O Guia do Mochileiro das Galáxias + Bookcrossing Blogueiro [Resenha Literária]

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” foi escrito pelo Inglês Douglas Adams, ele começou a escrevê-lo no final dos anos 70, por volta de 1978 e a história foi baseada em um programa de rádio que ele tinha. Ele terminou de escrever os livros 13 anos depois e ai morreu aos 49 anos de idade em 2001. 
Eu não sabia disso quando comecei a ler, mas queria ter sabido.
Os livros são muito bons, têm um humor irônico e muito inteligente, os personagens são interessantes até no seu desinteresse. 

É impressionante como um livro escrito há tanto tempo é tão atual. Eu quis muito ler estes livros porque além de serem famosos, queria saber por que a toalha é o item essencial para uma viagem pela galáxia e a resposta está no livro. Achei muito interessante descobrir porque no filme “Homens de Preto” eles dizem que Elvis não morreu, foi abduzido por alienígenas, pois a ideia original está no Guia, inclusive cabe acrescentar que Elvis não foi abduzido, ele foi embora por livre e espontânea vontade. 

A história começa quando Arthur Dent acorda com um barulho e descobre que sua casa vai ser demolida porque vão construir uma estrada intergaláctica e a Terra está no caminho, portanto vai ser demolida também. Arthur descobre que seu amigo Ford Perfect é um alienígena e mochileiro que viaja pela galáxia pra ajudar a escrever o “Guia do Mochileiro das Galáxias.” Eles acabam caindo na nave onde está o revolucionário Gerador de Improbabilidade Infinita, nave que foi roubada pelo presidente da Galáxia Zaphod Beeblebrox, que por acaso tem duas cabeças e onde se encontram a linda Trícia Mcmillan, uma terráquea que Dent encontrou uma vez em uma festa e um robô deprimido chamado Marvin.

Juntos eles percorrem a galáxia, encontram o restaurante do fim do mundo, caem em lugares muito estranhos, vivem aventuras esquisitas e se entregam a várias improbabilidades infinitas pelo universo. 
Um dos mais famosos ícones nerds, “O Guia Do Mochileiro das Galáxias” tem de tudo um pouco, política, humor, universos paralelos, dimensões, e até um homem que morre várias vezes em vários universos assim que se encontra com Arthur Dent.
Li os cinco livros, acabou a história e o final não foi aquele que eu achava que deveria ser, mas quando fui procurar no Google dados sobre o autor para colocar em um post no meu blog, fiquei sabendo que um autor Irlandês resolveu fazer um sexto livro finalizando de outra maneira a história começada por Douglas, tudo com autorização da família do mesmo. Droga! Que raiva! Pra que eu fui googlar? 
“E tem outra coisa…” de Eoin Colfer é o último livro da trilogia de seis e pela primeira vez em toda minha vida de leitora eu não acabei de ler um livro. Eu não consegui ir até o fim. Eu tinha o maior orgulho em dizer que nunca tinha deixado de ler um livro todo, mesmo se não estivesse gostando. Agora não posso mais dizer isso porque eu não consegui me prender ao livro escrito por Eoin e estou pouco me importando com o que ele acha que acontece com Arthur, Tricia e até com Elvis.
Os livros de Adams têm em média 150 páginas cada e são super fáceis de ler, além de serem divertidos e inteligentes e o de Eoin 368 páginas.
Porém, isso foi o que aconteceu comigo, não quer dizer que vai acontecer com outras pessoas, mas por via das dúvidas, não entre em pânico, pegue sua toalha e vá almoçar no restaurante do fim do mundo porque a Terra é praticamente inofensiva e o Guia também! 
(Obs.: Douglas foi o responsável pela maldição da trilogia de cinco, já que ele inventou o conceito).

Dados do Livro

Livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams

Editora Arqueiro
Notas:
Marise 

Entre os dias 8 e 16 de Novembro está rolando na blogosfera o Bookcrossing Blogueiro, uma iniciativa baseada no desapego literário em prol da disseminação da leitura e do livro. O “O que tem na nossa estante” funciona nesse clima, pois nós não temos parcerias com editoras, o que sorteamos aqui sai de nossas estantes e a Marise está desapegando de sua edição da trilogia de cinco “O guia do mochileiro das Galáxias”  + o “E tem outra coisa…” de Eoin Colfer para um sorteio aqui.

Se você quiser participar do sorteio, basta:

Comentar nesse post deixando o seu e-mail para contato até o dia 29 de Novembro,
Cada pessoa que quiser participar vai ganhar um número 
No dia 30 farei o sorteio pelo Random.org.

E sim, para quem ficou curioso com a ideia de desapegar dos livros eu sugiro o post da Luma no “Luz de Luma, yes Party!”

Pandora (Jaci)

26 thoughts on “O Guia do Mochileiro das Galáxias + Bookcrossing Blogueiro [Resenha Literária]

  • 9 de novembro de 2013 em 04:40
    Permalink

    Eu comecei a ler o guia, li o primeiro e lerei, se Deus quiser, os outros 4, o sexto eu vou deixar por conta… Assim, acho que fanfic só presta se for de graça no sites da net, é uma questão de honra não pagar para ler fanfic, mesmo que seja autorizado pela família rsrs…

    E Marise, como sempre você é demais escrevendo as resenhas!!!

    Resposta
  • 9 de novembro de 2013 em 12:02
    Permalink

    Pandora, e você é sempre muito gentil comigo! Obrigada!

    Concordo, fanfic deve ser de graça, mas ele vai junto, kkkkk, comprei, quem sabe a pessoa que for sorteada lê e conta pra gente o que acontece? Fica mais fácil, rsrsrs. bjs

    Resposta
    • 9 de novembro de 2013 em 12:57
      Permalink

      kkkkkkkkkkkkkk Lindamente!!!

      Resposta
  • 9 de novembro de 2013 em 14:07
    Permalink

    Então eu só preciso postar aqui para concorrer? *—–* Eu quero TANTO ler esse guia. O sorteio surgiu no momento certo! Segue meu e-mail: luannecanario@gmail.com
    Sou grata pela oportunidade e por todo material postado aqui.
    Bjs !!!

    Resposta
  • 9 de novembro de 2013 em 15:57
    Permalink

    Ah eu queria tanto essa coleção *————* Vou participar: debora.m.matias@hotmail.com
    A forma do sorteio também é bem legal, parabéns pela iniciativa dos blogs 😉
    bjs

    Resposta
  • 9 de novembro de 2013 em 16:28
    Permalink

    Que legal aproveitar o BookCrossing para sortear livros!!!!! Parabéns pela iniciativa!

    Resposta
  • 10 de novembro de 2013 em 13:00
    Permalink

    Toda essa série parece ser muito interessante
    Ainda não tive oportunidade de ler, mas se tiver oportunidade não vou recusar

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    Resposta
  • 10 de novembro de 2013 em 16:03
    Permalink

    Eu preciso desse livro! kkkk eu achei que ia ser uma baboseira no espaço, mas parece ser demais kkkkk.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2013 em 00:06
    Permalink

    O Gui parece ser bem legal. Vejo muitos blogueiros falando super bem dos livros, mas ainda não tive oportunidade de ler. Não conhecia o Bookcrossing , mas gostei. Vou participar aqui:palomaviricio@gmail.com

    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2013 em 10:55
    Permalink

    AH, eu li só o primeiro, depois acabei partindo pra outras leituras e a série esfriou, mas quero muito retomá-la um dia – sem me importar com o sexto volume, pra quê né?

    Resenha muito bem escrita 😉 dois abraços.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2013 em 23:40
    Permalink

    Ah…
    Fiquei super curiosa!
    Eu quero ganhar!! rs…
    Como é maravilhoso participar do BookCrossing Blogueiro!!!

    Abraços!!

    e-mail: suzana.martinss@gmail.com

    Resposta
  • 12 de novembro de 2013 em 04:24
    Permalink

    A ideia do desapego é muito boa. Mas não me vejo me desfazendo dos meus livros do Guia – mesmo que ainda nem os tenha lido (muita coisa na minha lista de leitura no momento). Eu não sabia que não tinha um fim…e agora que nem comecei a leitura? Como ficarei?
    {Emilie Escreve}

    Resposta
  • 13 de novembro de 2013 em 12:19
    Permalink

    Uau, fiquei super curiosa sobre a trilogia. Nunca tinha me interessado, mas agora EU QUEROOOOO! rsrs.
    Gratidão por compartilharem conosco.
    Abs
    Roseli – lirose@ig.com.br

    Resposta
  • 13 de novembro de 2013 em 18:42
    Permalink

    Ah, eu assisti o filme e achei meio doido 😀 Lógico que os livros são melhores! Eu quero!!
    luzdeluma@ovi.com
    Obrigada por participarem do BookCrossing Blogueiro!!
    Beijus,

    Resposta
  • 17 de fevereiro de 2016 em 12:36
    Permalink

    Awesome Products that I found on this good design blog I learn a lot about how to add wordpress to website. Among the greatest blunders a blogger could make is to "overlook”. Thanks for sharing your produce to us. Regard: Brian!

    Resposta
  • 23 de abril de 2016 em 22:42
    Permalink

    Oi Pandora!
    Já li muitas resenhas "O guia dos mochileiros das Galáxias" e nunca me animei a começar a sua leitura. Depois que li seu post fico tentada a ler. No encontro da Arqueiro falaram sobre o livro do Douglas Adams e depois de sua opinião como fã da série #mecalo.
    Vou participar e quem sabe tenho sorte
    saletadeleitura@gmail.com
    Beijinhos

    Resposta
  • 6 de julho de 2016 em 21:37
    Permalink

    Adoro o Guia do Mochileiro das Galáxias, mas ainda estou lendo o primeiro livro, mesmo assim já entendi o sentido da toalha e amo acompanhar as aventuras. Gostaria de adquirir o Guia definitivo que parece ser incrível.
    Abraços!
    umlivroabertoig.blogspot.com.br

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.