Verdades do Além-Túmulo [Resenha Literária]
Uma das coisas que me faz gostar tanto da Caitlin Doughty é sua maneira irreverente de falar da morte. Pode soar estranho, macabro, mórbido, mas é incrivelmente leve, divertido e informativo. Eu fiquei encantada com Para toda a eternidade (CLIQUE AQUI), amei conhecer os rituais de luto em diversas partes do mundo e agora com Verdades do Além-Túmulo a autora volta para responder algumas perguntas peculiares de crianças e adolescentes que já fizeram para ela durante esses anos. Uma mais curiosa que a outra.
A pergunta inicial é “quando eu morrer, meu gato vai comer meus olhos?”. Sim, ele vai e a forma como Caitlin fala sobre o assunto é ótima, de maneira muito divertida ela nos conta que faz parte da natureza dos felinos, por mais que você o ame e ainda acrescenta que cachorros podem morder o corpo dos donos na tentativa de acordá-los. Por fim, o mais engraçado é ela dizendo pra deixar os animais aproveitarem o banquete, afinal, você já está morto!
Caitlin também discorre sobre o que aconteceria com um astronauta morto no espaço e as inconveniências com o corpo. Nos conta também porque a coloração do corpo muda e porque não é incomum agentes funerários terem que lidar com fezes de corpos mortos. Também gostei sobre a explicação da cremação e sobre a lei sobre os cadáveres que pode impedir de que as pessoas tenham o crânio de parentes na estante, ou não…. depende de onde você morar.
Outro exemplo ótimo da mistura de bom humor com informação da autora é quando ela comenta sobre o tamanho das pessoas e os caixões, nos explicando sobre a história de agentes funerários amputarem pessoas mortas. A ótima conclusão é que se você for uma pessoa muito alta é melhor pesquisar cemitérios e caixões antes (e não depois) da morte.
O livro é bem curto e repleto de exemplos estranhos que só pessoas bem criativas pensariam a respeito, eu sinceramente nunca imaginei o que aconteceria com a pizza no meu corpo caso eu morresse comendo. É tudo bem mórbido, macabro e igualmente engraçado. Tudo nos causa estranheza, mas a leveza com que Caitlin Doughty fala sobre o luto e a morte é sempre incrível! Não à toa, se tornou uma das minhas autoras preferidas.
Vale lembrar que no final, Caitlin mostra bastante sensatez ao falar de morte com crianças e como tratar o assunto de maneira honesta é o melhor caminho. A autora transcreve sua conversa com sua amiga, Dr. Alicia Jorgenson, psiquiatra de crianças e adolescentes sobre o tema. É um bate papo curto, mas bem informativo! E como sempre edição DarkSide® Books arrasadora.
FICHA TÉCNICA
Título: Verdades além do túmulo.
Autora: Caitlin Doughty
Michele Lima
Olá, Michele.
A edição desse livro está muito bonita, mas o assunto não é do meu interesse não. Eu acho essas perguntas meio mórbidas e ainda são feitas por crianças. Eu não era curiosa assim quando criança não, era meio tonta hehe.
Prefácio
OIe
Fiquei horrorizada com este livro, eu realmente não tenho estômago para ler. Só de ler sua resenha já fiquei em pânico. Mas a edição é linda!
Beijinhos
https://tecendoaliteratura.blogspot.com/