Tipos Incomuns [Resenha Literária]

Thomas Jeffrey Hanks, mais conhecido como Tom Hanks, é um premiado ator, produtor, roteirista, diretor e agora escritor. Textos do ator já foram publicados no The New York Times, na Vanity Fair e na The New Yorker. Todo mundo já assistiu algum filme do Tom Hanks, particularmente sou uma admiradora do seu trabalho no ramo cinematográfico, por isso resolvi ler o seu primeiro livro de ficção.
Tipos Incomuns é um livro de contos, contém 17 histórias no total. Não sou muito fã de contos, porém estava muito curiosa para conhecer a obra literária do ator/autor. E ao terminar o livro, pude comprovar que Tom Hanks é fera em tudo que resolver fazer. Me apaixonei pela a maioria das histórias e até as que eu não gostei muito, pude reconhecer a genialidade de Hanks na escrita. Como o livro é de conto, irei falar um pouco dos meus três favoritos.
Fiquem com a gente 
Francis Xavier Rustan, mais conhecido como F.X.R., é um grande empresário e considerado um chefe exigente apesar de ser uma pessoa muito boa. Ele tem uma assistente pessoal chamada Srta. Mercury que é uma profissional excelente e é a melhor assistente que ele teve em tempos. 
Srta. Mercury não possui uma vida pessoal, ela vive viajando com seu chefe, e cuida de todas as pendências dele. Ela só continua aturando o seu serviço porque ela ganha um contracheque bem gordo. A personagem não odeia o chefe, só não aguenta mais a vida corrida que leva. Francis resolve ir a uma cidade deserta e com baixa população para ver se poderá adquirir umas terras próximas a uma rodovia. A caminho da cidade, eles param numa pousada que é gerenciada por um casal e enquanto eles ficam hospedados, suas vidas acabam mudando.
Fiquem com a gente foi escrito no formato de roteiro de filme, me surpreendi bastante ao lê-lo, já que a história me apresentou os melhores personagens de todo o livro e teve um final super fofo e feliz.
Estas são as reflexões do meu coração
Uma mulher solteira visitou um bazar e lá acaba encontrando uma máquina de escrever e fica apaixonada pelo objeto por causa de uma frase gravada no estojo: “estas são as reflexões do meu coração”
Ao ler a frase, ela se imagina escrevendo cartas para seu futuro marido e filhos. Por isso não pensou duas vezes, adquiriu o produto. Assim que chega em casa, a protagonista testa a máquina de escrever e percebe que ela não estar funcionando e a leva para o conserto. Quando chega na loja, ela aprende bastante coisas bem legais em relação as máquinas de escrever e faz amizade com o dono.
O que mais me chamou atenção nessa história foi que o autor não deu nome à sua mocinha. Isso mesmo! Uma protagonista sem nome. O modo que o conto foi narrado foi espetacular, tanto que em nenhum momento senti falta de um nome.
Um fim de semana especial
Kenny Stahl um garoto de dez anos, vive com seu pai, madrasta e seus meios-irmãos, já que seus pais se separam e agora cada um vive sua vida. Num final de semana a mãe de Kenny vai buscá-lo para passar os dias com ela.
Um conto muito simples e realista ao mesmo tempo. Tom Hanks mostra através da narração de um menino de dez anos como é ser filho de pais divorciados. E de certa forma o leitor acaba percebendo que a mãe do menino só mostra o lado bom de morar com ela e tenta conquistá-lo lhe dando coisas que não ganharia do pai. E assim, com uma narração fácil e envolvente, o autor nos mostra como é fácil uma criança se iludir.
No modo geral todos os contos foram boas leituras. Tipos Incomuns foi uma experiência interessante e ao mesmo tempo curiosa, já que em todas as histórias teve uma máquina de escrever como cenário. E em algumas delas, o autor nos mostra com perfeição sua rotina de trabalho. Durante a leitura, o tempo todo imaginei Tom Hanks sentado em frente ao seu notebook, escrevendo esse livro e de alguma forma, o autor/ator conseguiu refletir sua personalidade na obra. Encontramos uma escrita muito elegante, delicada e por meio de suas histórias é possível enxergar suas paixões, tanto pelas máquinas de escrever, como pela atuação e pelo café.
Tom Hanks se mostrou um baita de escritor, suas histórias têm doçura, humor e mensagens maravilhosas. Fiquei muito admirada pela sua obra literária e por causa disso já estou esperando ansiosa pelo seu próximo livro.

FICHA TÉCNICA
Títulos: Tipos Incomuns (Algumas histórias)
Autor: Tom Hanks
Onde Comprar: Amazon
 

Ariane de Freitas

11 thoughts on “Tipos Incomuns [Resenha Literária]

  • 5 de janeiro de 2018 em 10:15
    Permalink

    Não sou muito fã de contos, mas fiquei de boca aberta ao saber que Tom Hanks tinha escrito, nem sabia que ele era escritor! hahahaha

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2018 em 10:57
    Permalink

    Oi, Ariane. Eu viro a cara para livros de pessoas que não são escritores, é mais um preconceito meu infelizmente, mas fico tão feliz quando descubro que a tentativa dá certo. Eu já imaginei que os livros desse homem seriam mais sérios, rebuscados e encontro na verdade contos simples, reais e apaixonantes. Estou muito surpresa!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    Resposta
    • 5 de janeiro de 2018 em 14:49
      Permalink

      Oiii Miri
      Também tem contos de assuntos muitos sérios e de uma linguagem difícil. Só não falei deles porque deixaria a resenha enorme. Kkkkk
      Tem contos para todos os gostos.
      Beijos.
      Ari

      Resposta
  • 5 de janeiro de 2018 em 11:10
    Permalink

    Oi Ariane!
    Eu também gosto do trabalho do Tom Hanks como ator, e por isso fiquei curiosa para conhecer a escrita dele. Que bom saber que você gostou!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2018 em 11:33
    Permalink

    Oi, Ariane!
    Eu me surpreendi com esse livro do Tom Hanks. Pensei que seria algo mais autobiográfico mas gostei de saber que são contos… Vou dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2018 em 15:17
    Permalink

    Olá Ariane! Tudo bem?
    Nossa, amei essa resenha! Fiquei com muita vontade de conhecer esse lado escritor do tom hanks também! ainda mais você dizendo que dá até para imaginar ele próprio lá com o note dele, muito legal!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2018 em 19:40
    Permalink

    Oi! Já assisti vários filmes com ele, confesso que de início não me interessei pelo livro, mas lendo sua resenha achei bem interessante. Quem sabe dou uma chance. Bjos ❤

    Click Literário

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!