Um Planeta Em Seu Giro Veloz [Resenha Literária]

Um Planeta Em Seu Giro Veloz é o terceiro volume da série Uma Dobra No Tempo de Madeleine L’Engle e aconselho a leitura em ordem para entender melhor os acontecimentos desse livro.
Com um salto temporal que me deixou um tanto assustada, o livro começa com Meg já adulta, casada e grávida, mas a família Murry continua a mesma como sempre! Temos os gêmeos Sandy e Dennys estudando direito e medicina, provando o quanto são mesmo inteligentes e Charles o mais inteligente de todos um pouco afastado de Meg, sua irmã querida. No entanto, no jantar de ação de graças todos estão reunidos e Meg tenta matar a saudade do irmão mais novo, quando um vento traz novamente novas mudanças. Dessa vez, o ditador está ameaçando a terra com uma guerra com consequências terríveis ao mundo e o pai da protagonista é chamado pelo presidente para ajudar na situação.
Calvin não está em casa e Meg morre de saudades do marido, mas tem a companhia da mãe do companheiro, a Sra. O’Keefe, que se comporta de uma maneira muito estranha. Na verdade, a personagem apesar de nunca ter aparecido nos livros anteriores, sempre foi descrita como alguém estranha e negligente com os filhos. No entanto, a Sra. O’Keefe declama um poema e fala com Charles como se o conhecesse há décadas e a intuição de Meg e do irmão não falham. Alguma coisa está acontecendo com a mãe de Calvin e tudo se relaciona com a ameaça nuclear que o planeta vive.
Um novo ser mágico aparece na história, temos Gaudior, um unicórnio que ajuda Charles a entrar no mente e corpo de outras pessoas e descobrir o mistério que liga a Sra. O’Keefe e o ditador Mad Dog Branzillo. Com isso, o protagonista desse volume é sem dúvida Charles, que se comunica com Meg pelo desvelar, prática que faz com que os irmãos se comuniquem pela mente. Meg, dessa vez, é uma coadjuvante e consegue sentir todas as aflições que Charles passa. O personagem, com a companhia de Gaudior, vai para o passado e até mesmo para projeções no futuro e vive momentos de grandes tensões, com direito a indígenas e inquisição das bruxas.
Novamente Madeleine L’Engle trabalha com o conceito micro/macro, qualquer coisa que acontece no mundo acaba tendo consequências universais, por isso o envolvimento de seres fantásticos, de outros planetas. No caso de Um Planeta Em Seu Giro Veloz, mexer no passado altera o futuro e com isso o destino da Terra. Charles viaja no tempo e no espaço e a trama acaba ficando muito mais complexas que os livros anteriores.
Senti a ausência de Calvin na história, mas os gêmeos acabam tendo mais participação. A autora trabalha bem com a ficção, humanizando seus personagens, que mesmo sendo heróis, apresentam defeitos e evoluem com o tempo e a idade. Foi bom ver o relacionamento de Meg e Charles e descobrir que a menina insegura dos livros anteriores, cresceu e consegue agora apoiar o irmão em suas decisões, mesmo em situações de risco.
O primeiro volume da série continua sendo meu favorito, mesmo porque nem todos os personagens visitados por Charles prenderam minha atenção, mas Um Planeta Em Seu Giro Veloz apresenta uma trama bem elaborada, com mais riqueza de detalhes e uma narrativa bem complexa. De qualquer forma, vale a pena começar a ler a série e descobrir outros mundos, seres e acompanhar a família Murry nas suas aventuras.
FICHA TÉCNICA
Títilo: Um Planeta Em Seu Giro Veloz – Uma dobra no tempo #3
Autora:Madeleine L’Engle
Nota: 3,5/5
Onde Comprar: Amazon
 

Michele Lima

10 thoughts on “Um Planeta Em Seu Giro Veloz [Resenha Literária]

  • 10 de junho de 2018 em 14:46
    Permalink

    Oi Michele, tudo bem?
    Essa série parece interessante, principalmente pela mistura de vários ingredientes que a principio me parece confusa, mas pela sua resenha a autora consegue fazer com que tudo funcione bem. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 10 de junho de 2018 em 14:52
    Permalink

    Oiii Mi

    Eu até gostei do primeiro, mas este se tornou meu queridinho, adorei como a autora elaborou a trama e como as histórias se conectam ao final. Tb senti falta do Calvin…

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    Resposta
  • 10 de junho de 2018 em 19:16
    Permalink

    Oi Mi, tudo bem?

    Preciso ler o segundo livro logo!!! Eu gostei muito do primeiro. Foi uma leitura que me surpreendeu muito. Saber um pouco mais do que vai acontecer no terceiro só me deu Gás. Adorei a sua resenha. Um xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    Resposta
  • 10 de junho de 2018 em 23:01
    Permalink

    Caramba, nem sabia que tinha tanto livro dessa série. Achava que era só dois hahahha ainda quero muito ler, parece ser bem viciante!

    Beijos
    Próxima Primavera

    Resposta
  • 11 de junho de 2018 em 00:42
    Permalink

    Oi, Mi!
    Eu sabia que tinha um salto temporal na série, mas não sabia que era tão gigante assim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 11 de junho de 2018 em 01:00
    Permalink

    Oie Mi =)

    Só li resenhas positivas dos livros dessa série e estou bem curiosa para conferir a história. Já sei que posso achar ela um tanto juvenil demais a primeira vista, mas ainda sim acho que vale a pena dar uma chance ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    Resposta
  • 11 de junho de 2018 em 01:43
    Permalink

    Oi No
    Eu já tinha visto esses livros ,mas nem sabia que era série.
    Interessante o livro ,confesso que fiquei um pouco perdida porque nunca tive contato com os outros livros hehe
    Beijão

    Meu mundinho quase perfeito

    Resposta
  • 11 de junho de 2018 em 03:52
    Permalink

    Oi, Mi

    Eu curto esse conceito micro e macro, esses saltos no tempo e as possíveis consequências de alterações temporais, mas sinceramente essa série não me chama a atenção. Já li muitas ressalvas falando que é meio confuso, e agora vem esse salto temporal gigante aí. Essa eu não lerei mesmo.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

    Resposta
    • 12 de junho de 2018 em 02:11
      Permalink

      Oi Tami, eu achei a trama desse complexa, mas nada confusa, o primeiro então, a autora só faltou desenhar pra gente entender… não pera, ela desenhou kkkkk

      BJs, Mi

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!