Sedução da Seda [Resenha Literária]

Um dos meus romances de época preferidos é O príncipe dos canalhas da Loretta Chase, um romance que me fez devorar o livro em poucos dias e quando acabou bateu uma mega ressaca literária, me deixou sem rumo, querendo ler mais sobre os protagonistas! Por isso, quando a Editora Arqueiro anunciou mais uma série da autora eu pulei de felicidade!
Sedução da Seda é o primeiro livro da série As Modistas e fala sobre Marcelline Noirot, a irmã mais velha de uma família de vigaristas! Cada irmã possui uma habilidade e a da protagonista é desenhar. As três irmãs tentam ajudar lady Clara Fairfax, a futura noiva do duque de Clevedon, mas Marcelline e o duque acabam se envolvendo muito mais do que imaginavam.

Logo nos primeiros capítulos a gente já sabe de que se trata de um livro da Loretta, com uma narrativa divertida e personagens que cativam sem muito esforço. Marcelline é extremamente destemida, perseverante e orgulhosa do seu trabalho e nela está inserida a crítica à nobreza e a sua riqueza sem esforço. De um lado Clevedon, um homem que apesar de ter tido uma infância difícil, tem um título nobre, reputação e dinheiro, do outro temos Marcelline trabalhando para sobreviver e ela não mede esforços para divulgar seu trabalho e muito menos para defendê-lo, já que a aristocracia acha os que os burgueses só pensam em dinheiro, sem nem ao menos saber o que eles passam para viver.

Marcelline tem um plano claro, precisa convencer Clevedon a pagar por seus serviços quando ele se casar com Clara, sua amiga de infância e prometida, mas Marcelline é provocadora, sedutora, inteligente, como as outras protagonistas da Loretta, e tudo isso atrai bastante o duque. Marcelline viaja até Paris para chamar atenção de Clevedon e ele é seduzido pela modista, tanto que se rende ao trabalho dela e leva Clara a sua loja quando voltam de Londres. Já Clara é uma moça inteligente, mas completamente fora de moda e realmente precisa da ajuda e logo percebe que seu noivo está obviamente obcecado pela modista.
Marcelline é uma protagonista forte, não mede esforços para fazer propaganda de sua loja e precisa lidar com a concorrência desleal! E como acontece com os casais da Loretta, Marcelline e Clevedon possuem uma enorme química e juntos protagonizam cenas engraçadíssimas e ousadas. Se no livro O príncipe dos Canalhas eu me surpreendi com Jess e a cena do revólver em Sedução da Seda a surpresa ficou por conta do primeiro beijo do casal! Tão inesperado, tão impetuoso!

Destaque para as irmãs da protagonista, sinceras e manipuladoras e destaque também para Lucie, filha de Marcelline. A garotinha de 6 anos consegue ser tão manipuladora e astuciosa quanto a mãe e rouba a cena por diversas vezes, sendo uma das minhas personagens preferidas da autora.
Como em outros livros da Loretta, por trás do romance temos questões históricas e sociais mais fortes. A questão do valor do trabalho está bem presente no livro e cada capítulo temos trechos de jornais e revistas do século 19 falando sobre moda, mostrando toda a parte artística e social de um belo vestido, indo bem mais além da superficialidade.

É difícil ler Sedução da seda sem ser transportado imediatamente para o século 19 e todas as problemáticas da época, toda a hipocrisia da nobreza transbordada na sinceridade ácida de Marcelline. Enfim, é um livro para quem gosta de romances, comédias românticas, romances de época, uma boa história, com uma excelente construção de personagens e diálogos.
FICHA TÉCNICA

Título: Sedução da Seda
Título Original:  Silk is for Seduction
Autora: Loretta Chase




Michele Lima

22 thoughts on “Sedução da Seda [Resenha Literária]

  • 29 de junho de 2016 em 10:18
    Permalink

    Oi Michele!
    Como eu sou apaixonada por esse livro.
    Loretta me surpreendeu (foi meu primeiro livro dela) e já quero ler tuuuuuudo. Bem ágil, não achei clichê e super lindo. Adorei a resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 11:20
    Permalink

    Oi Michele, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito fã de romances de época 😛 Recentemente li um conto e curti bastante, mas os costumes e valores de época me irritam muito 🙁
    Mas fico feliz que a leitura tenha sido tão gostosa para você =D
    Beijoooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 13:04
    Permalink

    Oi, Michele.
    Puxa, eu também tenho muita curiosidade para ler O príncipe dos canalhas.
    Vi várias resenhas positivas sobre essa obra e por isso a autora já me conquistou.
    Esse livro em particular parece seguir a mesma linha e eu gosto muito de livros de época com essas características de humor e romantismo.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 13:32
    Permalink

    Olá, Michele.
    Nunca tinha dado atenção ao livro, mas achei a premissa bem interessante. Principalmente porque temos uma trabalhadora, fora da aristocracia, como uma das protagonistas. Isso já dá um novo ar para a obra.
    Talvez eu dê uma chance.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos – Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 13:32
    Permalink

    Oi, Mi!
    Eu só tenho visto elogios sobre esse livro mas essa é a primeira resenha que me deixou com real vontade de lê-lo! Não sou fã de romances de épocas, mas quem saber não me abro para esse? Adorei a a resenha!
    Beijos! 😀
    Borboletas de Papel | Fanpage

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 14:33
    Permalink

    Oi, Mi..
    Apesar de amar um bom romance não sou fã dos de épocas, porém já li muitas resenhas positivas a respeito desses livros.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 15:04
    Permalink

    Olá!
    Estou vendo muita gente falando sobre esse livro e fico cada vez mais curiosa. Como eu te disse, ainda não consegui ler nenhum romance de época e estou na dúvida por qual começar a me aventurar, hahah. Essas questões sobre os problemas da época me atraem demais.
    Adorei a resenha!

    Beijão
    Leitora Cretina

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 16:59
    Permalink

    Oie! Leio poucos romances de época, apesar de gostar bastante! Sua indicação foi muito bacana, vou procurar um pouco mais sobre esse livro também! A Arqueiro é realmente pioneira no gênero, e se um livro é lançado por ela, já temos um grande indício de que será uma grande publicação.

    Um beijo!
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 18:07
    Permalink

    Olá, tudo bem? Nunca li um livro de romance de época, mas esse parece ser muito bom. Fiquei com vontade de ler ele. Ah, e adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 18:33
    Permalink

    Heey
    Eu achei essa capa maravilhosa, mas o gênero não é tanto o que eu costumo ler.
    Mas de qualquer jeito gostei da resenha e do seu ponto de vista!
    Se eu já não estivesse tão atolada de livros pra ler, pode até ser que eu solicitasse ele…

    Beeijos

    http://www.ooutroladodaraposa.com.br

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 19:29
    Permalink

    Oie…
    Eu simplesmente AMEI essa temática do livro! Acho que nunca li nada parecido, e como as protagonistas vão estar relacionadas com costura certamente vai render capas lindas, pois, essa está linda com esse vestido azul.
    Fiquei interessada na série e com certeza vou comprar o meu exemplar.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 19:41
    Permalink

    Oii
    eu estou louca para ler esse livro só vejo falarem bem e não li nada da autora ainda, não tinha lido ainda que a protagonista desse livro tinha uma filha, legal. Parece ser uma ótima história e do jeito que eu gosto.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    Resposta
  • 29 de junho de 2016 em 19:47
    Permalink

    Olá, Michele.
    Eu amei o livro. Também já tinha amado os canalhas, e agora a autora ainda inovou em mudar os protagonistas fugindo da nobreza. É uma série que promete. A Lucie é uma fofa mesmo e sabe manipular melhor que os adultos hehe.

    Blog Prefácio

    Resposta
  • 30 de junho de 2016 em 00:22
    Permalink

    Oi Michele,
    Tenho vontade de ler os históricos dessa autora.
    Esse tinha lido poucas resenhas e também me interessei.
    Parecem ter o toque de humor que adoro.

    tenha uma ótima quinta
    Nana – Obsession Valley

    Resposta
  • 30 de junho de 2016 em 16:20
    Permalink

    Oi Micheli
    Eu também amei o príncipe dos canalhas e virei fã da autora. Agora acabei de ler este livro e concordo plenamente com você, Estou ansiosa aguardando os próximos dois livros da série.
    abraços
    Gisela
    http://www.lerparadivertir.com

    Resposta
  • 1 de julho de 2016 em 20:16
    Permalink

    Oi Mi!
    Essa é uma das minhas próximas leituras.
    Sabe que sou apaixonada por romances de época e vejo que essa série vai ser muito boa. Loretta Chase já está na minha lista de autoras Vip.
    Beijos
    Saleta de Leitura

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!