Amores Materialistas [Crítica]

Tenho certeza de que muita gente achou que Amores Materialistas era uma comédia romântica e se enganou profundamente! Tem romance, tem drama, mas a comédia passa bem longe. Entretanto, o filme carrega todas as marcas da diretora Celine Song (Vidas Passadas): muita reflexão.
Na trama, acompanhamos Lucy (Dakota Johnson), uma casamenteira que, durante o casamento de uma de suas clientes, conhece Harry (Pedro Pascal), considerado um “unicórnio” no ramo dela: rico, inteligente, carinhoso e bonito. Mesmo afirmando, a princípio, que eles não dariam certo, os dois acabam engatando um romance. Ao mesmo tempo, John (Chris Evans), ex-namorado de Lucy, reaparece em sua vida. Os dois não terminaram por falta de amor ou paixão, mas sim por questões financeiras. Esse aspecto, aliás, é central na narrativa, mas achei que caiu em certo clichê. De todo modo, o longa não se esquiva da realidade de qualquer relacionamento: os boletos precisam ser pagos.
No meio do filme, um acontecimento no trabalho de Lucy a transforma de certa forma, levando-a a refletir sobre seu trabalho. À medida que repensa a vida profissional, repensa também a pessoal.
O triângulo amoroso surge quase como outra “pegadinha” da trama. O trio funciona brilhantemente graças à ótima química entre os atores, mas, com exceção da protagonista, os demais personagens não são bem desenvolvidos. Dakota Johnson entrega uma Lucy cheia de personalidade e nuances em uma atuação excelente. Já Pedro Pascal, apesar de imprimir a generosidade e leveza de Harry, acaba pouco explorado. Chris Evans, por sua vez, tem ligeiramente mais espaço, mas também poderia ter sido melhor trabalhado.

O maior problema de Amores Materialistas não está no texto denso de Celine Song, nem no elenco, nem no triângulo amoroso, tampouco na previsibilidade de certos momentos do roteiro, mas sim na expectativa equivocada de que se trata de uma comédia romântica. Essa falsa impressão, sem dúvida, frustra parte do público e com razão.
Enfim, Amores Materialistas é um belo filme, que aborda a superficialidade de muitos relacionamentos, as boas e más decisões que tomamos em busca do amor e como esse sentimento pauta nossas vidas. No entanto, fiquei com a impressão de que o longa tinha potencial para mais, muito mais.
FICHA TÉCNICA
Título: Amores Materialistas
Título Original: Materialists
Direção: Celine Song
Data de lançamento: 31 de julho de 2025
Disponível até o momento no HBO MAX
Michele Lima

