Trabalho Honesto [Crítica do Dorama]
Trabalho Honesto (A Virtuous Business), disponível na Netflix, começou tão bem, com uma trama feminista tão boa, ousada para a época, já que o dorama é ambientado na década de 90 na Coreia do Sul, para terminar com um final frustrante. Mas a jornada vale a pena.
Enredo
A protagonista é Han Jeong-suk (Kim So-yeon), uma dona de casa que passa por necessidades financeiras, já que seu marido briguento e preguiçoso nunca fica em um emprego. Para pagar o aluguel, ela começa a vender produtos adultos eróticos e descobre um talento natural para as vendas que não sabia que tinha! Ela conta a ajuda de outra vendedora, Seo Young-bok (Kim Sun-young) que tem 4 filhas para criar, a dondoca e elegante Senhora Oh Geum-hee (Kim Sung-ryung) e a cabeleireira, mãe solteira, Lee Joo-ri (Lee Se-hee)!
À medida que as quatro se esforçam no trabalho, os problemas aparecem, já que a cidade é pequena e elas recebem muito preconceito por venderem produtos adultos.
Mistério
Na trama também somos apresentados ao investigador Kim Do-hyun (Yeon Woo-jin de Uma dose diária de Sol), um homem que morou nos Estados Unidos e que está na cidade para descobrir o desaparecimento de várias crianças décadas atrás. Temos o mistério sobre quem é o sequestrador dessas crianças, mas também sobre os pais biológicos do investigador.
Drama
Han Jeong-suk sofre no início, mas ela é uma personagem forte, capaz de resolver bem seus próprios problemas, o que me agradou bastante! Já o plot de Seo Young-bok ficou bem mais pesado e complicado ao longo do dorama, bem como o da Senhora Oh, só que neste caso foi bem inexperado.No final das contas, a pacata dona de casa é talvez a personagem mais complexa da trama.
Comédia
Trabalho Honesto não abre mão de seus alívio cômico em nenhum momento, dei muitas risadas com o romance de Lee Joo-ri e Eom Dae-geun e todas as vezes que as senhoras locais se chocaram com produtos adultos!
Conclusão
Trabalho Honesto apresentou um enredo muito rico que discute com maturadida sobre sexo e machismo. Tem uma ótima ambientação e figurino e coadjuvantes excelentes, mas peca no romance e na reta final. Ficou evidente que deixaram muita coisa para o último episódio e com isso faltou um epílogo que nos mostrasse a relação do investigador Kim com sua mãe biológica e seu namoro com Han Jeong-suk! Até mesmo faltou um pouco mais de Lee Joo-ri e Eom Dae-geun! Mas o saldo foi mais positivo do que negativo.
Michele Lima
Oi Mi! Apesar da ressalva quanto ao final, fiquei interessada na trama, em especial por ter mistério.
Feliz Ano Novo!
Bjos!!
Moonlight Books