Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Um Natal Ex-Pecial

Na Netflix, os trabalhos de Natal já começaram e o primeiro filme que vi foi Um Natal Ex-pecial, com a queridinha dos anos 90, Alicia Silverstone. Para completar a nostalgia, o longa ainda conta com a participação de Melissa Joan Hart, de Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira.

É normal ter clichês em filmes de comédia romântica, ainda mais no Natal, mas Um Natal Ex-pecial me chamou atenção por trazer protagonistas casados, ou melhor, em fase de divórcio. Kate (Alicia Silverstone) largou sua promissora carreira de arquiteta e se mudou para uma cidade pequena com o marido, onde criaram os dois filhos. O tempo passou e o casamento entrou em uma rotina que fez Kate e Everett (Oliver Hudson) se distanciarem. Mesmo assim, o divórcio é decidido de maneira amigável. A protagonista só não imaginava que o ex-marido arrumaria tão cedo uma nova namorada, apresentada justamente no Natal.

Kate tenta a todo custo manter a dignidade e a sanidade durante as festas de fim de ano. O filho quer ser bombeiro e a filha chega em casa com o namorado que é fã de Harry Potter. Os dois sabem que o pai tem uma namorada nova, mas não sabem que Kate quer deixar a cidade em busca de um emprego na sua área. A cidade é uma graça, todos se conhecem e os vizinhos não parecem preparados para o divórcio dos protagonistas. Kate até consegue um encontro com o divertido Chet (Pierson Fode), mas seu pensamento está todo no antigo casamento.

Um Natal Ex-Pecial
Outro ponto que chamou atenção no filme é que tanto a namorada de Everett, Tess (Jameela Jamil), quanto o interesse amoroso de Kate, Chet, não são pessoas ruins. Na verdade, os dois são pessoas boas que tentam se encaixar na dinâmica da família. Assim, o longa traz bons personagens, um pouco fora dos estereótipos esperados. Também gostei da abordagem sobre sustentabilidade, já que Kate é um tanto neurótica com o assunto.

Um Natal Ex-pecial é um filme divertido, leve e com um tema sobre casamento e união familiar, mesmo quando envolve um divórcio. Alicia Silverstone dá um show de carisma e o longa acaba sendo uma grata surpresa natalina.

FICHA TÉCNICA

Título: Um Natal Ex-pecial
Título Original: A Merry Little Ex-Mas
Direção: Steve Carr
Data de lançamento: 12 de novembro de 2025
Netflix

Michele Lima

One thought on “Um Natal Ex-Pecial [Crítica]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada
Dicas de Filmes Para o Fim de Semana Dorama: Uma Família Inusitada