Plataforma 11 – Uma história de amor
Uma das coisas que mais vejo nas resenhas de romances é a reclamação do amor instantâneo, bastante comum em muitas obras. Em Plataforma 11 – Uma história de amor, ninguém poderá acusar os autores Roberta Carbonari e Paulo Muzy de algo assim, já que a obra é um grande desenvolvimento do amor dos protagonistas ao longa da vida deles.
Roberta e Paulo se conheceram num verão, com direito a praia, surfe e um gostoso relacionamento, mas o verão acaba e a distância os separa, aliás, a distância é o grande problema desse casal porque ao longo dos anos eles vão se reencontrando e se distanciado. Mas a vida real é assim, não é um conto de fadas simples em que tudo se resolve facilmente. Às vezes a gente ama, mas nem sempre o amor é o suficiente para ficar com alguém. Paulo é um personagem extremamente tímido e achei muito meigo todas as tentativas de comunicação dele pelo telefone. Como a história começa no passado, acabei me lembrando bastante da minha adolescência, quando a gente usava muito o telefone e os silêncios constrangedores eram um pesadelo! Já Roberta é uma mulher prática, mais objetiva e corajosa, o oposto de Paulo.
Um dos reencontros mais bonitos do casal é quando Roberta vai se encontrar com Paulo em sua cidade e entendemos o motivo do título Plataforma 11, foi muito bonito ver os dois finalmente se comunicando e se entendendo, mais interessante ainda foi ver o relacionamento da protagonista com a mãe, que inclusive é descrita com uma personalidade bem carismática.
Apesar do desenvolvimento do casal ser o ponto principal da obra, o que mais me marcou foi a narrativa dos autores que é bem diferente do que geralmente a gente encontra no mercado editorial atualmente. O livro é narrado pelos dois protagonistas, mas o leitor conhece o Paulo por meio das descrições da Roberta e ela pela narrativa dele, tudo de uma maneira bastante poética e lírica.
Plataforma 11 – Uma história de amor é um livro mais introspectivo, com poucos diálogos, em que vemos uma reflexão e divagações dos personagens sobre o amor, sobre a vida e a escrita deles é o grande diferencial da obra. É uma história real dos próprios autores e mesmo sabendo que hoje são um casal, confesso que fiquei torcendo por eles o tempo todo! O final não é completamente conclusivo, deixa os leitores esperando pela continuação e destaque para os agradecimentos deles no final que só me fez ter mais empatia pela história.
O livro tem capítulos curtos e intercalados, tudo com apenas 192 páginas, a leitura é fácil mesmo nos momentos mais reflexivos e eu li em poucos dias. Fica minha recomendação para quem quiser ler um romance com uma linda história de amor, com uma narrativa bem diferente, sensível e com tons mais realistas.
FICHA TÉCNICA
Título: Plataforma 11 – Uma história de amor
Autores:
Editora Pandorga
Onde Comprar: Amazon
Olá, Michele.
Eu não acredito em amor instantâneo, por isso fica dificil acreditar quando ele acontece nos livros hehe. Eu achei muito interessante isso de se conhecer os personagens pela visão do outro. Talvez eu leia ele.
Prefácio
Adorei a resenha!
Estou muito curiosa em ler esse livro. Parece ótimo!
É aquele típico livro para ser lido em apenas um dia, né?
Beijos,
Blog PS Amo Leitura
Oi, Mi!
Adorei essa do cara ser tímido e a mulher mais ousada. É sempre bom ver essa troca de papeis…
Beijos
Balaio de Babados
Oi Mi
o livro parece bem interessante
Fiquei bastante curiosa.
Bjooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br
Oi, Mi. Que legal que o livro se trata de uma história real, acho que isso deixa tudo mais lindo, né? Como sou uma romântica daquela e acredito em finais felizes, já posso adicionar esse livro nas minhas leituras futuras, porque tenho certeza que vou me apaixonar.
Beijos
http://www.leitoraencantada.com
AAAAAh que lindo! É a história dos autores? <33333
Já salvei aqui o livro nos meus favoritos, fiquei bem curiosa!
Beijos
Próxima Primavera
Oiii Mi
Não conhecia esse livro mas de cara gostei da personalidade dada aos personagens, a capa também é bem linda.
Beijos
aliceandthebooks.blogspot.com
Olá Mi! Tudo bem?
Fiquei curiosa com essa questão de conhecer um personagem pelos olhos do outro! gosto de leituras que são diferentes assim 🙂 gostei da sugestão!
beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Oieeeee Miiiiiiii
Sou do time que não gosta de romance miojo, então de cara já gostei muito da sua resenha!
Um relacionamento que vai ganhando contorno e forma ao longo da obra e com o diferencial das narrativas alternadas sob a ótica do outro!
Além de capítulos curtos, amooo essa dinâmica!
Já anotei na lista dos desejados.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Gosto dos livros que são leves, com capítulos curtos. Não sabia da existência desse livro, mas gostei de saber mais 🙂
http://www.vivendosentimentos.com.br
Nossa a tematica desse livro me lembrou um pouco "Um dia", esses reencontros que acontece me fez lembrar de Dextere Emma. Parece ser um leitura que flui de uma maneria muito leve! Gostei muito da sua resenha!
Beijos
Dani Cruz
blogemcomum.com.br
Oi, Mi!
Eu não sou muito fã de livros que tem poucos diálogos, mas você falou tão bem desse que quero dar uma chance.
Gostei de saber da forma que ele foi escrito e que é a história dos autores! Dá mais vontade ainda de ler.
Adorei a resenha e já adicionei na wishlist.
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Oi Mi,
O livro parece ser interessante principalmente pelo desenvolvimento dos personagens.
Gostei da premissa.
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br/