De volta [Resenha Literária]

Eu estava muito, muito ansiosa para ler o último livro da trilogia The 100, lançada no final de fevereiro e intitulada De Volta, porque eu gostei demais de toda a trama elaborada pela autora, mas não foi o que eu esperava, acho que criei expectativas demais.
O livro não é ruim, nas primeiras páginas Kass nos apresenta os pensamentos, questionamentos e insegurança dos personagens, por isso me pareceu que eles regrediram do segundo para o terceiro livro. Ela gastou muitas páginas mostrando o relacionamento de Clarke, Bellamy, Glass, Luke, Wess e Sasha, achei cansativo.
Kass também nos apresenta aos terráqueos, seu estilo de vida, seus problemas e a vida na comunidade, em um lugar onde o povo que vivia na colônia espacial acreditava não haver mais nada.
Mais módulos da nave chegam à terra, já que o oxigênio na colônia espacial vai realmente acabar e há um enfrentamento muito grande e apavorante entre os moradores da colônia para conseguirem entrar nos módulos, mesmo eles não sabendo o que vão encontrar na terra. E é assim que encontramos Glass e Luke, lutando para não morrerem sem ar.

Na Terra Clarke faz uma descoberta sensacional e quer ir atrás de respostas, mas ela e Bellamy não sabem se vão poder viver em paz, já que os módulos podem trazer para a Terra a pena que ela cumpria na detenção e o castigo para ele que provocou a confusão que fez com que o Chanceler levasse um tiro, mas o que eles sabem é que podem contar com os terráqueos que estão dispostos a ajudá-los, mas uma parte dissidente do grupo de terráqueos é a favor da violência. Há um clima de guerra, de insegurança e todo o trabalho que Wess teve, com a ajuda de Bellamy e Clarke para construir um lugar para os 100 viverem em paz na terra pode se perder a qualquer momento.
Não há muitas informações sobre o que aconteceu com a Terra tantos anos depois do que a autora chama de cataclismo, exceto pelo aparecimento de um cervo de duas cabeças e de árvores fluorescentes. Há uma divisão de um grupo amigo que por mais que eu tente entender, não enxergo uma justificativa e há perguntas que não são respondidas. São 302 páginas de muitas palavras e poucas respostas.

O livro é bom, tem um fim legal, muito embora eu ache que Wess merecia mais, ou não merecia e algumas mudanças se deram rápido demais, mas nada que comprometa o prazer de encerrar bem uma trilogia.
Pequenos detalhes não estragam a obra literária, no entanto, ela não tem nada de parecido com a série. A semelhança fica só no nome mesmo. Não tem como encontrar na série de TV a imagem de Clarke, de Bellamy ou mesmo de Wess que tem uma participação mínima. Em minha opinião a série é ruim e se tivessem explorado as histórias criadas pela Kass Morgan, seria muito mais legal e eu não a teria abandonado definitivamente. Mas isso sou eu, só eu.
Aqui você pode lê minha resenha do primeiro livro The 100
Aqui você lê minha resenha do segundo livro, Dia 21.
Dados do livro:

De volta – Volume 3 série The 100
Kass Morgan
Editora Galera Record
Nota:
Marise

18 thoughts on “De volta [Resenha Literária]

  • 26 de março de 2016 em 13:30
    Permalink

    Eu já comprei este livro pois minha filha está lendo a trilogia. Eu mesma ainda não li nenhum dos livros e confesso que sua frase "São 302 páginas de muitas palavras e poucas respostas" me deixou meio apreensiva. Assisto a série e ela é uma das minhas preferidas, talvez porque não faço comparação com a trilogia. Resumindo, já tenho os livros e pretendo ler a trilogia quando tiver um tempo.
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Março, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    Resposta
    • 26 de março de 2016 em 22:24
      Permalink

      Gisela, se você ler não deixe de me contar o que achou, eu gostaria muito mesmo.

      Resposta
  • 26 de março de 2016 em 14:37
    Permalink

    Olá, Marise.
    Eu li o primeiro livro e acabei desistindo. Achei muito romance e problematização de menos. Pelo visto, o terceiro tem o mesmo mal: "muitas palavras e poucas respostas".
    Apesar da sua resenha positiva, não leria o livro.

    Desbravador de Mundos – Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    Resposta
    • 26 de março de 2016 em 22:25
      Permalink

      Eu comecei a ler, tinha que terminar, os dois primeiros são melhores que o último, mas pelo menos encerrou-se esta história, vamos para outra, rsrsrs, você pula esta!!!!

      Resposta
  • 26 de março de 2016 em 19:32
    Permalink

    Olá, Marise.
    Estou louca para ler esse livro, mas já vou ler sem muitas expectativas para não me decepcionar. Que pena que o livro não traz muitas respostas, estou ávida por elas hehe. Quanto a série, eu gosto bastante, mas só pegaram o nome e a ideia mesmo, porque agora foi por um caminho totalmente diferente do livro.

    Blog Prefácio

    Resposta
    • 26 de março de 2016 em 22:26
      Permalink

      Sil, eu desisti da série só por causa do livro, é loucura, eu sei, mas não consigo, por mais que digam que é boa, eu olho aquelas personagens e não reconheço.Loucura minha.

      Resposta
  • 26 de março de 2016 em 19:59
    Permalink

    Oi Marise,
    Eu assisti o piloto da série e confesso que não achei tão interessante assim, mas não sabia que o livro era tão diferente. Vou dar uma oportunidade para a história.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    Resposta
    • 26 de março de 2016 em 22:27
      Permalink

      Jessica, gostaria de saber o que achou quando você ler.

      Resposta
  • 26 de março de 2016 em 20:59
    Permalink

    Confesso que sempre fiquei curiosa pelo livro assim que descobri que a serie era baseada nele, mas não sabia que não tinha nada a ver com a historia. A serie é boa, eu gosto e acho interessante, mas com certeza o livro deve ser mais!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    Resposta
    • 26 de março de 2016 em 22:28
      Permalink

      eu gosto mais do desenvolvimento do livro que da série, e acho que se seguissem o mesmo caminho seria um sucesso, mas eles nunca prestam atenção no que falo, rsrsrsrs

      Resposta
  • 27 de março de 2016 em 02:49
    Permalink

    Oiee tudo bom?
    Ta ai uma série que prefiro a série de tv aos livros.
    Achei a história muito fechadinha e não gostei de uma conclusão assim quando a série de tv abriu muito o mundo e ta fazendo um trabalho bom.

    Beijos

    http://shadabooks.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 27 de março de 2016 em 03:11
    Permalink

    Oi
    como ainda não li os livros eu adoro a série, mas ainda quero ler a trilogia, pois parece ser bem legal, gostei da resenha e até fiquei curiosa para conhecer mais o Wess. Pelo menos apesar de não ter superado todas as suas expectativas acabou curtindo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    Resposta
  • 27 de março de 2016 em 20:38
    Permalink

    Oi Marise, tudo bom?
    Confesso que ainda não li a série sei pouco há respeito.
    Ainda assim, entendo perfeitamente o sentimento de criar expectativas em relação a um desfecho e acabar se decepcionando 🙁 Esse é lado ruim de uma série, na minha opinião. Você pode começar amando o trabalho do autor e terminar odiando hahaha!

    Beijo grande e feliz páscoa! ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    Resposta
  • 28 de março de 2016 em 00:28
    Permalink

    Oi Marise!
    Que vergonha, parei de ler no livro 1, acredita?
    Preciso retomar a série, até parei de ver a adaptação de TV para não ter spoilers, mesmo sabendo que é bem diferente dos livros.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    Resposta
  • 28 de março de 2016 em 03:02
    Permalink

    Oi, Marise, tudo bom?

    Meu conhecimento sobre a história é nulo, pois eu nunca vi nenhum episódio da série e nem li os livros. Pra te falar a verdade eles nunca chamaram muito a minha atenção.
    Uma pena que o livro deixa muitas perguntas sem resposta e que ele não foi tudo aquilo que você esperava… é muito chato quando isso acontece!

    Beijo
    – Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    Resposta
  • 28 de março de 2016 em 03:48
    Permalink

    Oi, Marise!

    Não conhecia esta série, mas a achei intrigante. É péssimo quando nossas expectativas não são atingidas; pela premissa, a história tinha tudo para dar certo, uma pena que tenha decepcionado em alguns aspectos.
    Gostei da resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    Resposta
  • 29 de março de 2016 em 21:24
    Permalink

    Oi Marise!
    Ainda não li essa trilogia, mas comecei a assisti a série no Netflix e estou gostando muito. Sei que nem sempre o término de uma trilogia é o que esperávamos.
    Adorei a resenha e apresentação. Achei essa capa um pouco dos dois primeiros livros.
    Beijos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!
Dorama: Diva à Deriva Dorama: Nosso Destino 5 doramas dublados no Star+ Saiba tudo sobre A Noite das Bruxas!