Carême [Crítica da Série]

Não sei cozinhar, mas adoro qualquer coisa que envolva comida! Foi o tema sobre alta gastronomia que me chamou atenção em Carême, porém a série da Apple TV vai além, ela é repleta de jogo político durante a época de Napoleão Bonaparte na França.
Na trama vamos acompanhar a ascensão de Antonin Carême (Benjamin Voisin), de um jovem humilde a um brilhante chef de cozinha. O protagonista tem sua vida completamente mudada depois que seu pai adotivo é preso, acusado de traição. Para tentar livrá-lo da pena, Carême passa a trabalhar como espião para Talleyrand (Jérémie Renier), um nobre ambicioso, que tem influência na política francesa.
Toda história baseada em fatos reais me parece fascinante! Carême ficou conhecido como o “chef dos chefs” devido a sua inteligência e importância na gastronomia francesa. No entanto, aqui temos um confeiteiro realmente genial que foi jogado numa trama política, na qual suas habilidades culinárias são usadas em prol de Talleyrand, personagem que também existiu. Outros personagens principais da história francesa também aparecem na série como o implacável Fouché (Micha Lescot) e Josefina (Maud Wyler), esposa de Napoleão. Já o Imperador só aparece como mero figurante nesse enredo.
A ambientação histórica da série chama bastante atenção, visualmente a série chega a ser impecável! Já a construção do protagonista sofre com algumas inconstâncias, ora com Carême esperto, ora ingênuo. E como o ritmo é bem acelerado, cheguei a pensar que a série acabaria por falta de trama. Mero engano meu, o jogo político segue para além da história do pai de Carême preso. Entretanto, confesso que senti a ausência do protagonista se relacionando mais com a comida, já que ele se envolve tanto com os problemas do governo que a gastronomia fica em segundo plano algumas vezes.

Carême é uma série repleta de sensualidade, com uma ótima trilha sonora e excelentes atuações. Benjamin Voisin é carismático, bem como Alice da Luz como Agathe, braço direito do protagonista na cozinha.
Enfim, a série da Apple TV combina confeitaria, intriga política, fatos históricos e romance. Perspicaz, cheia de tensão e boas reviravoltas! Merece uma segunda temporada!
Michele Lima

