A máquina das estações [Resenha Literária]

A máquina das estações é um livro infantil publicado pela Editora Biruta do autor Fran Nuño e ilustrado por Enrique Quevedo.
Uma cidade tem uma máquina incrível! Ela pode mudar as estações do ano, algo que eu confesso que adoraria fazer! A princípio o prefeito da cidade abre votação para saber como vai ser as estações do ano, mas a população, por mais que ele repita a votação, sempre acaba escolhendo as estações de modo proporcional, como seria de fato se o homem não tivesse afetado tanto a natureza. Não satisfeito, o prefeito resolve ele mesmo escolher e deixa o verão predominando em quase todo o ano. Obviamente, isso acaba gerando problemas.
Na praia, curtindo o verão, o prefeito abandona a cidade e a população acaba sofrendo as consequências. Enquanto uns trabalham, outros curtem as folgas e de certa forma, todo mundo é afetado pelas estações do ano.
Apesar de uma narrativa extremamente simples, direcionada a um público infantil, o livro aborda questões bem interessantes. Temos a forma equilibrada que a natureza proporciona as coisas, o descaso das autoridades e uma população que resolve agir, mostrando que unidos eles podem vencer qualquer político corrupto. A cidadania é um elemento essencial, bem como o tema das mudanças climáticas, o que pode gerar sem dúvida uma boa conversa sobre o meio ambiente com a garotada.
A máquina das estações é um livro indicado para crianças a partir de 4 anos, com leitura compartilhada com adultos, com uma narrativa leve, fluida e lúdica. A ilustração combina muito bem com o enredo e é tudo bem colorido, mais uma edição bem caprichada da editora.
FICHA TÉCNICA
Título: A máquina das estações
Autor: Fran Nuño 
Ilustração: Enrique Quevedo
Onde Comprar: Amazon
Michele Lima

8 thoughts on “A máquina das estações [Resenha Literária]

  • 16 de agosto de 2017 em 02:17
    Permalink

    Oi, Mi!
    Eu adoro esses livros infantis, mesmo fazendo um bom tempo que não leio nenhum.
    Adorei a ideia do prefeito, porque se eu pudesse escolher seria verão o ano todo hahaha
    Eu não sei se vou ler, mas é uma dica legal!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    Resposta
  • 16 de agosto de 2017 em 15:52
    Permalink

    Olá! Que livro fofo, bastante ilustrado, parece ser interessante mesmo.
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    Resposta
  • 16 de agosto de 2017 em 16:02
    Permalink

    Oi Mi.
    O livro tem belas ilustrações. Com todos os problemas que temos vivido ultimamente não no nosso País, como no mundo achei a temática abordada muito pertinente. Uma bela dica para se presentear a criançada. Bjus
    Doces Letras

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!