    Eu não conhecia essa HQ, e vou colocar na minha lista de desejos já!
    Obrigada pelo comentário lá no meu blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    Resposta
  • 25 de julho de 2018 em 00:15
    Permalink

    Adorei esta HQ. Charles Burns é o cara! Ele usa e abusa do surreal para contar suas histórias, mas toda essa piração tem uma razão para existir e uma moral =D
    Show de resenha!

    Resposta
  • 25 de julho de 2018 em 00:24
    Permalink

    Oi, Renato!
    Eu estou tentando entrar mais nesse mundo do HQ, por isso adorei ler a sua resenha hoje. Gosto dessas histórias que nos deixam perdidos no começo e só depois começamos a entender o que o autor quis dizer. Foi pra lista de leitura!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada