Ninfeias Negras [Resenha Literária]

Ninfeias Negras não é um livro simples ou um livro qualquer. É também, e principalmente, uma aula bem planejada. A aula começa com a Editora Arqueiro fazendo o leitor se encantar com o capricho da edição que vem dentro de uma caixa linda e embalado em papel de seda amarelo. Um cuidado que faz com que o ato de tirar o livro da embalagem seja quase romântico.
A aula continua com os ensinamentos transmitidos em linhas quase poéticas do autor sobre o famoso pintor Claude Monet.
Pra mim que sou totalmente leiga em artes, foi um aprendizado e para alimentar meu conhecimento e curiosidade, fui obrigada a pesquisar sobre a cidade onde se passa a história e sobre as obras de Monet. Eu senti necessidade de “ver” o que estava lendo.

Confesso que em alguns momentos achei que eram informações demais para pouca influência direta na história, que muitas vezes a arte foi mais importante que os acontecimentos que o autor queria contar e por vezes eu me senti cansada de aprender, mas como eu queria saber o final e ansiava por descobrir quem era o assassino, fui em frente.

E valeu a pena porque o livro é bom. Portanto, eu aconselho a quem estiver hesitante que continue, mesmo que não seja uma pessoa interessada em arte, pois o final é surpreendente, completamente inesperado e mostra como realmente Michel Bussi é criativo!
Toda a trama se passa na cidade de Giverny onde Monet tinha casa e pintava suas famosas Ninfeias. Em um vilarejo pequeno onde todos se conhecem, a morte do famoso oftalmologista, Jérome Morval, choca e traz para a pequena vila os Inspetores de Polícia Laurenç Sérénac e Sylvio Bénavides para investigar o assassinato. 
Sérénac se apaixona pela bela professora Stéphanie Dupain e acredita que seu marido ciumento, Jacques Dupain, é o assassino, mas não há provas contra ele e a investigação começa a girar em torno das obras de Monet e sobre o comportamento do médico, que além de um adorador e colecionador de obras de arte, era também um grande mulherengo. Os inspetores conseguem pequenas pistas e uma delas, inexplicável, uma criança, Albert Rosalba, morreu em 1937 do mesmo modo que Jérome Morval e fica quase impossível descobrir como um assassinato em 2010 pode ter como referência outro assassinato acontecido tantos anos antes.

Paralela à história do assassinato nós temos três mulheres que o autor denomina como uma má, uma mentirosa e uma egoísta. A má e mais velha, com seus 84 anos, desfila pela vila como se fosse invisível. A mentirosa, Stéphanie, quer mudar sua vida, quer ir embora e nutre os mesmos sentimentos pelo inspetor Laurenç Séréneç. A mais nova e egoísta, Fannete Morelle, é uma menina de onze anos e é incentivada por sua professora, a linda Stéphanie, a pintar, pois assim como James, um pintor americano que largou a família para viver na vila de Monet, ela acredita no talento excepcional de Fannete. Com a ajuda de seu amigo Paul e correndo dos outros colegas de escola, Vicent, Camille e Mary, Fannete passa a acreditar em seu talento e pintar um quadro para participar de um concurso de uma fundação famosa que pode levá-la para outros lugares longe de Giverny. Paul sabe que ela tem talento e que o sucesso a aguarda, mas nem todos pensam assim, nem todos querem que ela alcance o sucesso, mesmo a sua mãe acha que é um desperdício de tempo Fannete se dedicar à pintura.
A vida de todas estas pessoas que moram em Giverny vão se embaralhando e se cruzando de alguma maneira enquanto um cachorro de nome Netuno acompanha a todos bem de perto durante todos os anos em que se passam a história, e nada, nem uma pista sequer leva os inspetores a descobrir quem matou o médico.

Para saber quem é o assassino só lendo e descobrindo o enigma criado por Michel Bussi.
Ps: Enquanto eu lia o livro apareceu na internet um vídeo com imagens raras de Monet, achei interessante e foi uma coincidência bem legal já que eu estava buscando imagens para o livro. Vale a pena dar uma olhada:

FICHA TÉCNICA
Título: Ninfeias Negras
Autor: Michel Bussi
Onde Comprar: Amazon

Marise Ferreira

13 thoughts on “Ninfeias Negras [Resenha Literária]

  • 21 de fevereiro de 2017 em 15:07
    Permalink

    Gostei da resenha Marise. O livro me pareceu ser bem intrigante e misterioso e esse lance sobre Monet e as ninfeias me deixou ainda interessada. Beijo!

    http://www.newsnessa.com

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 15:19
    Permalink

    Oi Marise, tudo bem?
    Eu gosto de romances policiais, ainda mais quando a trama mistura elementos de fantasia com realidade, como no caso deste. Mas, te confesso que lendo sua resenha a proposta do livro está bem diferente do que eu imaginei sobre o livro a princípio. Ainda vou deixar na lista. Quem sabe uma hora dessas resolvo conferir?
    Bjus
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 19:16
    Permalink

    Olá, Marise.
    Eu amei esse livro. Além da aula de arte, o mistério é muito surpreendente. Mesmo eu já tendo visto um final parecido em um livro do Sidney Sheldon. Eu também fui procurar as imagens do lugar quando comecei a ler hehe. A Arqueiro caprichou mesmo nessa edição.

    Prefácio

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 20:45
    Permalink

    Já tinha visto esse livro, mas é a primeira resenha que leio dele. Não fazia ideia do enredo, nem sabia que tinha essa trama investigativa. E agora fiquei curiosa em relação a identidade do assassino, hehe.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2017 em 21:48
    Permalink

    AMEI a sua resenha e me senti mega interessada pelo livo. Já adicionei na minha lista e não vejo a hora de comprar e ter a experiência.

    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2017 em 01:24
    Permalink

    Olá, Marise.
    Parece ser um livro interessante, principalmente por causa dessa ligação com a arte. Por mais que em alguns momentos a "aula seja demasiada", quero conferir.
    Excelente resenha.

    Gostei bastante do sexto provérbio. Muitas vezes ficar calado é a melhor solução.

    Desbravador de Mundos – Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores, dividindo um vale compras e dois livros.

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2017 em 14:10
    Permalink

    Oii, Marise!
    Fiquei super interessada nesse livro, já estava na minha wishlist mas sua resenha me deu ainda mais vontade de ler.
    Super entendo essa coisa de "ver o que estava lendo" acontece muito comigo! hahaha
    Não sou lá muito entendida de arte também, mas gosto muito e tenho certeza que será um ótimo aprendizado.
    Beijoss
    http://www.vidaemmarte.com.br

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2017 em 16:30
    Permalink

    Fiquei ultra curiosa para ler esse livro! Que resenha maravilhosa. Eu adorei a capa, belo trabalho a da Arqueiro, realmente é de se encher os olhos.

    Beijos!

    Camila Nasc – http://www.bookclick.com.br

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2017 em 23:47
    Permalink

    Oi, Marise!
    Eu adorei o livro. Nunca tinha lido nada do autor e achei a escrita dele muito inteligente. Eu pensei milhares de coisas, mas neeem passou pela minha cabeça a verdadeira história. Achei genial!

    Beijos, Entre Aspas

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!