Nada a perder [HQ]

Jeff Lemire é autor de histórias em quadrinhos, criador das séries Essex County, Sweet Tooth. e Animal Man e Frankenstein, publicadas pela DC Comics. Na Marvel Comics foi responsável por títulos como Cavaleiro da Lua, Extraordinários X-Men, Velho Logan e Gavião Arqueiro. Acho que por todo esse currículo eu já deveria ter esperado que Nada a perder seria uma ótima HQ mesmo. 
Derek Ouelette era um violento jogador de Hóquei que hoje vive bêbado, sem dinheiro, na miséria. Em poucos quadros podemos ver a vida terrível que o protagonista vive, cheio de violência e com uma personalidade difícil, agressiva e teimosa. Até que aparece sua irmã numa difícil situação e Derek faz de tudo para ajudá-la.

Por meio de flashbacks vamos descobrindo que os dois irmãos viviam com um pai também violento e alcoólatra que incentivava que o filho fosse também violento no esporte, o que acabou com a carreira dele. A mãe dos personagens bem que tentou viver uma vida melhor, mas não conseguiu, deixando os filhos à mercê do pai. Beth foge de casa quando jovem e sua trajetória de vida não é tão diferente do irmão, vivendo nas ruas e viciada, ela se envolve com uma homem agressivo e segue o mesmo caminho que a mãe, sofrendo com violência doméstica. No entanto, ao fugir do namorado, Beth quer uma chance de ter uma vida diferente junto com o irmão.
Toda a história é focada principalmente na vida de Derek que está sempre envolvido em brigas, mas tem personagens coadjuvantes que acabam ajudando os irmãos, o que nos mostra que apesar de tudo, algumas pessoas ainda conseguem gostar de Derek, que não é um personagem de todo ruim, mas sim uma pessoa que foi bastante influenciada pelo pai, tornando-o bem complexo.

Na parte estética, o tom azul dos quadros me chamou bastante atenção por associar ao clima frio do lugar, o que compõe bem o cenário e ainda nos dá uma sensação de solidão, melancolia e algo gelado. As partes do passado são coloridas e o vermelho é usado para nos mostrar a cor do sangue, contrastando com o azul. 
Jeff Lemire nos traz o tema do abuso e violência e como é sempre difícil quebrar esse ciclo, além de nos mostra a importância da amizade e dos laços familiares. A história não é muito longa, mas o personagem apresentam uma boa complexidade, tudo muito bem sincronizado com os traços e cores da história.

FICHA TÉCNICA
Título: Nada a perder
Autor: Jeff Lemire
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon
 

Michele Lima

10 thoughts on “Nada a perder [HQ]

  • 9 de julho de 2018 em 12:18
    Permalink

    OI, Mi
    Depois que li minha primeira HQ estou gostando mais desse tipo de livro. Eu ainda não compro histórias assim mas fico animada com as resenhas que vejo. Acho que o título tem tudo a ver com a história e eu gostei dos tons de azul na ilustração. O melhor ainda é que a hq não é vinculada a nenhuma outra história, porque se fosse de super-herói eu estaria completamente perdidinha já que nunca li nada sobre a Marvel ou a DC.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    Resposta
  • 9 de julho de 2018 em 13:16
    Permalink

    Oi Mi, tudo bem? Realmente HQs não me atraem, tanto com ilustrações mais fofas quanto mais agressivas. Quem sabe um dia eu tente a leitura, mas sei que agora não seria o momento.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    Resposta
  • 9 de julho de 2018 em 13:20
    Permalink

    UAU! Fico impressionada quando me deparo com uma trama que consegue ser concisa e tão repleta de entrelinhas simultaneamente. Não fazia ideia da existência da HQ e fiquei encantada. É maravilhoso sempre chegar aqui e dar de cara com dicas tão fora das caixinhas e repletas de mensagens de peso, captando temas tão delicados como no caso referido. A resenha está sensacional, como sempre. É maravilhoso reparar esse mergulho até na paleta de cores. Genial, Mi.

    semquases.com

    Resposta
  • 9 de julho de 2018 em 16:17
    Permalink

    Oi Mi! Vou ler esta semana, mas percebi folheando que é uma HQ de conteúdo intenso. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    Resposta
  • 9 de julho de 2018 em 19:28
    Permalink

    Oie!
    Nunca li HQ, não é meu estilo, mas confesso que fiquei bastante curiosa depois da sua resenha.
    Leituras que abordam violência doméstica são um tanto delicadas, porém necessárias para reflexão.

    Abraço,
    Fernanda
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    Resposta
  • 10 de julho de 2018 em 00:01
    Permalink

    Oi, Mi!

    Não sou muito chegada em HQ, mas gostei da premissa da obra e pelos assuntos que trata parece ser bem interessante, quem sabe dou uma chance. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    Resposta
  • 10 de julho de 2018 em 03:28
    Permalink

    Adoro os trabalhos do Jeff Lemire, mas essa HQ eu realmente não conhecia, vou dar uma procurada nela para ver se vale a pena XD

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!